Acidentes

Diversão não pode terminar em tragédia, alerta diretor Médico do HEA

Vanderly Oliveira falou sobre o uso excessivo de vinho nesse período

Por 7segundos com assessoria 06/04/2023 09h09
Diversão não pode terminar em tragédia, alerta diretor Médico do HEA
Vanderly Oliveira. diretor médico do HEA - Foto: Assessoria

O Feriadão de Páscoa preocupa os profissionais de saúde do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca. Historicamente, a movimentação durante o feriadão religioso é mais intensa até que o Carnaval. Os registros apontam que há aumento de 30% nos atendimentos em relação à Folia de Momo.

Para os profissionais, muitas pessoas exageram na ingestão de bebidas alcoólicas, principalmente o vinho. “A população precisa ter consciência de que bebida alcoólica e direção não se misturam. Além de ser crime, coloca a vida de muita gente em risco. A diversão aproveitando o feriadão não pode acabar em tragédia”, afirmou o diretor médico do HEA, Vanderly Oliveira, ao sentenciar: “Muita gente começa a beber vinho e exagera na dose”.O Hospital de Emergência do Agreste é referência para atendimentos a traumas. A unidade acolhe pacientes provenientes de 46 municípios que fazem parte da II Macrorregião de Saúde, composta pelas regiões Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.

Preocupação

“As famílias se reúnem neste feriado, e, com a ingestão de bebida alcoólica, muitas mágoas e rancor vêm à tona. É muito comum darem entrada vítimas de violência por agressão entre familiares”, explicou o médico.

As espinhas de peixe também provocam muitas vítimas. “A gente já sabe que, após o horário de almoço, começam a registrar atendimentos a pessoas com espinha de peixe presa na garganta. Precisa prestar atenção na hora de comer para tirar a espinha. Cuidado redobrado para crianças e idosos”, salientou Vanderly Oliveira.