Unicef destaca atuação da Prefeitura de Penedo em relação à infância
Penedo foi representada na live do Unicef Brasil e do Instituto da Infância (Ifan) pela assistente social e articuladora local do Selo Unicef, Darlene Nonato, e a psicóloga Valéria Brandão
O trabalho da Prefeitura de Penedo para garantir direitos de crianças e gestantes é destaque em nível nacional, com o Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI) elaborado no governo Ronaldo Lopes apresentado como referência para todos os municípios brasileiros habilitados para conquistar ou manter o Selo Unicef.
O planejamento que mantém a evolução dos indicadores estabelecidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância – órgão internacional que incentiva e reconhece avanços reais nas políticas públicas que analisa – foi destacado durante webinário realizado no último dia 10.
Penedo foi representada na live do Unicef Brasil e do Instituto da Infância (Ifan) pela assistente social e articuladora local do Selo Unicef, Darlene Nonato, e a psicóloga Valéria Brandão. Elas abordaram como o PMPI foi construído, um dos compromissos firmados pelo município, a partir das recomendações do Unicef.

De acordo com Darlene Nonato, o documento reúne o conjunto de ações das Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social, Educação e Infraestrutura que melhoram a qualidade de vida de crianças da faixa etária de 0 a 6 anos.
Prefeitura de Penedo cumpre metas do Selo Unicef para 2022
Os avanços do governo Ronaldo Lopes em aspectos como a qualificação da educação infantil, incentivo à alimentação saudável, combate à evasão escolar, vacinação, melhorias de espaços públicos, aprimoramento da atenção às gestantes, ampliação da cobertura de programas sociais de combate à fome e desnutrição mostram que o planejamento é realizado de forma prática e objetiva.
“É preciso ressaltar que o Prefeito Ronaldo Lopes é o maior incentivador das nossas ações e se o gestor é comprometido com o PMPI não tem como dar errado”, afirma Darlene Nonato, agradecendo ao Unicef Brasil pelo convite e o reconhecimento do trabalho intersetorial direcionado para o atendimento das demandas da primeira infância.

A psicóloga Valéria Brandão ressaltou que essa articulação entre setores do município é fundamental para elaborar o PMPI. “Precisamos saber o que os dados nos dizem sobre os indicadores para elaborar o diagnóstico e definir o que deve ser feito”.
Penedo realiza Fórum Comunitário do Selo Unicef para ações até 2024
O diálogo intersetorial é tão importante que até quando não há uma base prévia de dados, a troca de experiências e informações aponta o caminho.
Um exemplo é a exposição indevida da imagem da criança nas mídias, especialmente redes sociais. Apesar da ausência de números, o problema existe e para enfrentá-lo, o envolvimento da família é imprescindível, em conjunto com campanhas educativas nas escolas, por exemplo.
Com o PMPI concluído em dezembro de 2022, antes mesmo da ampliação do prazo para 31 de março pelo Unicef, a Prefeitura de Penedo se destaca porque atende as famílias que mais necessitam de políticas públicas bem planejadas e realizadas.
Últimas notícias
Leonardo Dias denuncia que ambulâncias entregues por Lula ainda estão paradas
Alfredo Gaspar garante R$ 816,4 mil em investimentos para a região Norte de Alagoas
Com mais de 1.400 romeiros, São Sebastião realiza grande romaria em Juazeiro do Norte
Idoso atropelado em Maragogi aguarda cirurgia após material hospitalar acabar, diz família
Mulher é presa após agredir policial e causar confusão em via pública no Benedito Bentes
Mendes manda PF apurar suposta espionagem contra secretário do Recife
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
