Profissionais do HEA convocam população para o “Carnaval do Autocuidado”
Hospital de Emergência do Agreste funcionará com escalas especiais durante todos os dias do Carnaval

O Carnaval tem folia, música e dança. Olhando assim, este período do ano parece inofensivo e recheado apenas de alegria. Mas por trás de todas estas formas de animação, está a mistura perigosa do consumo exagerado de álcool e direção, além de outros tipos de situações que podem acarretar em problemas para a saúde. Os profissionais do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, estão preocupados e, por isso, fazem alertas para a população, convidando para o “Carnaval do Autocuidado”.
O termo “pular Carnaval” faz sentido com o frevo e o axé ecoando nos bailes e blocos. Mas é preciso ter precauções. O coordenador de fisioterapia do HEA, Gláucio Guedes, traz dicas para um Carnaval longe de lesões. “Utilizar tênis leves e confortáveis, como os que são utilizados para correr ou caminhar, porque acomodam melhor os pés e ajudam a amortecer os impactos nas articulações. É importante realizar exercícios de alongamento para a coluna, braços e pernas, para evitar lesões e impedir que a festa acabe mais cedo”, alertou Gláucio.
A nutricionista Julyanna Bernardino, coordenadora do setor de Nutrição e Dietética do HEA, recomenda que os foliões intercalem o consumo de bebida alcoólica e a ingestão de água. “Capriche no café da manhã incluindo frutas, proteínas e fibras. Evite passar longos períodos de jejum, fazendo pequenos lanches nos intervalos das refeições”, disse a nutricionista.
A coordenadora de psicologia do Hospital, Luana Lopes, explica que muita gente se desliga do mundo real para se dedicar inteiramente e perigosamente aos dias de folia, mas avisa: “É preciso estar sempre com atenção no que está fazendo para evitar problemas. As companhias precisam ser pessoas de confiança. Quem está solto na pista tem que entender que “não é não”! Além disso, lembrar que o Carnaval acaba, mas a vida continua depois, com a carga do que foi feito durante a festa”, alertou Luana.
O diretor médico do Hospital do Agreste, Vanderly Oliveira, salienta sobre os riscos de misturar bebida com direção. Ele cita que, durante o Carnaval de 2022, o maior hospital público do interior do Estado atendeu mais de 700 pessoas, sendo que quase 25% destes pacientes foram acolhidos em razão de acidentes de trânsito. A maioria, neste caso, envolvia motocicletas.
“Tem que usar o bom senso. Não adianta querer extravasar porque é carnaval mas sofrer um acidente grave e ficar com sequelas o resto da vida. As equipes estarão de plantão, mas ninguém quer ver você aqui. O que todos querem é que você curta, brinque, mas volte para casa com a família com saúde”, afirmou o diretor médico do HEA, Vanderly Oliveira, ao sentenciar: “Quando você cuida de você, consequentemente está cuidando do próximo”.
Últimas notícias

Julho Amarelo: Unidades de Saúde realizam DIA D para a população e levam informação e prevenção sobre as hepatites virais

Secretaria de Cultura de Penedo convoca artesãos interessados em expor na Feicusal

Prefeitura de Penedo amplia o Programa Saúde Bucal Noturno

Curso de Inglês e Plano de Turismo são destaques em reunião do COMTUR Penedo

Prefeito de Japaratinga anuncia interdição do Mirante Aruanã ponto turístico da cidade

Deputado Delegado Leonam cobra implementação do regime semiaberto em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
