Agricultura

Emater discute diversidade na pecuária em pequenas propriedades durante visita técnica

O evento contou com uma equipe composta por agrônomos, médicos veterinários e zootecnistas na parte técnica de campo

Por Ascom Emater 30/11/2022 16h04
Emater discute diversidade na pecuária em pequenas propriedades durante visita técnica
Emater discute diversidade na pecuária em pequenas propriedades durante visita técnica - Foto: Ascom Emater

Com o objetivo de mostrar que é possível produzir com rentabilidade em terras modestas, o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater) realizou uma visita técnica para discutir a diversidade na pecuária em pequenas propriedades, buscando a integração das atividades.

O evento contou com uma equipe composta por agrônomos, médicos veterinários e zootecnistas na parte técnica de campo, e mobilizou toda a Regional do Agreste I da Emater. A ação aconteceu nessa terça-feira (29) no Rancho Santa Cecília, localizado no povoado Seusobera, em Limoeiro de Anadia.

Foram realizadas visitas aos setores produtivos de ovinos, bovinos, suínos e suporte forrageiro (milho, palma e capim), para instruções sobre nutrição animal e manejo, usando ração balanceada, além de irrigação e nutrição vegetal, com foco no aproveitamento do espaço.

Na ocasião, a Emater apresentou aos agricultores familiares uma área de quatro hectares, com um sistema de produção diversificado, garantindo a geração de emprego e renda. Também foi abordada a organização e planejamento da propriedade para a produção de alimentos, que, consequentemente, reduz a compra de insumos e viabiliza o sistema de produção.

O extensionista Mário Jorge conduziu a visita, com o apoio dos técnicos Adelmo Medeiros, Thaís Rolim, Naciel da Silva, Patrícia Lanne, Guilherme Vieira, Fernanda Karla, Cleidnaldo da Silva, Jorge Oliveira, Talvanes Araújo, Lucínio Moura e Israel Lucas.

Também estiveram presentes o presidente Moisés Leandro da Silva, a superintendente de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), Rita de Cássia; a gerente de ATER, Graça Seixas; e a zootecnista Cristina Cavalcante.

“Considero o evento como uma oportunidade de apresentar uma experiência exitosa, que pode ser replicada para os demais agricultores familiares assistidos pela Emater Alagoas”, pontuou a superintendente Rita de Cássia.