Juntos estamos buscando soluções para minimizar a violência no entorno da Rua Duque , afirma vereadora
Num intervalo de uma semana, Dra. Fany esteve reunida duas vezes com o promotor Rogério Paranhos
Num intervalo de uma semana, a vereadora Dra. Fany (MDB) esteve reunida duas vezes com o Promotor Público Rogério Paranhos para apresentar as reclamações dos moradores da Rua Duque de Caxias e ruas adjacentes. Aquela área do Centro de Arapiraca vem sofrendo com os constantes furtos e roubos. Nesse segundo encontro, também estava presente a secretária de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo e a equipe técnica que atua com o acolhimento de pessoas que vivem em situação de rua.
Durante a reunião, a vereadora que também trabalha como médica no 1º Centro de Saúde e atende aos usuários da localidade, expôs que os as famílias residentes na Rua Duque de Caxias- na grande maioria, idosos- apresentaram vários problemas de saúde, devido aos constantes atos de violência que vêm ocorrendo.
"Os moradores estão amedrontados e ficam a madrugada acordados com receio que a qualquer momento a casa possa ser invadida como vem ocorrendo nos últimos meses. Essa situação desencadeia alteração na pressão arterial, diabetes, além de desenvolver ansiedade, depressão e outros problemas emocionais", pontuou a vereadora.
De acordo com as famílias que moram na Rua Duque, após a instalação de um alojamento noturno para moradores de rua os furtos e roubos são praticados semanalmente.
A secretária Fabrica Galindo explicou que o local tem capacidade de abrigar 30 pessoas entre homens, mulheres e o público LGBT mas nem sempre essas vagas são ocupadas. Quem entra no alojamento no final da tarde tem que seguir algumas regras e uma delas é não poder sair durante a madrugada.
“Vale ressaltar que não temos como obrigar as pessoas a entrarem no alojamento. E não temos a responsabilidade de fiscalizar aquelas pessoas que ficam no entorno dele.”, afirmou a secretária.

Vereadora solicitou reunião com o Ministério Público e representantes do município
De acordo com as denúncia, esses moradores de rua que não querem pernoitar no abrigo são os principais suspeitos de praticarem os furtos e roubos. Além disso, há um outro ponto preocupante nas ruas adajacente que atrai muitas pessoas: o tráfico de drogas.
Durante a reunião, o promotor Rogério Paranhos afirmou que recebeu da vereadora Dra. Fany os Boletins de Ocorrências de alguns moradores da Rua Duque de Caxias que sofreram furtos e roubos em suas residências e pontos comerciais.
"Com estes documentos oficiais em mãos já solicitei a Polícia Militar para reforçar o patrulhamento no período noturno e também acionei a Polícia Civil para que efetue uma investigação sobre os crimes praticados naquela região ”, assegurou Paranhos.
A vereadora Dra. Fany agradeceu o empenho de todos no sentido de buscar alternativas que atendam a necessidade de acolhimento das pessoas de rua mas que também garantam a segurança e a saúde das famílias que vivem na Rua Duque de Caxias e adjacências.
Também participaram da reunião a coordenadora do Centro Pop, Telma Freire, a psicóloga Jéssica Sinara, o assessor jurídico Igor Targino e a coordenadora da Proteção Especial, Gerlande Fausto.
Na próxima segunda-feira (30) às 18h haverá uma reunião no abrigo com a presença do secretário municipal da Ordem Pública, coronel Ênio Bolivar, para discutir essa problemática dentre outros assuntos relacionados ao alojamento.
Últimas notícias
Morre o jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos, em SP
Relator da dosimetria protocola novo projeto de anistia no Senado
Comissão de Orçamento discute apreciação da Lei Orçamentária Anual de Maceió
Carro capota entre Junqueiro e Teotônio Vilela e mobiliza Bombeiros e Samu
Polícia divulga imagens de suspeitos de tentativa de homicídio no Tabuleiro
Natal Premiado movimenta R$ 30 milhões no comércio alagoano; confira os ganhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
