Alagoas

Qualidade da água consumida é uma preocupação para a FPI do São Francisco

Equipes estão empenhadas em analisar e orientar a população sobre o adequado tratamento da água para o consumo humano

Por Assessoria 26/11/2022 14h02
Qualidade da água consumida é uma preocupação para a FPI do São Francisco
Qualidade da água consumida é uma preocupação para a FPI do São Francisco - Foto: Assessoria

Proteger as águas do rio, fiscalizar a qualidade da água que é consumida pelos povos ribeirinhos e induzir políticas públicas são objetivos da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Numa iniciativa pioneira, esta é a primeira Etapa do programa em Alagoas que conta com a Equipe 13 – Sede de Aprender, que busca analisar todo o ciclo da água nas escolas fiscalizadas, nesta etapa, no alto sertão de Alagoas.

Também participa da fiscalização da água a Equipe 3 – Recursos Hídricos, que este ano contou com a Unidade Móvel de Controle da Qualidade da Água (UMCQA), da Secretaria de Estado da Saúde, com capacidade para analisar amostras coletadas ainda durante a FPI. Este diagnóstico é importante para direcionar as ações que serão adotadas pelos demais órgãos de controle capazes de induzir políticas públicas junto aos entes da federação.

As primeiras análises com resultados positivo para contaminação, ainda que leve, serão acompanhadas pelo Ministério Público do Estado de Alagoas, que atuará na busca por melhorias na qualidade da água que chega às casas e estabelecimentos comerciais nos municípios do alto sertão alagoano.

Foi constatada que a captação feita de diversas formas da água do rio para consumo humano dificilmente passa por qualquer tratamento, o que nao pode acontecer. Também se constatou que é raro haver uma programação de limpeza de caixas d´água e cisternas, o que acaba por contaminar a água.

Em princípio, a FPI já vem atuando na orientação da população sobre a importância do tratamento de toda água bruta que se pretende consumir, sendo recomendável que em todas as residências haja filtragem da água e limpeza rotineira das cisternas e caixas d´água.

As Equipes 3 e 13 vão continuar a fiscalização e orientação pelos próximos dias nas comunidades e centros urbanos no médio e baixo São Francisco.

O promotor de Justiça Kleber Valadares, coordenador da Equipe Sede de Aprender, demonstrou preocupação com o descaso encontrado no cuidado com a água, mas também otimismo pela mudança de comportamento das pessoas quando orientadas sobre os cuidados simples e básicos que podem ser adotados.

“Vimos como é comum as pessoas consumirem diretamente a água bruta que vem do rio, muitas vezes por desconhecimento. A água é um bem tão precioso para os sertanejos que poucos compreendem a importância de tratá-la antes de consumí-la. Conhecer de perto a rotina dessas pessoas me mostrou como pode ser prático tratar a questão da água preventivamente”, finalizou o promotor Kleber Valadares.