Famílias de Danilo e Marcelo, mortos durante abordagens policiais em Arapiraca, vão às ruas cobrar justiça
Um mesmo policial militar teria participado de ambas as abordagens, que apresentam indícios de fraude processual

Familiares e amigos de Danilo Fernando e Marcelo Leite, mortos durante abordagens policiais realizadas em Arapiraca nos dias 25 de novembro de 2021 e 14 de novembro de 2022, respectivamente, vão realizar uma passeata neste sábado, às 9h, pedindo paz e justiça.
“Merecemos viver sem medo! Por isso, convidamos toda a sociedade paras se juntar a nós. Sábado estaremos juntos no Centro de Arapiraca para pedir justiça por Marcelo e Danilo”, diz o convite.
A concentração da passeata será na Praça Marques da Silva, em frente ao Lanches 2000.
As abordagens policias que culminaram na morte de Danilo e Marcelo ocorreram em um intervalo menor que um ano e apresentam grandes similaridades. Além das características em comum, um policial militar lotado no 3º BPM esteve presente nas duas ocorrências. A informação foi levantada por pessoas ligadas às famílias das vítimas.
O caso mais recente foi a abordagem ao empresário Marcelo Leite, ocorrida no dia 14 de novembro de 2022, na rodovia AL-220, em Arapiraca. A vítima dirigia um veículo Hyundai Creta de cor preta e teria, segundo a guarnição policial envolvida, passado em alta velocidade por um “quebra-molas” e, em seguida, desobedecido a uma ordem de parada.
O carro de Marcelo foi atingido por diversos disparos de fuzil, sendo que um deles atravessou o porta-malas, atingindo a vítima nas costas. Ele morreu no último dia 5 de dezembro, no Hospital Beneficência Portuguesa do Mirante, em São Paulo, para onde foi transferido a pedido da família.
O caso mais antigo foi registrado no dia 25 de novembro de 2021 e resultou na morte do estudante de Ensino Médio Danilo Fernando da Silva, de 17 anos, no povoado Barreiras, localizado na zona rural de Arapiraca. A vítima conduzia uma motocicleta Pop 100 próximo a casa de uma tia, quando foi abordada pelos policiais.
Dentre as similaridades entre os casos está o fato de que, segundo relato das guarnições envolvidas, houve confronto entre as partes e as vítimas foram socorridas pelos próprios policiais até o Hospital de Emergência do Agreste. Também há suspeita de fraude processual. As cenas dos crimes foram alteradas e as supostas armas teriam sido implantadas, segundo as famílias das vítimas.
Sobre o caso do adolescente Danilo, o MPE/AL, por meio da 6ª Promotoria de Justiça de Arapiraca, ofereceu denúncia em desfavor dos quatro policiais que participaram da abordagem, por lesão corporal seguida de morte e fraude processual.
O processo segue sob segredo de Justiça, mas, de acordo com o MPE, “as diligências mostram que não há nenhuma prova de que a vítima portasse arma de fogo, conforme depoimento de testemunhas e filmagens obtidas. Os indícios existentes são de que a arma de fogo foi ‘plantada’, para tentar caracterizar a legítima defesa, o que configura crime de fraude processual”.
Sobre o caso do empresário Marcelo Leite, uma comissão, composta pelos delegados Filipe Ferreira Rodrigues Caldas, Sidney Walston Tenório de Araújo e Cayo Rodrigues Silva, está conduzindo à investigação. Dez pessoas foram ouvidas, sendo seis delas policiais envolvidos no caso.
Em contato com um dos delegados, o Portal 7Segundos foi informado de que foi solicitado à Justiça a prorrogação do prazo para entrega do inquérito policial. Neste interim, o Instituto de Criminalística (IC), deve realizar a reprodução simulada sobre o fato.
Últimas notícias

Luciano Amaral assume presidência do PSD com missão de aumentar a bancada do partido em 2026

Homem é detido após furtar e tentar agredir segurança em shopping de Maceió

Novas imagens da perseguição ao jovem de 16 anos morto pela PM em Palmeira dos Índios são divulgadas

Na Rússia, Lula participa de jantar com Vladimir Putin nesta quinta-feira

Corpo é encontrado por alunos dentro de ônibus escolar na Espanha

Mãe entra em pânico após filho encomendar 70 mil pirulitos
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
