Dia D é decisivo para Arapiraca dobrar o número de crianças vacinadas contra a poliomielite
Arapiraca consegue superar o número de crianças vacinadas contra a poliomielite com mais de 2 mil crianças imunizadas no município
O sábado (27) foi o dia D da vacinação contra a poliomielite e decisivo para Arapiraca dobrar o número de crianças vacinadas contra a doença.
A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vacinou 2 mil e 146 crianças no dia D de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e em outros três pontos de imunização volantes: Arapiraca Garden Shopping, Ginásio João Paulo II e em frente ao Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho.
Entre os dias 8 e 26 de agosto haviam se vacinado com a Pólio Oral 4 mil e 701 crianças, com o Dia D esse número passou para 6 mil e 847, fazendo Arapiraca atingir a meta atual de 50% do público-alvo (crianças de 1 a ano a 5 anos incompletos) vacinado. Agora o objetivo é chegar em 13 mil e 708 crianças vacinadas.
De acordo com a coordenadora de Doenças Imunopreveníveis de Arapiraca, a enfermeira Mônica Suzy, o número de doses aplicadas foi muito expressivo. “Estávamos com 24,16% da cobertura e passamos para 50%, dobramos a meta, e agora vamos correr atrás do restante”, disse.
Outro ponto que merece ser destacado é que durante o Dia D da Campanha contra a Poliomielite e Multivacinação, foram aplicadas mais de 1 mil doses contra a febre amarela, zerando o estoque do município.
Preocupação
A poliomielite, ou paralisia infantil, como também é conhecida, é uma doença considerada erradicada no Brasil, mas os baixos índices de vacinação podem fazer com que ela retorne.
Já houve, em 2022, um caso registrado da doença em Nova York, nos Estados Unidos.
Doença viral
A poliomielite é uma doença viral e a transmissão pode ser direta, de pessoa a pessoa, por secreções orofaríngeas (ao tossir, espirrar ou falar) ou pela via fecal-oral de forma indireta, através de alimentos, água ou objetos contaminados com fezes de doentes ou portadores.
Em mais de 90% dos casos, a infecção é inaparente ou assintomática. Entre 1,6% dos casos desenvolvem a forma paralítica, com características de deficiência motora de início súbito, em geral afetando membros inferiores de forma assimétrica, flacidez muscular, entre outros sintomas.
Últimas notícias
Homem é preso com pistola dentro de carro na Cidade Universitária
PF indicia ex-ministro Silvio Almeida por importunação sexual
Acidente entre caminhão e carro é registrado na Ponta Verde
Escola repudia ataques racistas e homofóbicos em jogos escolares em Arapiraca
PF prossegue ações de segurança aeroportuária em Belém
Lira reage à violência e cobra leis mais duras: “Fuzil não é rotina”
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
