Multidão lota as ruas de Penedo em devoção ao Bom Jesus dos Navegantes
Para os ribeirinhos, o ano só começa depois dos festejos do Bom Jesus dos Navegantes com o encerramento da festa no segundo domingo de janeiro
Milhares de pessoas preencheram as ruas do centro histórico de Penedo na tarde de domingo (08), ponto alto da celebração de Bom Jesus dos Navegantes, padroeiro dos ribeirinhos.
O sol forte não intimidou devotos e fiéis de Bom Jesus que acompanharam as procissões terrestre e fluvial e participaram da santa missa no Palco da Fé, estrutura montada pela Prefeitura de Penedo ao lado da Praça de Santa Cruz, paróquia da Diocese de Penedo que promove a maior festa religiosa de Alagoas há 139 anos.
Manifestações de fé e devoção ao santo são vistos a todo momento. Em agradecimento a uma cura alcançada, Fátima dos Santos segura firme e emocionada o carro que transporta a imagem do Bom Jesus.
“Só sabem eu e Deus o que foi enfrentar um câncer. Mas Bom Jesus me ajudou e desde então, sou só gratidão a ele”, afirmou a aposentada, que também foi na balsa acompanhando o andor.
A romeira Maria do Carmo, de 87 anos, mora no bairro de Ipioca, em Maceió e todos os anos vem a Penedo renovar seus votos e fazer os agradecimentos ao santo dos ribeirinhos.
“Penedo é uma coisa linda. Essa festa é uma alegria para os romeiros, porque se tornou um ponto de encontro de católicos”, destaca a aposentada.
O casal Moacir e Valdenice Oliveira, do município sergipano de Ilha das Flores, também vem todos os anos acompanhar a programação religiosa.
“Temos a festa de Bom Jesus em nossa cidade, mas, sem dúvidas, a festa de Penedo é a mais bonita e emocionante do baixo São Francisco”, disse Moacir, emocionado.
Participando pela primeira vez da festa, as irmãs gêmeas Rafaela e Mariana Souza acompanhavam encantadas a movimentação da multidão. “Muito bonito ver as pessoas fazendo suas preces”, analisou a irmã mais velha, Suzanny Aparecida, de 19 anos.
A dona de casa Rafaela dos Santos levou os filhos, Bernardo e Benício, de 2 anos, para receber as bençãos de Bom Jesus. Moradora da comunidade de Santa Luzia, ela destacou a importância do momento para o povo penedense. “É hora de renovar a fé e seguir pedindo proteção”, afirmou.
Para o povo penedense, o ano começa após os festejos de Bom Jesus dos Navegantes. “É agora, passadas as festas, que o ano começa para nós. Essa marcação é importante para nosso povo, que se sente protegido e abençoado pelo santo padroeiro”, destacou a autônoma Fernanda Regueira.
A festa ainda garante visibilidade e renda extra para os artistas locais. O escultor de miniaturas de barcos e balsas, João Soares, vendeu todas as peças que produziu em homenagem à festa.
“A cidade fica cheia de romeiros, de várias partes do Nordeste, e eles sempre querem levar uma lembrança deste momento tão maravilhoso”, disse.