Quadrilha Junina Canarraiá está em ritmo intenso de preparação para o São João 2023
O grupo é do bairro Canafístula, um dos mais tradicionais de Arapiraca
A Quadrilha Junina Canarraiá, uma das mais tradicionais de Arapiraca, está em ritmo intenso de ensaios, se preparando para mais um São João. Fundada em 1985, no bairro Canafistula, o grupo cultural passou a adotar o padrão estilizado em 2000, e já acumula muitos títulos em sua bagagem.
No entanto, segundo o presidente do grupo, Damião Oliveira, a preparação para o São João deste ano está sendo um pouco mais difícil por causa da falta de brincantes.
"Nosso forte é a nossa base. As crianças da Canarraiá Kids vão crescendo e já entram na juvenil, a exemplo de muitos brincantes deste ano, temos a jovem Heloise Magalhães, que é sobrinha de Wellington Magalhães, um dos fundadores da Canarraiá no padrão estilizado. A família mantém a tradição através dessa nova geração", explicou.
Para Heloise Magalhães, a oportunidade de dançar na Canarraiá Juvenil é um sonho realizado.
"Estou muito feliz e me sentindo realizada em poder, pelo segundo ano consecutivo, dançar na Canarraiá Juvenil. Antes da pandemia, eu dançava na Kids e tinha um grande sonho de dançar na juvenil, seguindo o exemplo da minha mãe e do meu tio", disse a adolescente.
Apesar das dificuldades, a Canarraiá está trabalhando duro para preparar uma apresentação inesquecível para o São João 2023. A expectativa é que a quadrilha, que já é um dos destaques da festa junina em Arapiraca há mais de duas décadas, surpreenda o público mais uma vez, com sua animação, coreografias e figurinos.
As quadrilhas juninas são uma das principais manifestações culturais do Nordeste brasileiro e exercem um papel fundamental na preservação e difusão das tradições regionais. Com origens que remontam aos festejos populares da Europa, as quadrilhas juninas se adaptaram aos costumes locais e se tornaram uma forma de celebração única e autêntica.
Além de promoverem a diversão e o entretenimento, as quadrilhas juninas são um importante meio de valorização da cultura popular nordestina. Através da dança, música e indumentária típica, as quadrilhas contribuem para a preservação das tradições, histórias e costumes da região.
As quadrilhas juninas também têm um impacto econômico significativo, já que a preparação e realização dos festejos envolvem uma série de atividades, como a confecção de roupas e adereços, a produção de comidas típicas e a contratação de bandas e músicos locais.
Últimas notícias
Alagoas terá ensino integral universal e oferta ampliada de cursos profissionalizantes até 2026
Após decisão do Congresso, Teca Nelma chama população às ruas contra o PL da Dosimetria
Projeto de Cibele Moura vai transformar Igreja de São Bastião de Arapiraca em Patrimônio Imaterial
[Vídeo] Jovem arapiraquense que aguardava cirurgia há dois meses é operado em Maceió
Polícia Militar prende suspeito de torturar e matar casal na Grota do Rafael, no Jacintinho
Fim de semana tem predomínio de sol, mas baixa umidade relativa do ar preocupa
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
