FPI do São Francisco inspeciona três barragens localizadas no entorno de Delmiro Gouveia
Durante a fiscalização foi constatado, de maneira geral, falta de manutenção e de canaletas de drenagem, além de vegetação em excesso
Para preservar o meio ambiente e os recursos hídricos de Alagoas, a 11° edição da Fiscalização Preventiva Integrada do Rio São Francisco (FPI do São Francisco) vistoriou, nesta segunda-feira (28), três barragens localizadas na zona rural de Delmiro Gouveia, Sertão alagoano.
De acordo com técnicos e especialistas, nenhuma delas está na eminência de rompimento. Porém, os três reservatórios estão com vegetação excessiva e não estão tendo manutenção continuada e adequada.
O geógrafo Luciano Lopes Lima, que integra a Equipe de Recursos Hídricos da FPI do São Francisco, explicou que a fiscalização tem como meta verificar o direito de uso dos Recursos Hídricos, como os problemas visuais existentes, para que os responsáveis pelas barragens adotem medidas para saná-los.
"Manter as vistorias e a manutenção periódica das barragens é muito importante para avaliação das condições do barramento, assim permitindo um nível de segurança adequado", ressaltou Luciano Lopes.

Inspeção verificou níveis de segurança das barragens. Foto: assessoria
Na ocasião, os técnicos que participaram da fiscalização constataram que os problemas encontrados nas três barragens são praticamente os mesmos.
O analista ambiental do Ibama, Alberto Santana, frisou que lâminas d'água em áreas do semiárido e caatinga, além de contribuir para dessedentação de animais silvestres e domésticos, possuem papel regulador da umidade relativa do ar, de temperatura e ajuda na evapotranspiração das plantas.
Participaram da inspeção integrantes do Ministério Público Estadual, das Secretarias do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) de Alagoas e Delmiro Gouveia, do Instituto do Meio Ambiente (IMA), do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), do Instituto do Meio Ambiente e do Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).
Últimas notícias
Vizinho é preso ao tentar beijo forçado de menor no Litoral Norte de Maceió
Dois suspeitos de crimes são mortos em confronto com policiais na Rota dos Milagres
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que não podem atuar
Grupo encapuzado mata homem e adolescente com tiros na cabeça em Maceió
Polícia prende dois suspeitos de chacina ocorrida em Arapiraca em 2008
[Vídeo] Homem é preso após soldar porta da casa da ex durante briga por imóvel em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
