FPI do São Francisco inspeciona três barragens localizadas no entorno de Delmiro Gouveia
Durante a fiscalização foi constatado, de maneira geral, falta de manutenção e de canaletas de drenagem, além de vegetação em excesso
Para preservar o meio ambiente e os recursos hídricos de Alagoas, a 11° edição da Fiscalização Preventiva Integrada do Rio São Francisco (FPI do São Francisco) vistoriou, nesta segunda-feira (28), três barragens localizadas na zona rural de Delmiro Gouveia, Sertão alagoano.
De acordo com técnicos e especialistas, nenhuma delas está na eminência de rompimento. Porém, os três reservatórios estão com vegetação excessiva e não estão tendo manutenção continuada e adequada.
O geógrafo Luciano Lopes Lima, que integra a Equipe de Recursos Hídricos da FPI do São Francisco, explicou que a fiscalização tem como meta verificar o direito de uso dos Recursos Hídricos, como os problemas visuais existentes, para que os responsáveis pelas barragens adotem medidas para saná-los.
"Manter as vistorias e a manutenção periódica das barragens é muito importante para avaliação das condições do barramento, assim permitindo um nível de segurança adequado", ressaltou Luciano Lopes.

Inspeção verificou níveis de segurança das barragens. Foto: assessoria
Na ocasião, os técnicos que participaram da fiscalização constataram que os problemas encontrados nas três barragens são praticamente os mesmos.
O analista ambiental do Ibama, Alberto Santana, frisou que lâminas d'água em áreas do semiárido e caatinga, além de contribuir para dessedentação de animais silvestres e domésticos, possuem papel regulador da umidade relativa do ar, de temperatura e ajuda na evapotranspiração das plantas.
Participaram da inspeção integrantes do Ministério Público Estadual, das Secretarias do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) de Alagoas e Delmiro Gouveia, do Instituto do Meio Ambiente (IMA), do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), do Instituto do Meio Ambiente e do Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).
Últimas notícias
Prefeitura recupera estradas e acessos na Serra do Candará, em Palmeira dos Índios
Empresária denuncia desaparecimento de mercadorias após voo de São Paulo para Maceió
Homem acusado de incendiar residência em Craíbas é preso pela Polícia Civil
Polícia Civil conclui investigação sobre morte de criança de dois anos em Dois Riachos
'Se Trump conhece Brasil pela família Bolsonaro, ele desconhece', diz Lula
Aeroporto de Penedo está pronto e aguarda autorização para primeiros voos, diz governador
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
