Unicef destaca atuação da Prefeitura de Penedo em relação à infância
Penedo foi representada na live do Unicef Brasil e do Instituto da Infância (Ifan) pela assistente social e articuladora local do Selo Unicef, Darlene Nonato, e a psicóloga Valéria Brandão

O trabalho da Prefeitura de Penedo para garantir direitos de crianças e gestantes é destaque em nível nacional, com o Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI) elaborado no governo Ronaldo Lopes apresentado como referência para todos os municípios brasileiros habilitados para conquistar ou manter o Selo Unicef.
O planejamento que mantém a evolução dos indicadores estabelecidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância – órgão internacional que incentiva e reconhece avanços reais nas políticas públicas que analisa – foi destacado durante webinário realizado no último dia 10.
Penedo foi representada na live do Unicef Brasil e do Instituto da Infância (Ifan) pela assistente social e articuladora local do Selo Unicef, Darlene Nonato, e a psicóloga Valéria Brandão. Elas abordaram como o PMPI foi construído, um dos compromissos firmados pelo município, a partir das recomendações do Unicef.

De acordo com Darlene Nonato, o documento reúne o conjunto de ações das Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social, Educação e Infraestrutura que melhoram a qualidade de vida de crianças da faixa etária de 0 a 6 anos.
Prefeitura de Penedo cumpre metas do Selo Unicef para 2022
Os avanços do governo Ronaldo Lopes em aspectos como a qualificação da educação infantil, incentivo à alimentação saudável, combate à evasão escolar, vacinação, melhorias de espaços públicos, aprimoramento da atenção às gestantes, ampliação da cobertura de programas sociais de combate à fome e desnutrição mostram que o planejamento é realizado de forma prática e objetiva.
“É preciso ressaltar que o Prefeito Ronaldo Lopes é o maior incentivador das nossas ações e se o gestor é comprometido com o PMPI não tem como dar errado”, afirma Darlene Nonato, agradecendo ao Unicef Brasil pelo convite e o reconhecimento do trabalho intersetorial direcionado para o atendimento das demandas da primeira infância.

A psicóloga Valéria Brandão ressaltou que essa articulação entre setores do município é fundamental para elaborar o PMPI. “Precisamos saber o que os dados nos dizem sobre os indicadores para elaborar o diagnóstico e definir o que deve ser feito”.
Penedo realiza Fórum Comunitário do Selo Unicef para ações até 2024
O diálogo intersetorial é tão importante que até quando não há uma base prévia de dados, a troca de experiências e informações aponta o caminho.
Um exemplo é a exposição indevida da imagem da criança nas mídias, especialmente redes sociais. Apesar da ausência de números, o problema existe e para enfrentá-lo, o envolvimento da família é imprescindível, em conjunto com campanhas educativas nas escolas, por exemplo.
Com o PMPI concluído em dezembro de 2022, antes mesmo da ampliação do prazo para 31 de março pelo Unicef, a Prefeitura de Penedo se destaca porque atende as famílias que mais necessitam de políticas públicas bem planejadas e realizadas.
Últimas notícias

Homem morde orelha da ex-companheira após discussão sobre pensão em Maceió

Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador acontecerá em Penedo no dia 10 de abril

Estudantes da rede pública assistem concerto didático da Orquestra Sinfônica do Brasil em Penedo

Prefeito Ronaldo Lopes visita instalações da faculdade de medicina de Penedo

Prefeitura de Palmeira lança edição 2025 do Programa Mais Água Agricultor nesta quarta-feira (02)

Prefeitura de Palmeira encerra mês de homenagens às mulheres com primeira edição da “Caminhada Delas”
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
