[Vídeo] Alunos, professores e servidores da educação ocupam ruas de Arapiraca em protesto contra o Novo Ensino Médio
Entenda os prós e os contras do novo sistema de ensino
![[Vídeo] Alunos, professores e servidores da educação ocupam ruas de Arapiraca em protesto contra o Novo Ensino Médio](https://img.7segundos.com.br/L2IADmDYbPV5Lbiu8FtKXtLKHWc=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2023-03-15-at-155936.jpeg)
Seguindo uma mobilização nacional, estudantes, professores, servidores da educação e entidades representativas ocuparam, na tarde desta quarta-feira (15), as ruas do Centro de Arapiraca, em protesto contra o Novo Ensino Médio.
O grupo se reuniu na tenda multicultural da Praça Luiz Pereira Lima - antiga praça da prefeitura - e percorreram, de forma pacífica, algumas ruas da região.
A luta é pela revogação da Lei nº 13.415/2017. Segundo a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), que mobilizou os manifestantes nacionalmente, o protesto é uma aula pública para discutir o novo modelo educacional.
A implementação do novo formato para o ensino médio se tornou obrigatória no ano passado e registrou uma série de problemas. Os estudantes reclamam, principalmente, de terem perdido tempo de aula de disciplinas tradicionais.
Em Arapiraca, participaram da passeata a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal).
Para o Ministério da Educação (MEC), a questão transcende a simples revogação e passa pelo debate sobre melhoria da qualidade. A pasta pretende fazer uma ampla pesquisa com toda a comunidade escolar para corrigir distorções.
O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que representa as redes estaduais, afirma que “aprimoramentos e ajustes” podem e devem ser discutidos, mas que a revogação “não é o caminho para tornar essa etapa mais atrativa ao estudante”.
O Novo Ensino Médio é uma reforma educacional que foi aprovada em 2017 e que busca tornar o currículo do Ensino Médio mais flexível e personalizado, para que os estudantes possam escolher as disciplinas que desejam estudar com mais profundidade. Os prós e contras dessa reforma incluem:
PRÓS:
- Flexibilidade: o novo currículo do Ensino Médio oferece mais flexibilidade para os alunos escolherem as disciplinas que desejam estudar com mais profundidade, de acordo com seus interesses e objetivos futuros.
- Foco no mercado de trabalho: a reforma do Ensino Médio busca aproximar a formação dos estudantes às necessidades do mercado de trabalho, oferecendo mais oportunidades para o desenvolvimento de competências técnicas e habilidades práticas.
- Preparação para o Enem: o novo Ensino Médio tem como objetivo ajudar os alunos a se prepararem melhor para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, consequentemente, para o ingresso no ensino superior.
- Ampliação do tempo escolar: a reforma propõe ampliar o tempo escolar para os estudantes, possibilitando um maior aprofundamento nos conteúdos e atividades propostos.
CONTRAS:
- Implementação: a implementação da reforma do Ensino Médio ainda é um desafio para muitas escolas, especialmente as públicas, que enfrentam problemas como falta de recursos e infraestrutura adequada.
- Desigualdade social: a flexibilidade do novo currículo pode favorecer alunos que têm mais recursos financeiros e apoio familiar para escolherem as disciplinas que desejam estudar, enquanto alunos em situação de vulnerabilidade podem não ter acesso às mesmas oportunidades.
- Redução das disciplinas obrigatórias: a reforma reduz o número de disciplinas obrigatórias, o que pode levar a uma formação mais superficial e menos abrangente dos estudantes.
- Falta de preparação dos professores: a reforma exige uma adaptação por parte dos professores, que precisam estar preparados para lidar com a nova estrutura curricular e com as demandas de um ensino mais personalizado e focado no mercado de trabalho. Muitos professores podem não estar preparados para essas mudanças.
Últimas notícias

Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador acontecerá em Penedo no dia 10 de abril

Estudantes da rede pública assistem concerto didático da Orquestra Sinfônica do Brasil em Penedo

Prefeito Ronaldo Lopes visita instalações da faculdade de medicina de Penedo

Prefeitura de Palmeira lança edição 2025 do Programa Mais Água Agricultor nesta quarta-feira (02)

Prefeitura de Palmeira encerra mês de homenagens às mulheres com primeira edição da “Caminhada Delas”

Caminhoneiro é vítima de emboscada na rodovia BR-101, em Porto Real do Colégio
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
