O que Bolsonaro tem a ver com a derrocada de Sikêra Júnior na RedeTV!
Entre outros absurdos, Sikêra Jr. se referiu aos homossexuais como "raça desgraçada

A queda de Sikêra Júnior representa o enfraquecimento do bolsonarismo na grande mídia. Demitido pela RedeTV!, o apresentador conquistou fama como um dos principais porta-vozes da ideologia associada ao ex-presidente. Ele recebeu cachês da Presidência para divulgar campanhas e informações.
Inicialmente comparado a Ratinho e Datena, adotou um discurso interpretado como reacionário e sensacionalista. Virou alvo de críticas de ativistas de diferentes causas e alguns famosos como Xuxa, a ex-BBB Ana Paula Renault e o apresentador Neto.
O ‘Alerta Nacional’, produzido pela TV A Crítica de Manaus (AM) e retransmitido pela emissora paulista, foi o programa em que Jair Bolsonaro apareceu mais vezes ao longo dos 4 anos de mandato. Concedeu longas entrevistas ao vivo, inclusive de um hospital em uma de suas internações.
As visitas do político ao estúdio foram marcadas por polêmicas e deboches. Em 23 de abril de 2021, por exemplo, o então presidente comparou um rapaz fantasiado de jumento a Lula, chegando a imitar a voz grave do petista ao dizer um de seus bordões. “Companheiro, companheiro.”
A atração populista comandada por Sikêra Júnior usou o mundo cão para justificar o conservadorismo defendido por bolsonaristas e disseminou preconceitos que suscitaram acusações de racismo, homofobia, misoginia e negacionismo da ciência – discriminações também ligadas à figura pública de Bolsonaro.
Propagado pelo canal como grande revelação da TV e gerador de audiência (tirava do traço e chegava a marcar 3 pontos nas melhores fases), o comunicador logo entrou em decadência, perdeu a maior parte do público e acumulou processos na Justiça.
A derrota de Bolsonaro na eleição de outubro de 2022 ampliou a crise entre Sikêra Júnior e a emissora de Amilcare Dallevo Jr. e Marcelo de Carvalho.
Em seu pior momento no Ibope desde a inauguração em 1999, a RedeTV! busca se dissociar da política e do bolsonarismo para atrair mais telespectadores e anunciantes, e também fazer um aceno amistoso ao governo Lula. Precisa reabilitar a imagem para garantir a sobrevivência do negócio.
O declínio de Sikêra Júnior no âmbito nacional prova que o jornalismo policialesco está em baixa na TV aberta. É importante separar esse tipo de atração apelativa de programas baseados em ações policiais e na exposição realista da violência urbana, como o ‘Operação de Risco’, também na RedeTV!, apresentado pelo respeitado ex-delegado Jorge Lordello.
Últimas notícias

Clube do Servidor será palco da Copa da Liga Arapiraquense de Futsal neste fim de semana

Polícia Civil prende homem acusado de estupro contra adolescente em Carneiros
Alta hospitalar para a morte? MP denuncia abandono de pacientes sem condições de autocuidado em Alagoas

Drone salva cachorro que estava com a cabeça presa em pote nos EUA

iFood e Mottu fecham parceria para facilitar aluguel de motos a entregadores de delivery

Agosto Lilás: Secretaria da Mulher e Patrulha Maria da Penha orientam estudantes em Penedo
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
