Meio ambiente

[Vídeo] Vazamento em estação de tratamento da Casal tem gerado mau cheiro no Brisa do Lago

A água poluída que sai dos módulos atinge nascentes que desaguam no Rio Perucaba

Por 7Segundos 22/11/2022 14h02 - Atualizado em 22/11/2022 14h02
[Vídeo] Vazamento em estação de tratamento da Casal tem gerado mau cheiro no Brisa do Lago
Vazamento em módulos de estação de tratamento da Casal tem gerado mau cheiro no Brisa do Lago - Foto: Reprodução

Moradores do Conjunto Habitacional Brisa do Lago, localizado no bairro Olho d'Água dos Cazuzinhas, em Arapiraca, estão sofrendo há muito tempo com o mau cheiro provocado pelo sistema de esgotamento sanitário mantido no local pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).

O Portal 7Segundos esteve no Ecobrisa, um espaço de preservação ambiental localizado dentro do conjunto habitacional, e constatou o problema de perto.

O mau cheiro tem incomodado bastante os moradores, que denunciam que nascentes que brotam no local estão sendo contaminadas.

De acordo com a denúncia, os módulos do sistema de tratamento de esgoto da Casal presentes no local estão vazando e a água contaminada, proveniente do esgoto, está atingindo as nascentes. 

A poluição acaba seguindo até desaguar no Rio Perucaba, que faz parte da Bacia Hidrográfica do São Francisco.

As águas desaguam no Rio Perucaba, que faz parte da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

O Portal 7Segundos entrou em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, que informou formalizará uma notificação à Casal para que o problema seja resolvido o quanto antes.

Já a empresa informou que tem realizado constantes manutenções no sistema de esgotamento sanitário do Residencial Brisa do Lago. Confira a nota da companhia na íntegra:

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) informa que opera e efetua manutenções constantes no sistema de esgotamento sanitário do residencial Brisa do Lago, em Arapiraca, o qual não foi construído pela Companhia, mas pela empresa Engenharq, a mesma que construiu as moradias. Em parceria com o Ministério Público Federal, a Casal, a Engenharq e a Caixa Econômica Federal assinaram um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), o qual prevê obras a serem efetuadas pelas duas empresas (Casal e Engenharq) para remodelagem da característica do sistema de esgotamento sanitário do residencial, as quais devem alterar o funcionamento do sistema e sanar os extravasamentos.