Mundo

Menino sofre de tosse constante e médicos acham mola de metal no pulmão

O paraguaio de cinco anos sofria de uma tosse persistente desde dezembro

Por UOL 17/03/2023 10h10
Menino sofre de tosse constante e médicos acham mola de metal no pulmão
A mola de metal foi detectada na região do pulmão da criança por raio-X - Foto: Reprodução/Instagram

Um menino de 5 anos teve uma mola de metal removida de seu pulmão, depois do objeto ficar preso lá por três meses. 

O paraguaio de cinco anos sofria de uma tosse persistente desde dezembro, antes que seus pais decidissem levá-lo ao médico.

O menino foi submetido a um raio-X e os médicos ficaram surpresos ao encontrar um objeto de metal em seu pulmão esquerdo.

De acordo com o jornal Mirror, a criança, cujo nome não foi revelado, foi tratada primeiro no Hospital Regional de Villarrica e depois foi transferida para o Instituto Nacional de Doenças Respiratórias e Ambientais para tratamento urgente. O menino agora está em condição estável depois que os médicos removeram com sucesso a mola em 8 de março.

Responsável pela cirurgia, o médico Carlos Morinigo afirmou que o procedimento foi complicado devido ao tempo que o objeto metálico ficou alojado no pulmão do menino, assim como aos danos que ele causou durante esse período.

Apesar de causar uma "provável diminuição" na capacidade do pulmão, Morinigo enfatizou que o órgão provavelmente melhorará à medida que o menino crescer com o tempo.

O médico também explicou que possivelmente a mola de metal foi engolida pela criança durante a ausência dos pais, embora não tenha sido descoberto o momento em que isso aconteceu. Além disso, ele apontou que a família não tem o costume de levar a criança ao médico para fazer exames de rotina, o que impossibilitou a identificação prévia do objeto dentro do corpo do menor.

Diante da situação, Morinigo reforça que os pais fiquem atentos com as crianças pequenas e devem sempre levá-las ao médico se desenvolverem um problema persistente.

Menina ficou com moeda na garganta por um ano

Embora pareça um caso comum, muitos médicos se surpreendem quando crianças são encaminhadas à emergência por engolir objetos e as coisas não serem exatamente o que parecem.

Há dois anos, uma menina de quatro anos engoliu uma moeda que ficou alojada em seu corpo por mais de um ano. A garota mora em Somerset, no Reino Unido.

Depois que ela engoliu o objeto, seus pais imediatamente a levaram para o hospital para fazer um exame de raio-X, mas havia mais surpresas por vir.

O procedimento mostrou duas moedas empilhadas uma sobre a outra em sua garganta, e os médicos disseram que parecia que ela havia engolido a moeda anterior há mais de um ano. A menina foi submetida a uma cirurgia de três horas para retirar a moeda, pois os cirurgiões queriam fazer isso sem cortar ainda mais o esôfago.