Expedição Científica do Baixo São Francisco é encerrada em Penedo
As pesquisas coordenadas pela Ufal e mais 26 instituições analisam, entre outros aspectos, centenas amostras de água do rio, estudos que também detectam a presença de pesticidas, microplásticos, óleo e outros focos dos estudos
A maior expedição científica do Brasil concluiu os trabalhos de campo de sua quinta edição nos municípios de Alagoas e de Sergipe banhados pelo Rio São Francisco. Durante a solenidade realizada em Penedo, alguns dados parciais foram apresentados.
As pesquisas coordenadas pela Ufal e mais 26 instituições analisam, entre outros aspectos, centenas amostras de água do rio, estudos que também detectam a presença de pesticidas, microplásticos, óleo e outros focos dos estudos.
O monitoramento da qualidade de vida do Velho Chico recorre ainda à implantação de chip em peixes, 300 ao todo, em sua maioria xiras e piaus. O repovoamento do rio com espécies nativas tem apoio da Codevasf, com 100 mil alevinos inseridos durante a 5ª Expedição Científica do Baixo São Francisco.

As atividades realizadas nos municípios, no campo da saúde, resultaram em 6 mil exames realizados, 500 pacientes triados, 110 consultas médicas e 45 encaminhamentos de complexidades para o Hospital Universitário, em Maceió.
Escolas também receberam os expedicionários e cerca de dois mil estudantes vivendo a experiência da visita ao oceanário do Sesc do Distrito Federal, estrutura móvel utilizada pela primeira vez na expedição que também doou equipamentos (2 microtratores com implementos agrícolas, 14 computadores – sendo 12 na escola pública municipal do povoado Chinaré, em Igreja Nova-, uma impressora e 4 projetores multimídia).
Oficinas de educação ambiental desenvolvidas pela Semarh Alagoas foram realizadas em nove dos 10 municípios, conforme o breve panorama apresentado no início da tarde de sábado, 12, no Theatro Sete de Setembro, em Penedo.
Últimas notícias
Ex-dirigentes do INSS fecham delação e entregam Lulinha e políticos
JHC e Marina Candia acompanham estudantes em visita ao Palácio de Buckingham, em Londres
Câmara aprova PL antifacção e endurece penas para crime organizado
Mega-sena acumula e prêmio principal vai para R$ 130 milhões
Mais de 80% dos desaparecidos em Alagoas foram encontrados pela polícia
STJ suspende afastamento do secretário de Saúde de Alagoas, Gustavo Pontes
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
