Arapiraca

Famílias de pacientes em home care em Arapiraca fazem apelo contra a suspensão do serviço

Sesau informou, por meio de nota, que pegamento às prestadoras será efetuado nesta sexta (03)

Por 7Segundos 03/02/2023 11h11 - Atualizado em 03/02/2023 15h03
Famílias de pacientes em home care em Arapiraca fazem apelo contra a suspensão do serviço
Maria Lúcia é portadora de ELA e precisa de assistência 24 horas em home care - Foto: Cortesia ao 7Segundos

Famílias de arapiraquenses assistidos por home care fornecido pelo Estado apelaram junto a Defensoria Pública, nesta sexta (03), contra a suspensão do serviço, que foi anunciado pela empresa Saúde Suporte. Aproximadamente dez pacientes fazem uso desse tipo de assistência no município.

No dia 1º de fevereiro, a empresa Saúde Suporte comunicou aos pacientes e seus familiares que iria suspender a assistência a partir deste domingo, dia 05, em decorrência no atraso nos pagamentos feitos pelo Estado. Em ofício assinado pelo diretor administrativo e financeiro da empresa, Ricardo Tavares, foi informado que o Estado estava sem pagar das faturas pela prestação de home care desde maio de 2022, e, por conta disso, os pacientes seriam removidos para unidades hospitalares a partir desse período.

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), informou que irá efetuar pagamento à empresa ainda nesta sexta (veja nota ao final da matéria), após a Defensoria Pública pedir explicações sobre a suspensão do serviço.

"Minha mãe precisa de aparelhos, de acompanhamento 24 horas de técnicos de enfermagem, de atendimento médico e de físioterapeuta uma vez por semana, suporte de oxigênio, e nós não temos condições de arcar com esses custos", afirma Cledjane, filha de Maria Lúcia Cassemiro da Silva.

A idosa é portadora de esclerose lateral amiotrófica (ELA) e precisa de suporte até mesmo para se alimentar por meio de sonda. Outro paciente que faz uso de home care em Arapiraca é o pequeno João Arthur, de apenas dois anos, portador de uma síndrome rara e que faz uso de equipamento de ventilação mecânica, além de precisar de suporte para outras funções vitais.


"Lutamos muito para trazer nosso filho para casa. Desde que ele nasceu até os 11 meses de vida, ele viveu em hospitais, passou por várias cirurgias", relatou João Santana de Souza Neto, explicando que a família precisou recorrer à justiça para ter acesso ao home care fornecido pelo Estado.

Ele e outros familiares de pacientes que fazem uso da assistência estiveram, pela manhã, na sede da Defensoria Pública de Arapiraca, que, por meio do Núcleo de Proteção Coletiva, encaminhou ofício à Sesau requerendo informações e providências sobre a suspensão dos serviços de suporte home que prestam serviço para o Estado, com prazo de 48 horas para a resposta.

Procurada, a Sesau encaminhou nota oficial informando que as empresas terão os pagamentos regularizados a partir de hoje:

NOTA - HOME CARE SAÚDE SUPORTE


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa que deu início à regularização dos pagamentos devidos às empresas que realizam atendimento médico domiciliar (Home Care) para o Estado.

A transferência bancária já estará à disposição das empresas ainda nesta sexta-feira (3).

A Sesau reafirma o seu compromisso de ser parte da solução dos problemas e, sobretudo, na preservação das vidas.


Após a publicação da matéria, a empresa que presta serviços de home care para o Estado entrou em contato com a redação informando que recebeu o pagamento de um dos oito meses que estão em aberto e que, apesar de não ter sido comunicada sobre a quitação dos demais meses, voltou atrás na decisão de paralisar a assistência. Confira a nota abaixo:

⚠ Nota à Imprensa - Saúde & Suporte Home Care ⚠

Prezando pela transparência na comunicação com nossos clientes, familiares e sociedade, o Saúde & Suporte Home Care comunica que recebeu, nesta sexta-feira (03), o repasse do pagamento referente a um dos oito meses que se encontram em aberto pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Reiteramos o nosso compromisso em zelar pela saúde dos pacientes e informamos que a nossa assistência será mantida de forma regular, com os insumos e serviços necessários à manutenção da vida.

Seguimos no aguardo do cronograma da Sesau referente aos demais pagamentos para liquidar o passivo em aberto.

Destacamos que nosso setor de Serviço Social vem acompanhando o caso de perto, intensificou a comunicação com os pacientes e familiares e está disponível para esclarecer qualquer dúvida.