No Mês da Mulher, Hospital de Emergência do Agreste realiza oficinas, palestras e atividades culturais
Programação especial terá como público-alvo funcionários, pacientes e familiares
No mês dedicado às mulheres, o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, realiza diversas atividades de valorização das servidoras, de atenção às pacientes que estão internadas, além de oferecer também palestras e oficinas para as acompanhantes que estão no dia a dia hospitalar.
Neste 1º de março, em parceria com o Grupo de Trabalho Humanizado (GTH) do hospital, a Brinquedoteca Alegre e Brinque promoveu atividades lúdicas com crianças. No espaço mágico, a criançada pôde pintar, fazer desenhos e produzir pulseiras para presentear as mães, a partir de temas em comemoração às mulheres. Ainda durante a ação, as crianças praticaram o exercício em benefício do amor, com as brinquedistas Thaisa Caroline Melo Silva e Eleis Pinheiro da Silva,.
“A ideia é mostrar para a criança a importância das mulheres. De maneira lúdica, deixar a turminha ciente de como o papel feminino é importante na construção de uma sociedade justa e igualitária”, disse Rodrigo Barbosa, coordenador do GTH do Hospital de Emergência do Agreste.
Dona Vanessa dos Anjos ganhou uma pulseira de presente. Mãe de F.A.C, de 5 anos de idade, internado para se recuperar de queimaduras, a dona de casa não escondeu a alegria. “É um momento de distração para a gente e para as crianças. Um alívio neste momento de dor. Este espaço da Brinquedoteca Alegre e Brinque é uma casinha que a acolhe. E com este tema sobre o Dia da Mulher, a gente fica orgulhosa”, revelou dona Vanessa, que também recebeu um brinde da equipe multidisciplinar.
Multiplicar
As ações vão se multiplicar durante as próximas semanas. No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, haverá celebração no refeitório do HEA com música ao vivo durante o horário do almoço. Ainda estão previstas oficinas de bijuteria, cinema Mulher Virtuosa, além de homenagem para as mulheres internadas nas enfermarias.
“É um mês especial e nossa programação é para as mulheres se sentirem valorizadas e reconhecidas no contexto social. Então, criamos as atividades para as profissionais, pacientes e acompanhantes terem a oportunidade de participar destes momentos”, declarou a assistente social Eliflan Pereira, integrante da Brinquedoteca Alegre e Brinque.
Neste calendário comemorativo, os profissionais dos setores de Serviço Social, Nutrição, Psicologia e Fisioterapia também vão realizar ações e palestras para beneficiar as mulheres no HEA. “Os setores funcionam em conjunto para fazer estas atividades que são essenciais neste trabalho de humanização dos atendimentos. Este acolhimento é muito importante tanto para as servidoras que tanto se entregam ao trabalho no hospital quanto para as pacientes e acompanhantes que participam desta rotina. É um mês recheado de palestras, oficinas e atividades lúdicas”, citou Bárbara Albuquerque, diretora do HEA.
Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, investir na humanização é o caminho fundamental para qualificar a assistência. “Como médico e servidor público, sei que o atendimento ágil e qualificado é importante, mas, é necessário estar atrelado a ações de humanização”, salientou o gestor da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).