Dia D é decisivo para Arapiraca dobrar o número de crianças vacinadas contra a poliomielite
Arapiraca consegue superar o número de crianças vacinadas contra a poliomielite com mais de 2 mil crianças imunizadas no município

O sábado (27) foi o dia D da vacinação contra a poliomielite e decisivo para Arapiraca dobrar o número de crianças vacinadas contra a doença.
A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vacinou 2 mil e 146 crianças no dia D de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e em outros três pontos de imunização volantes: Arapiraca Garden Shopping, Ginásio João Paulo II e em frente ao Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho.
Entre os dias 8 e 26 de agosto haviam se vacinado com a Pólio Oral 4 mil e 701 crianças, com o Dia D esse número passou para 6 mil e 847, fazendo Arapiraca atingir a meta atual de 50% do público-alvo (crianças de 1 a ano a 5 anos incompletos) vacinado. Agora o objetivo é chegar em 13 mil e 708 crianças vacinadas.
De acordo com a coordenadora de Doenças Imunopreveníveis de Arapiraca, a enfermeira Mônica Suzy, o número de doses aplicadas foi muito expressivo. “Estávamos com 24,16% da cobertura e passamos para 50%, dobramos a meta, e agora vamos correr atrás do restante”, disse.
Outro ponto que merece ser destacado é que durante o Dia D da Campanha contra a Poliomielite e Multivacinação, foram aplicadas mais de 1 mil doses contra a febre amarela, zerando o estoque do município.
Preocupação
A poliomielite, ou paralisia infantil, como também é conhecida, é uma doença considerada erradicada no Brasil, mas os baixos índices de vacinação podem fazer com que ela retorne.
Já houve, em 2022, um caso registrado da doença em Nova York, nos Estados Unidos.
Doença viral
A poliomielite é uma doença viral e a transmissão pode ser direta, de pessoa a pessoa, por secreções orofaríngeas (ao tossir, espirrar ou falar) ou pela via fecal-oral de forma indireta, através de alimentos, água ou objetos contaminados com fezes de doentes ou portadores.
Em mais de 90% dos casos, a infecção é inaparente ou assintomática. Entre 1,6% dos casos desenvolvem a forma paralítica, com características de deficiência motora de início súbito, em geral afetando membros inferiores de forma assimétrica, flacidez muscular, entre outros sintomas.
Últimas notícias

Deputado Leonam critica governador e cobra atendimento às demandas do SINTEAL

Polícia Civil investiga homicídio em zona rural de São Sebastião

Integrante da equipe do cantor Pablo morre em acidente a caminho de evento em Feira de Santana

Encontro 'Casa & Construção' reúne empresários e fortalece cadeia produtiva no Sertão de AL

Representando a AMA, Jorge Dantas destaca importância de reconhecer quem protege o meio ambiente

Deputado italiano acionou a polícia e indicou paradeiro de Carla Zambelli em Roma
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
