Operação flagra e embarga 700 hectares de desmatamento no bioma Caatinga
Técnicos do IMA/AL e do Ibama percorreram sete municípios do semiárido alagoano em combate à infrações ambientais

Uma operação realizada, na região do semiárido alagoano, flagrou e embargou uma área com 700 hectares de área desmatada. A fiscalização no bioma Caatinga foi feita por fiscais do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Segundo Daniel da Conceição, assessor de Geoprocessamento do IMA/AL, a operação batizada com o nome de Mandacaru, aconteceu entre os dias 16 e 27 de janeiro, com a identificação dos desmatamentos por meio dos alertas disponibilizados pelas plataformas MapBiomas e Brasil Mais da Polícia Federal (PF). A partir de análise temporal por imagens de satélite se identifica a alteração da cobertura vegetal de determinada área.
Na sequência, os técnicos seguiram ao local para realizar os registros fotográficos para comprovação da infração e a identificação do responsável. Nesse caso, a operação percorreu os municípios de Mata Grande, Inhapi, Pariconha, Água Branca, Delmiro Gouveia, Piranhas e Olho D’água do Casado.
“Todas as áreas desmatadas fiscalizadas tiveram os responsáveis identificados e penalizados”, comentou Daniel Conceição. As áreas vistoriadas variaram de um a 270 hectares e não foram as maiores áreas de desmatamento identificadas no bioma Caatinga em Alagoas. Durante a operação também foram encontrados fornos de carvão, mas os responsáveis conseguiram fugir e não houve flagrante.
Tecnologia
A utilização de imagens de satélite e de câmeras em drones é forte aliada na ação dos técnicos que atuam em campo. Com a tecnologia é possível fazer um mapeamento real do problema e ainda encontrar a localização exata para a identificação dos infratores. As equipes de fiscalização do IMA/AL têm nesses recursos uma estratégia para ampliação e melhoria dos trabalhos.
Um exemplo é a Operação Mandacaru, realizada na região do bioma Caatinga. Sem a ajuda das imagens, por exemplo, para mapear a mesma área poderia ser necessário mais tempo e mais equipes. Além disso, o órgão ainda disponibiliza o aplicativo IMA Denuncie, de modo gratuito, para smartphones, para pessoas denunciarem, de forma anônima e de qualquer lugar do Estado.
Últimas notícias

Caio Bebeto repudia maus-tratos a cavalo no Benedito Bentes e cobra punição aos responsáveis

Cabo Bebeto critica veto de Paulo Dantas a projeto que beneficia pessoas com deficiência em Alagoas

Caio Bebeto alerta sobre exploração de crianças em situação de rua e pede união de forças

Projeto de Alfredo Gaspar torna crimes contra agentes de segurança hediondos

Hospital Metropolitano salva moradora de União dos Palmares com tumor no rim

PF faz operação contra importação clandestina de remédio emagrecedor
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg)
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'

Colégio Santa Cecília esclarece denúncia sobre telhado caindo na unidade em Arapiraca
