[Vídeo] Arapiraca vai sediar o 1º Simpósio Alagoano de Inclusão Escolar sobre autismo neste final de semana
Especialistas e autistas serão os palestrantes do evento que participarão de rodas de conversa com os participantes do evento no Colégio Multivisão
Os desafios da pessoa com autismo no ambiente escolar serão debatidos por especialistas e autistas no 1º Simpósio Alagoano de Inclusão Escolar, que será realizado neste final de semana, sábado (1º) e domingo (2), no auditório do Colégio Multivisão, no bairro Caititus, em Arapiraca.
De acordo com a organizadora do evento, Anielle Oliveira, terapeuta ocupacional e de Integração Sensorial na escola, o tema refletirá as dificuldades de pais de crianças e jovens autistas em encontrar escolas preparadas, sobretudo o corpo docente, para lidar com as particularidades das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e inseri-las no contexto escolar.
Diversos profissionais e especialistas em autismo, inclusive palestrantes com autismo, irão participar do simpósio de forma integrada em que eles ministraram temas de inclusão e de direito às pessoas autistas à educação, como também irão participar de rodas de conversas, debatendo com os pais, professores e os demais participantes do evento sobre comunicação e a inclusão de autistas em sala de aula e maternidade atípica.
Serão três palestrantes de Arapiraca e três de outros estados que irão contribuir com suas experiências e vivências na luta pela inclusão do autismo na educação. Na ocasião, haverá a apresentação do livro "Diário do Dan" do jovem autista Danilo José Barbosa, relatando sua experiência como estudante do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Básica Professor José Quintella Cavalcanti, no bairro Baixão, em Arapiraca.
No sábado (1º/04) o credenciamento do simpósio começará às 8 horas e às 9h30 terá a palestra do advogado Thiago Arns sobre "Direitos dos Portadores de TEA", seguida de roda de conversa. No período da tarde, às 14h, haverá a palestra "Como Efetivar a Educação Inclusiva do Discurso à Prática", com a psicopedagoga, professora e escritora autista Lucielys Magalhães. A palestra de encerramento às 16 horas irá tratar sobre "Como adaptara material escolar para alunos autistas", com o doutor em linguística e pai atípico, Hudson Veras.
No domingo (2/04) e último dia, a fonoaudióloga e autista Gledinice Silva vai abordar o tema "Como me comunicar com um aluno não verbal e incluí-lo", às 9 horas, e às 10 horas abertura para perguntas dos participantes. "Experiências de maternidade atípica e os processos de inclusão escolar" serão tratados a partir das 11 horas pela psicóloga e mãe atípica Fabiana Rocha. À tarde, às 14 horas, será a apresentação do livro "Diário do Dan - Parte I", com relatos do Ensino Médio pelo estudante autista Danilo José Barbosa. E o encerramento será feito pela organizadora do evento e terapeuta ocupacional e Integração Sensorial na escola, Anielle Oliveira.
Assista ao vídeo sobre o simpósio com a entrevista de Anielle Oliveira:
Serviço:
O que: 1º Simpósio Alagoano de Inclusão Escolar: Autismo
Onde: Auditório do Colégio Multivisão, Rua São João, 680, bairro Caititus, Arapiraca-AL
Quando: Sábado (1º/04) e domingo (2/04)
Horário: Das 8h às 12h e das 14h às 17h
Instagram: @anielleoliveira_t.o
Contato: (82) 9.9165-8593
Últimas notícias
Hospital de Emergência realiza captação de córneas e rins para transformar quatro vidas em AL
Prefeitura de Arapiraca está inscrições abertas para mais dois cursos profissionalizantes
Projeto de incentivo à leitura precisa da doação de carcaças de geladeira
IMA orienta para riscos e regras ao encontrar peixes-boi e tartarugas no litoral de AL
Consumo deve crescer na Copa e impulsionar serviços e casas de aposta
HEA acolhe mais de 780 pessoas no feriadão da Consciência Negra
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
