Quadrilha Junina Canarraiá está em ritmo intenso de preparação para o São João 2023
O grupo é do bairro Canafístula, um dos mais tradicionais de Arapiraca
A Quadrilha Junina Canarraiá, uma das mais tradicionais de Arapiraca, está em ritmo intenso de ensaios, se preparando para mais um São João. Fundada em 1985, no bairro Canafistula, o grupo cultural passou a adotar o padrão estilizado em 2000, e já acumula muitos títulos em sua bagagem.
No entanto, segundo o presidente do grupo, Damião Oliveira, a preparação para o São João deste ano está sendo um pouco mais difícil por causa da falta de brincantes.
"Nosso forte é a nossa base. As crianças da Canarraiá Kids vão crescendo e já entram na juvenil, a exemplo de muitos brincantes deste ano, temos a jovem Heloise Magalhães, que é sobrinha de Wellington Magalhães, um dos fundadores da Canarraiá no padrão estilizado. A família mantém a tradição através dessa nova geração", explicou.
Para Heloise Magalhães, a oportunidade de dançar na Canarraiá Juvenil é um sonho realizado.
"Estou muito feliz e me sentindo realizada em poder, pelo segundo ano consecutivo, dançar na Canarraiá Juvenil. Antes da pandemia, eu dançava na Kids e tinha um grande sonho de dançar na juvenil, seguindo o exemplo da minha mãe e do meu tio", disse a adolescente.
Apesar das dificuldades, a Canarraiá está trabalhando duro para preparar uma apresentação inesquecível para o São João 2023. A expectativa é que a quadrilha, que já é um dos destaques da festa junina em Arapiraca há mais de duas décadas, surpreenda o público mais uma vez, com sua animação, coreografias e figurinos.
As quadrilhas juninas são uma das principais manifestações culturais do Nordeste brasileiro e exercem um papel fundamental na preservação e difusão das tradições regionais. Com origens que remontam aos festejos populares da Europa, as quadrilhas juninas se adaptaram aos costumes locais e se tornaram uma forma de celebração única e autêntica.
Além de promoverem a diversão e o entretenimento, as quadrilhas juninas são um importante meio de valorização da cultura popular nordestina. Através da dança, música e indumentária típica, as quadrilhas contribuem para a preservação das tradições, histórias e costumes da região.
As quadrilhas juninas também têm um impacto econômico significativo, já que a preparação e realização dos festejos envolvem uma série de atividades, como a confecção de roupas e adereços, a produção de comidas típicas e a contratação de bandas e músicos locais.
Últimas notícias
Ufal abre chamada pública para ocupação de quiosques e espaços
Vestibulares do Ifal têm inscrições abertas em seis campi
Crianças ficam feridas após caírem da sacada de casarão abandonado no Jaraguá
Justiça decreta prisão temporária de suspeito de matar ex-companheira em Pindorama
Cliente diz ter sido expulsa de loja e caso acaba em demissão
Saiba quem eram as vítimas sequestradas e assassinadas na Grota do Rafael
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
