Expedição Científica do Baixo São Francisco é encerrada em Penedo
As pesquisas coordenadas pela Ufal e mais 26 instituições analisam, entre outros aspectos, centenas amostras de água do rio, estudos que também detectam a presença de pesticidas, microplásticos, óleo e outros focos dos estudos

A maior expedição científica do Brasil concluiu os trabalhos de campo de sua quinta edição nos municípios de Alagoas e de Sergipe banhados pelo Rio São Francisco. Durante a solenidade realizada em Penedo, alguns dados parciais foram apresentados.
As pesquisas coordenadas pela Ufal e mais 26 instituições analisam, entre outros aspectos, centenas amostras de água do rio, estudos que também detectam a presença de pesticidas, microplásticos, óleo e outros focos dos estudos.
O monitoramento da qualidade de vida do Velho Chico recorre ainda à implantação de chip em peixes, 300 ao todo, em sua maioria xiras e piaus. O repovoamento do rio com espécies nativas tem apoio da Codevasf, com 100 mil alevinos inseridos durante a 5ª Expedição Científica do Baixo São Francisco.

As atividades realizadas nos municípios, no campo da saúde, resultaram em 6 mil exames realizados, 500 pacientes triados, 110 consultas médicas e 45 encaminhamentos de complexidades para o Hospital Universitário, em Maceió.
Escolas também receberam os expedicionários e cerca de dois mil estudantes vivendo a experiência da visita ao oceanário do Sesc do Distrito Federal, estrutura móvel utilizada pela primeira vez na expedição que também doou equipamentos (2 microtratores com implementos agrícolas, 14 computadores – sendo 12 na escola pública municipal do povoado Chinaré, em Igreja Nova-, uma impressora e 4 projetores multimídia).
Oficinas de educação ambiental desenvolvidas pela Semarh Alagoas foram realizadas em nove dos 10 municípios, conforme o breve panorama apresentado no início da tarde de sábado, 12, no Theatro Sete de Setembro, em Penedo.
Últimas notícias

Deputado Fabio Costa alerta para risco de tragédia em cratera na ladeira do Catolé e cobra ação do Governo Federal

Polícia Civil incinera 350 kg de drogas apreendidas em Arapiraca

Estudantes de Enfermagem da Ufal apresentam planos para segurança dos pacientes ao fim de estágio no HEA

Princípio de incêndio atinge contador de energia em loja de móveis no Centro

Alagoas se inspira em programa social de sucesso no Pará para lançar Corações da Paz

Arapiraca gera mais empregos e renda no meio rural com ampliação do Cinturão Verde
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
