Comunidade

Juntos estamos buscando soluções para minimizar a violência no entorno da Rua Duque , afirma vereadora

Num intervalo de uma semana, Dra. Fany esteve reunida duas vezes com o promotor Rogério Paranhos

Por 7Segundos com assessoria 28/01/2023 08h08 - Atualizado em 28/01/2023 16h04
Juntos estamos buscando soluções para minimizar a violência no entorno da Rua Duque , afirma vereadora
Dra. Fany esteve reunida com Rogério Paranhos e equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social - Foto: Dra. Fany esteve reunida com Rogério Paranhos e equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social

Num intervalo de uma semana, a vereadora Dra. Fany (MDB) esteve reunida duas vezes com o Promotor Público Rogério Paranhos para apresentar as reclamações dos moradores da Rua Duque de Caxias e ruas adjacentes. Aquela área do Centro de Arapiraca vem sofrendo com os constantes furtos e roubos. Nesse segundo encontro, também estava presente a secretária de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo e a equipe técnica que atua com o acolhimento de pessoas que vivem em situação de rua.

Durante a reunião, a vereadora que também trabalha como médica no 1º Centro de Saúde e atende aos usuários da localidade, expôs que os as famílias  residentes na Rua Duque de Caxias- na grande maioria, idosos- apresentaram vários problemas de saúde, devido aos constantes atos de violência que vêm ocorrendo.

"Os moradores estão amedrontados e ficam a madrugada acordados com receio que a qualquer momento a casa possa ser invadida como vem ocorrendo nos últimos meses. Essa situação desencadeia alteração na pressão arterial, diabetes, além  de desenvolver ansiedade, depressão e outros problemas emocionais", pontuou a vereadora.

De acordo com as famílias que moram na Rua Duque, após a instalação de um alojamento noturno para moradores de rua os furtos e roubos são praticados semanalmente. 

A secretária Fabrica Galindo explicou que o local tem capacidade de abrigar 30 pessoas entre homens, mulheres e o público LGBT mas nem sempre essas vagas são ocupadas. Quem entra no alojamento no final da tarde tem que seguir algumas regras e uma delas é  não poder sair durante a madrugada. 

“Vale ressaltar que não temos como obrigar as pessoas a entrarem no alojamento. E não temos a responsabilidade de fiscalizar aquelas pessoas que ficam no entorno dele.”, afirmou a secretária.


Vereadora solicitou reunião com o Ministério Público e  representantes do município 

De acordo com as denúncia, esses moradores de rua que não querem pernoitar no abrigo são os principais suspeitos de praticarem os furtos e roubos. Além disso, há um outro ponto preocupante  nas ruas adajacente que atrai muitas pessoas: o tráfico de drogas. 

Durante a reunião, o promotor Rogério Paranhos afirmou que recebeu da vereadora Dra. Fany os Boletins de Ocorrências de alguns moradores da Rua Duque de Caxias que sofreram furtos e roubos em suas residências e pontos comerciais.

"Com estes documentos oficiais em mãos já solicitei a Polícia Militar para reforçar o patrulhamento no período noturno e também acionei  a Polícia Civil para que efetue uma investigação sobre os crimes praticados naquela região ”, assegurou Paranhos.

A vereadora Dra. Fany agradeceu o empenho de todos no sentido de buscar alternativas que atendam a necessidade de acolhimento das pessoas de rua mas que também garantam a segurança e a saúde das famílias que vivem na Rua Duque de Caxias  e adjacências.

Também participaram da reunião a coordenadora do Centro Pop, Telma Freire, a psicóloga Jéssica Sinara,  o assessor jurídico Igor Targino e a coordenadora da Proteção Especial, Gerlande Fausto.

Na próxima segunda-feira (30) às 18h haverá uma reunião no abrigo com a presença do secretário municipal da Ordem Pública, coronel Ênio Bolivar, para discutir essa problemática dentre outros assuntos relacionados ao alojamento.