Geral

Em reunião com o comando do 3º BPM, vereadora solicita ação efetiva da PM para quem assediar mulher em estádio de futebol

Vereadora lamentou que uma mulher foi assediada em jogo do ASA e não teve a proteção da equipe policial

Por 7segundos 01/04/2023 09h09 - Atualizado em 01/04/2023 15h03
Em reunião com o comando do 3º BPM, vereadora solicita ação efetiva da PM para quem assediar mulher em estádio de futebol
Em reunião com o comando do 3º BPM, vereadora solicita ação efetiva da PM a quem assediar mulher em estádio de futebol - Foto: Assessoria

Hoje, a partir das 16h, acontece no estádio municipal Coaracy da Mata Fonseca, a primeira partida da final do campeonato alagoano 2023 entre as equipes ASA e CRB. Preocupada com a segurança da torcida, especialmente, das mulheres, a vereadora Fany Gabriella, a Dra. Fany, esteve reunida com o comandante interino do 3º Batalhão Militar de Polícia (3º BPM), Major Marcos Aurélio Ribeiro para solicitar uma atenção especial no que se refere a garantia da proteção das mulheres contra os assédios que elas sofrem em diversos ambientes, nesse caso em um estádio de futebol.

A vereadora relembrou que recentemente em um jogo do ASA Fumeirão, uma torcedora, que estava acompanhada do marido e colegas foi assediada, e infelizmente, não teve o apoio necessário da guarnição policial que estava em serviço naquela ocasião.

“ Ele foi assediada e desqualificada verbalmente por um torcedor diante da equipe policial que foi inerte e não retirou o agressor do estádio nem tampouco de perto da vítima que continuou sendo acuada com palavras e outras importunações. Inadmissível uma situação dessa de quem tem o dever de proteger os cidadãos”, ressaltou a vereadora.

O comandante interino do 3º BPM afirmou que a Polícia Militar não coaduna com esse tipo de conduta e foi instaurado um processo administrativo interno para apurar as circunstâncias que envolveram esse caso.

“Nós nos solidarizamos com a vítima e com seus familiares que foram recebidos aqui no meu gabinete.Eu lhes garanti que todas as medidas administrativamente serão tomadas na conclusão final do processo", afirmou o comandante.

Major Ribeiro afirmou também que na partida deste sábado (01) ele determinou que as torcedoras serão revistadas em uma fila específicas só pra mulheres e que o efetivo feminino para a revista foi reforçado.

“ Culturalmente a mulher é vista como algo que está disponível para a lascívia dos assediadores mas esse tipo de conduta já foi tipificada como crime e não podemos permitir mais esse tipo de comportamento”, defendeu.


A vereadora Dra. Fany agradeceu a receptividade de um comandante tão jovem mais com um olhar e sensibilidade necessários a estes casos que envolvem a proteção, os direitos e o respeito às mulheres.

“ Mulher pode e deve ir aos estádios quando ela quiser, vestidas como quiser. Mulher não é uma mercadoria que atrai a muitas pessoas e por isso elas se acham no direito de agir e falar o que quiserem. Respeitem as mulheres”, finalizou a vereadora.

Defensoria Pública 

Proibido de frequentar estádio de futebol e obrigado a manter distância mínima de 500 metros da mulher que assediou. Esta foi a medida protetiva garantida pela Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL), nesta semana, contra um homem que cometeu importunação sexual dentro de um estádio de futebol em Arapiraca. 

A ordem judicial, que tem duração inicial de seis meses, prevê, ainda, que o acusado não pode comparecer em qualquer estabelecimento que a vítima, testemunhas do ocorrido e familiares da vítima compareçam com frequência, tais como residência de familiares, locais de trabalho, entre outros, devendo manter distância de 500 metros de todos. 

Além disso, o acusado foi proibido de manter qualquer tipo de comunicação com a vítima, inclusive, por telefone. O descumprimento da medida protetiva poderá implicar na decretação da prisão do acusado.