Universitário de Arapiraca acusado de pirataria é alvo de operação da Deic
Estudante teve dispositivos eletrônicos apreendidos na manhã desta terça-feira (14)
Um jovem de 22 anos de idade, que cursa Ciências da Computação em Arapiraca, foi alvo de uma operação da Divisão Especial de Investigações e Capturas (Deic) que investiga crime contra propriedade intelectual - popularmente conhecido como pirataria - na internet.
Na manhã desta terça (14), uma agentes cumpriram mandado de busca e apreensão de dispositivos eletrônicos no endereço do jovem. De acordo com o delegado Sidney Tenório, titular da Seção de Crimes Cibernéticos da Polícia Civil, o jovem está sendo investigado por pirataria de animações japonesas.
“Foi cumprido, por determinação judicial, no município de Arapiraca, mandado de busca e apreensão, bloqueio e/ou suspensão de sites, desindexação de conteúdo em mecanismos de busca e remoção de perfis e páginas em redes sociais”, declarou o delegado, informando ainda que a operação contou com auxílio de perito da polícia de São Paulo.
Os policiais apreenderam CPU de computador, aparelho celular e outros dispositivos eletrônicos. As investigações sequem com a análise do material apreendido, que pode conter provas do crime contra propriedade intelectual.
Operação 404
A ação desencadeada em Arapiraca é desdobramento da Operação 404, deflagrada pelo Ministério da Justiça com o objetivo de combater a pirataria na internet no país, em cooperação com as associações de proteção da propriedade intelectual no Brasil.
No Brasil, a pena para quem pratica esse crime é de reclusão, de dois a quatro anos, e multa (art. 184, §3º do Código Penal Brasileiro). Os investigados podem ser indiciados ainda por associação criminosa (art. 288 – CP) e lavagem de capitais (art. 1º – Lei 9.613/1998).
Últimas notícias
Leonardo Dias denuncia que ambulâncias entregues por Lula ainda estão paradas
Alfredo Gaspar garante R$ 816,4 mil em investimentos para a região Norte de Alagoas
Com mais de 1.400 romeiros, São Sebastião realiza grande romaria em Juazeiro do Norte
Idoso atropelado em Maragogi aguarda cirurgia após material hospitalar acabar, diz família
Mulher é presa após agredir policial e causar confusão em via pública no Benedito Bentes
Mendes manda PF apurar suposta espionagem contra secretário do Recife
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
