Brasil

Arapiraquense é preso em Curitiba após tentativa de homicídio contra músico negro

Vítima foi agredida com cacetete enquanto ouvia ofensas racistas

Por 7Segundos 02/12/2022 11h11
Arapiraquense é preso em Curitiba após tentativa de homicídio contra músico negro
Tentativa de homicídio foi flagrada por câmeras e teve grande repercussão em Curitiba - Foto: reprodução

Um arapiraquense identificado como Paulo Cezar Bezerra Lopes, 36, foi preso após agredir com um cacetete e proferir ofensas racistas a um artista de rua na cidade de Curitiba, capital do Paraná. Ele teve a prisão preventiva decretada pela justiça e responde por tentativa de homicídio contra o músico Odivaldo Carlos da Silva, 55.

O crime aconteceu no dia 22 de novembro. O músico estava caminhando pela rua quando foi abordado por Paulo Cezar, que passou a proferir ofensas, chamando a vítima de "negro sujo" e "macaco", além de dizer que "morador de rua tem que apanhar". Em seguida, o agressor que estava acompanhando pelo cachorro, manda o animal atacar a vítima e também desfere vários golpes de cacetete.

O músico teve o maxilar fraturado, perdeu um dente e precisa passar por uma cirurgia.

O caso teve grande repercussão no Paraná e chegou a ser repercutido pela deputada federal Carol Dartora, que menciona o arapiraquense como um "possível adepto das ideologias neonazista e bolsonarista", na publicação do vídeo da tentativa de homicídio em suas redes sociais, se referindo a aparência do agressor, com a cabeça raspada, roupa parecida com uniforme militar e uso de arma também utilizada por militares.

Ainda assim, o caso foi tratado inicialmente como uma lesão corporal simples. Apenas depois de a vítima contratar um advogado é que o inquérito policial passou a incluir a motivação racista.

Mas mesmo durante as investigações do caso, outra pessoa negra registrou boletim de ocorrência contra Paulo Cezar. A pessoa relatou ter sido agredida pelo arapiraquense no centro de Curitiba. Além desses dois casos, o agressor também responde a processo por tentativa de homicídio por agredir uma mulher com um soco inglês.

Essas situações foram levadas em consideração pelo juiz Thiago Flôres Carvalho, da 2ª Vara do Tribunal do Júri de Curitiba, que no dia 30 de novembro decretou a prisão preventiva do arapiraquense.

Paulo Cézar foi preso e deve responder por tentativa de homicídio contra o músico. Caso a motivação racista do crime seja confirmada, o arapiraquense não terá direito a fiança e deverá permanecer preso até o final do julgamento.