Operação flagra e embarga 700 hectares de desmatamento no bioma Caatinga
Técnicos do IMA/AL e do Ibama percorreram sete municípios do semiárido alagoano em combate à infrações ambientais
Uma operação realizada, na região do semiárido alagoano, flagrou e embargou uma área com 700 hectares de área desmatada. A fiscalização no bioma Caatinga foi feita por fiscais do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Segundo Daniel da Conceição, assessor de Geoprocessamento do IMA/AL, a operação batizada com o nome de Mandacaru, aconteceu entre os dias 16 e 27 de janeiro, com a identificação dos desmatamentos por meio dos alertas disponibilizados pelas plataformas MapBiomas e Brasil Mais da Polícia Federal (PF). A partir de análise temporal por imagens de satélite se identifica a alteração da cobertura vegetal de determinada área.
Na sequência, os técnicos seguiram ao local para realizar os registros fotográficos para comprovação da infração e a identificação do responsável. Nesse caso, a operação percorreu os municípios de Mata Grande, Inhapi, Pariconha, Água Branca, Delmiro Gouveia, Piranhas e Olho D’água do Casado.
“Todas as áreas desmatadas fiscalizadas tiveram os responsáveis identificados e penalizados”, comentou Daniel Conceição. As áreas vistoriadas variaram de um a 270 hectares e não foram as maiores áreas de desmatamento identificadas no bioma Caatinga em Alagoas. Durante a operação também foram encontrados fornos de carvão, mas os responsáveis conseguiram fugir e não houve flagrante.
Tecnologia
A utilização de imagens de satélite e de câmeras em drones é forte aliada na ação dos técnicos que atuam em campo. Com a tecnologia é possível fazer um mapeamento real do problema e ainda encontrar a localização exata para a identificação dos infratores. As equipes de fiscalização do IMA/AL têm nesses recursos uma estratégia para ampliação e melhoria dos trabalhos.
Um exemplo é a Operação Mandacaru, realizada na região do bioma Caatinga. Sem a ajuda das imagens, por exemplo, para mapear a mesma área poderia ser necessário mais tempo e mais equipes. Além disso, o órgão ainda disponibiliza o aplicativo IMA Denuncie, de modo gratuito, para smartphones, para pessoas denunciarem, de forma anônima e de qualquer lugar do Estado.
Últimas notícias
Fabrício Faustino reúne mais de 3 mil pessoas em festa inédita do Dia das Mães em Paulo Jacinto
Sem filtro e sem IA: nascer do sol no rio Madeira impressiona pelas cores vibrantes
Idosa se ajoelha para tentar impedir máquina de entrar em fazenda para obra de duplicação da GO-330
Criança de 11 anos é mordida por tubarão em praia de Pernambuco
[Vídeo] Escola Virgem dos Pobres traz experiência pedagógica da Itália para Arapiraca
Homem é morto e outro fica ferido em ataque a tiros no Tabuleiro do Martins, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
