Estudantes da rede municipal de Penedo são avaliados sobre fluência em leitura
Para a análise de desempenho consideram-se três critérios: precisão, velocidade ou automaticidade, prosódia
Entender e saber interpretar textos é fundamental para o desenvolvimento das crianças em todos os aspectos, por isso a capacidade de ler palavras, pseudopalavras e textos na escola, de forma fluida e no ritmo adequado, é analisada regularmente.
Nesse modelo de avaliação, geralmente aplicado nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a criança realiza uma leitura para um professor ou uma professora e tem o seu desempenho associado a um Perfil de Leitor.

Para a análise do desempenho em leitura do estudante, são levados em conta três critérios: precisão, que é a capacidade de ler corretamente as palavras escritas; velocidade ou automaticidade, que diz respeito à realização de uma leitura fluida, sem grandes pausas e dificuldades; e prosódia, que aponta para o uso correto dos aspectos tônicos e rítmicos do discurso, como a pausa na vírgula e a entoação interrogativa em uma pergunta.
Além disso, o estudante deverá ser questionado sobre o conteúdo do texto que leu. “A avaliação diagnostica o percurso de desenvolvimento dos estudantes e possibilita às equipes pedagógicas a criação de planos didáticos que consolidam as aprendizagem de cada criança e os avanço dos indicadores da rede municipal”, explica Keith Guimarães, coordenadora do Programa Escola 10 na Semed Penedo.

Os resultados são divulgados na Plataforma CAEd da rede de ensino, de acordo com diferentes perfis: Pré-Leitor, Leitor Iniciante e Leitor Fluente, além daqueles que, por alguma razão, não realizaram nenhuma leitura.
“Ainda este ano, teremos as últimas avaliações do Programa Tempo de Aprender e a prova SAVEAL que é o Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas. Com dados dos resultados dessas avaliações, poderemos traçar estratégias e ações para o ano letivo de 2023, além de analisar o desempenho dos estudantes em relação à leitura e identificar os impactos causados ainda pela pandemia”, informa o Secretário Municipal de Educação, Luciano Barros Lucena.
Últimas notícias
Construiu a sua própria fortuna: quem é a mulher mais rica do mundo sem herdar nada
Após namoro com Virgínia Fonseca, suposta foto íntima de Vini Jr. enviada a Bia Miranda vaza na web
Cunhada relata momento em que médica atirou contra Alan Carlos
Poste pega fogo e fiação cai sobre caminhão-pipa em rua de Arapiraca
Operação do Bope no Vergel termina com apreensão de arma e morte de suspeito
Capotamento deixa uma pessoa ferida em Penedo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
