Baixo São Francisco

Multidão lota as ruas de Penedo em devoção ao Bom Jesus dos Navegantes

Para os ribeirinhos, o ano só começa depois dos festejos do Bom Jesus dos Navegantes com o encerramento da festa no segundo domingo de janeiro

Por 7Segundos 10/01/2023 09h09
Multidão lota as ruas de Penedo em devoção ao Bom Jesus dos Navegantes
Festejos do Bom Jesus dos Navegantes levam multidão às procissões marítima e terrestre - Foto: Patrícia Machado / Secom PMP

Milhares de pessoas preencheram as ruas do centro histórico de Penedo na tarde de domingo (08), ponto alto da celebração de Bom Jesus dos Navegantes, padroeiro dos ribeirinhos.

O sol forte não intimidou devotos e fiéis de Bom Jesus que acompanharam as procissões terrestre e fluvial e participaram da santa missa no Palco da Fé, estrutura montada pela Prefeitura de Penedo ao lado da Praça de Santa Cruz, paróquia da Diocese de Penedo que promove a maior festa religiosa de Alagoas há 139 anos.

Manifestações de fé e devoção ao santo são vistos a todo momento. Em agradecimento a uma cura alcançada, Fátima dos Santos segura firme e emocionada o carro que transporta a imagem do Bom Jesus.

“Só sabem eu e Deus o que foi enfrentar um câncer. Mas Bom Jesus me ajudou e desde então, sou só gratidão a ele”, afirmou a aposentada, que também foi na balsa acompanhando o andor.

A romeira Maria do Carmo, de 87 anos, mora no bairro de Ipioca, em Maceió e todos os anos vem a Penedo renovar seus votos e fazer os agradecimentos ao santo dos ribeirinhos.

“Penedo é uma coisa linda. Essa festa é uma alegria para os romeiros, porque se tornou um ponto de encontro de católicos”, destaca a aposentada.

O casal Moacir e Valdenice Oliveira, do município sergipano de Ilha das Flores, também vem todos os anos acompanhar a programação religiosa.

“Temos a festa de Bom Jesus em nossa cidade, mas, sem dúvidas, a festa de Penedo é a mais bonita e emocionante do baixo São Francisco”, disse Moacir, emocionado.

Participando pela primeira vez da festa, as irmãs gêmeas Rafaela e Mariana Souza acompanhavam encantadas a movimentação da multidão. “Muito bonito ver as pessoas fazendo suas preces”, analisou a irmã mais velha, Suzanny Aparecida, de 19 anos.

A dona de casa Rafaela dos Santos levou os filhos, Bernardo e Benício, de 2 anos, para receber as bençãos de Bom Jesus. Moradora da comunidade de Santa Luzia, ela destacou a importância do momento para o povo penedense. “É hora de renovar a fé e seguir pedindo proteção”, afirmou.

Para o povo penedense, o ano começa após os festejos de Bom Jesus dos Navegantes. “É agora, passadas as festas, que o ano começa para nós. Essa marcação é importante para nosso povo, que se sente protegido e abençoado pelo santo padroeiro”, destacou a autônoma Fernanda Regueira.

A festa ainda garante visibilidade e renda extra para os artistas locais. O escultor de miniaturas de barcos e balsas, João Soares, vendeu todas as peças que produziu em homenagem à festa.

“A cidade fica cheia de romeiros, de várias partes do Nordeste, e eles sempre querem levar uma lembrança deste momento tão maravilhoso”, disse.