Expedição Científica do Baixo São Francisco é encerrada em Penedo
As pesquisas coordenadas pela Ufal e mais 26 instituições analisam, entre outros aspectos, centenas amostras de água do rio, estudos que também detectam a presença de pesticidas, microplásticos, óleo e outros focos dos estudos
A maior expedição científica do Brasil concluiu os trabalhos de campo de sua quinta edição nos municípios de Alagoas e de Sergipe banhados pelo Rio São Francisco. Durante a solenidade realizada em Penedo, alguns dados parciais foram apresentados.
As pesquisas coordenadas pela Ufal e mais 26 instituições analisam, entre outros aspectos, centenas amostras de água do rio, estudos que também detectam a presença de pesticidas, microplásticos, óleo e outros focos dos estudos.
O monitoramento da qualidade de vida do Velho Chico recorre ainda à implantação de chip em peixes, 300 ao todo, em sua maioria xiras e piaus. O repovoamento do rio com espécies nativas tem apoio da Codevasf, com 100 mil alevinos inseridos durante a 5ª Expedição Científica do Baixo São Francisco.

As atividades realizadas nos municípios, no campo da saúde, resultaram em 6 mil exames realizados, 500 pacientes triados, 110 consultas médicas e 45 encaminhamentos de complexidades para o Hospital Universitário, em Maceió.
Escolas também receberam os expedicionários e cerca de dois mil estudantes vivendo a experiência da visita ao oceanário do Sesc do Distrito Federal, estrutura móvel utilizada pela primeira vez na expedição que também doou equipamentos (2 microtratores com implementos agrícolas, 14 computadores – sendo 12 na escola pública municipal do povoado Chinaré, em Igreja Nova-, uma impressora e 4 projetores multimídia).
Oficinas de educação ambiental desenvolvidas pela Semarh Alagoas foram realizadas em nove dos 10 municípios, conforme o breve panorama apresentado no início da tarde de sábado, 12, no Theatro Sete de Setembro, em Penedo.
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
