[Vídeo] Moradores fazem mutirão para reerguer Capela que teve torre destruída pela chuva em Traipu
Após o episódio, Defesa Civil Municipal de Traipu recomendou a demolição da capela
Moradores do Povoado Capivara, zona rural de Traipu, decidiram realizar uma espécie de mutirão com o objetivo de promover a limpeza, e consequentemente, a reconstrução da Capela de Santa Cruz, localizada na comunidade.
Felizmente, os fiéis que haviam ido ao local rezar um terço, como faziam rotineiramente, já haviam deixado as dependências do templo e ninguém ficou ferido, na ocasião.
No dia 22 de julho, a Coordenação da Defesa Civil Municipal de Traipu decidiu interditar a Capela de Santa Cruz, recomendando a demolição do templo religioso.
Na época, o Coordenador da Defesa Civil Municipal de Traipu, Maurício Machado, informou que toda a estrutura da igreja precisava ser demolida por causa do risco de desabamento do restante da estrutura, mas a demolição da estrutura ficaria a cargo da Diocese de Penedo, responsável pela igreja.
Quase oito meses já se passaram após o episódio e nesta semana, a redação do Portal7Segundos recebeu alguns vídeos e fotos de moradores do povoado Capivara trabalhando em mutirão para reconstruir a Capela. Nas imagens as pessoas aparecem com pás e enxadas, alguns retirando os entulhos do local, outros, inclusive mulheres, carregando baldes com o material retirado de dentro e dos arredores da igreja.
As pessoas entram e saem da parte que ficou de pé da capela, aparentemente, sem medo de que algum outro incidente possa acontecer, relacionado à estrutura do templo religioso. Algumas crianças também aparecem nas imagens vendo os adultos trabalharem.
Do lado de fora, há uma pilha enorme de tijolos na frente da capela, que provavelmente, deverão ser usados na reconstrução do templo. Assista ao vídeo abaixo:
Após receber as imagens enviadas à redação do 7Segundos por uma moradora da comunidade, a reportagem voltou a entrar em contato com o Coordenador da Defesa Civil Municipal de Traipu, Maurício Machado, para saber se o templo já foi liberado para algum tipo de intervenção.
Em resposta, Maurício Machado explicou que esteve em Penedo há alguns meses para manter contato com o bispo diocesano Dom Valdemir Ferreira e que ele, Maurício Machado, havia explicado ao bispo que a decisão pela interdição e demolição da igreja havia sido tomada tendo como base também uma intervenção do Ministério Público no caso, baseada também na recomendação dos técnicos da Defesa Civil de Traipu, que constataram o risco de desabamento da capela.
Maurício Machado disse ainda que retirada do material que estava na igreja não foi autorizada pela Defesa Civil Municipal de Traipu, que ainda segundo Maurício, não repassou qualquer tipo de orientação à população nesse sentido.
A redação do 7Segundos entrou em contato com o pároco da comunidade Capivara, padre Niraldo, que informou não estar autorizado pela Diocese de Penedo para falar sobre o assunto.
Em contato com o padre Geraldo, pároco geral de Traipu, ele informou à reportagem que o padre Niraldo é o responsável pelo acompanhamento da comunidade.
Últimas notícias
Queda em obra mata trabalhador de 58 anos em Rio Largo; suspeita é de choque
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro e lesão corporal em Barra de Santo Antônio
Sine Jaraguá vai suspender atendimento ao público para mudança de prédio
PMAL e órgãos ambientais deflagram ações integradas para proteção do meio ambiente
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
