[Vídeo] Arapiraca vai sediar o 1º Simpósio Alagoano de Inclusão Escolar sobre autismo neste final de semana
Especialistas e autistas serão os palestrantes do evento que participarão de rodas de conversa com os participantes do evento no Colégio Multivisão
Os desafios da pessoa com autismo no ambiente escolar serão debatidos por especialistas e autistas no 1º Simpósio Alagoano de Inclusão Escolar, que será realizado neste final de semana, sábado (1º) e domingo (2), no auditório do Colégio Multivisão, no bairro Caititus, em Arapiraca.
De acordo com a organizadora do evento, Anielle Oliveira, terapeuta ocupacional e de Integração Sensorial na escola, o tema refletirá as dificuldades de pais de crianças e jovens autistas em encontrar escolas preparadas, sobretudo o corpo docente, para lidar com as particularidades das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e inseri-las no contexto escolar.
Diversos profissionais e especialistas em autismo, inclusive palestrantes com autismo, irão participar do simpósio de forma integrada em que eles ministraram temas de inclusão e de direito às pessoas autistas à educação, como também irão participar de rodas de conversas, debatendo com os pais, professores e os demais participantes do evento sobre comunicação e a inclusão de autistas em sala de aula e maternidade atípica.
Serão três palestrantes de Arapiraca e três de outros estados que irão contribuir com suas experiências e vivências na luta pela inclusão do autismo na educação. Na ocasião, haverá a apresentação do livro "Diário do Dan" do jovem autista Danilo José Barbosa, relatando sua experiência como estudante do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Básica Professor José Quintella Cavalcanti, no bairro Baixão, em Arapiraca.
No sábado (1º/04) o credenciamento do simpósio começará às 8 horas e às 9h30 terá a palestra do advogado Thiago Arns sobre "Direitos dos Portadores de TEA", seguida de roda de conversa. No período da tarde, às 14h, haverá a palestra "Como Efetivar a Educação Inclusiva do Discurso à Prática", com a psicopedagoga, professora e escritora autista Lucielys Magalhães. A palestra de encerramento às 16 horas irá tratar sobre "Como adaptara material escolar para alunos autistas", com o doutor em linguística e pai atípico, Hudson Veras.
No domingo (2/04) e último dia, a fonoaudióloga e autista Gledinice Silva vai abordar o tema "Como me comunicar com um aluno não verbal e incluí-lo", às 9 horas, e às 10 horas abertura para perguntas dos participantes. "Experiências de maternidade atípica e os processos de inclusão escolar" serão tratados a partir das 11 horas pela psicóloga e mãe atípica Fabiana Rocha. À tarde, às 14 horas, será a apresentação do livro "Diário do Dan - Parte I", com relatos do Ensino Médio pelo estudante autista Danilo José Barbosa. E o encerramento será feito pela organizadora do evento e terapeuta ocupacional e Integração Sensorial na escola, Anielle Oliveira.
Assista ao vídeo sobre o simpósio com a entrevista de Anielle Oliveira:
Serviço:
O que: 1º Simpósio Alagoano de Inclusão Escolar: Autismo
Onde: Auditório do Colégio Multivisão, Rua São João, 680, bairro Caititus, Arapiraca-AL
Quando: Sábado (1º/04) e domingo (2/04)
Horário: Das 8h às 12h e das 14h às 17h
Instagram: @anielleoliveira_t.o
Contato: (82) 9.9165-8593
Últimas notícias
Ex-ministro de Bolsonaro distribui adesivos pró-Flávio no Carnaval
Morre Robert Duvall, ator de 'O Poderoso Chefão' e 'Apocalypse Now', aos 95 anos
PM combate o tráfico e outros crimes no interior do estado
Cantor Igor Kannário faz declarações polêmicas sobre Ivete e repercute na web
Polícia Civil investiga ataque a tiros que deixou um morto e dois feridos em Carneiros
Homem com mandado por violência doméstica é preso após ser identificado por reconhecimento facial em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
