Dia D é decisivo para Arapiraca dobrar o número de crianças vacinadas contra a poliomielite
Arapiraca consegue superar o número de crianças vacinadas contra a poliomielite com mais de 2 mil crianças imunizadas no município
O sábado (27) foi o dia D da vacinação contra a poliomielite e decisivo para Arapiraca dobrar o número de crianças vacinadas contra a doença.
A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vacinou 2 mil e 146 crianças no dia D de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e em outros três pontos de imunização volantes: Arapiraca Garden Shopping, Ginásio João Paulo II e em frente ao Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho.
Entre os dias 8 e 26 de agosto haviam se vacinado com a Pólio Oral 4 mil e 701 crianças, com o Dia D esse número passou para 6 mil e 847, fazendo Arapiraca atingir a meta atual de 50% do público-alvo (crianças de 1 a ano a 5 anos incompletos) vacinado. Agora o objetivo é chegar em 13 mil e 708 crianças vacinadas.
De acordo com a coordenadora de Doenças Imunopreveníveis de Arapiraca, a enfermeira Mônica Suzy, o número de doses aplicadas foi muito expressivo. “Estávamos com 24,16% da cobertura e passamos para 50%, dobramos a meta, e agora vamos correr atrás do restante”, disse.
Outro ponto que merece ser destacado é que durante o Dia D da Campanha contra a Poliomielite e Multivacinação, foram aplicadas mais de 1 mil doses contra a febre amarela, zerando o estoque do município.
Preocupação
A poliomielite, ou paralisia infantil, como também é conhecida, é uma doença considerada erradicada no Brasil, mas os baixos índices de vacinação podem fazer com que ela retorne.
Já houve, em 2022, um caso registrado da doença em Nova York, nos Estados Unidos.
Doença viral
A poliomielite é uma doença viral e a transmissão pode ser direta, de pessoa a pessoa, por secreções orofaríngeas (ao tossir, espirrar ou falar) ou pela via fecal-oral de forma indireta, através de alimentos, água ou objetos contaminados com fezes de doentes ou portadores.
Em mais de 90% dos casos, a infecção é inaparente ou assintomática. Entre 1,6% dos casos desenvolvem a forma paralítica, com características de deficiência motora de início súbito, em geral afetando membros inferiores de forma assimétrica, flacidez muscular, entre outros sintomas.
Últimas notícias
Exportação de barbatana do tubarão-azul é proibida no Brasil
Governo zera tarifa de importação de 191 bens de capital e informática
STF derruba decisão de Mendonça que prorrogou da CPMI do INSS
Escolas tem até sexta-feira (27) para confirmar participação nos Jogos Estudantis de Alagoas
Paulo Dantas entrega sementes e pavimentação urbana em Dois Riachos
Cibele Moura critica retirada de food trucks da Pajuçara e cobra alternativa viável para trabalhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
