Arapiraca

Quadrilha Junina Canarraiá está em ritmo intenso de preparação para o São João 2023

O grupo é do bairro Canafístula, um dos mais tradicionais de Arapiraca

Por 7Segundos 06/05/2023 08h08
Quadrilha Junina Canarraiá está em ritmo intenso de preparação para o São João 2023
Quadrilha Junina Canarraiá segue em ritmo acelerado de preparação - Foto: Cortesia ao Portal 7Segundos

A Quadrilha Junina Canarraiá, uma das mais tradicionais de Arapiraca, está em ritmo intenso de ensaios, se preparando para mais um São João. Fundada em 1985, no bairro Canafistula, o grupo cultural passou a adotar o padrão estilizado em 2000, e já acumula muitos títulos em sua bagagem.

No entanto, segundo o presidente do grupo, Damião Oliveira, a preparação para o São João deste ano está sendo um pouco mais difícil por causa da falta de brincantes. 

"Nosso forte é a nossa base. As crianças da Canarraiá Kids vão crescendo e já entram na juvenil, a exemplo de muitos brincantes deste ano, temos a jovem Heloise Magalhães, que é sobrinha de Wellington Magalhães, um dos fundadores da Canarraiá no padrão estilizado. A família mantém a tradição através dessa nova geração", explicou.

Para Heloise Magalhães, a oportunidade de dançar na Canarraiá Juvenil é um sonho realizado. 

"Estou muito feliz e me sentindo realizada em poder, pelo segundo ano consecutivo, dançar na Canarraiá Juvenil. Antes da pandemia, eu dançava na Kids e tinha um grande sonho de dançar na juvenil, seguindo o exemplo da minha mãe e do meu tio", disse a adolescente.

Apesar das dificuldades, a Canarraiá está trabalhando duro para preparar uma apresentação inesquecível para o São João 2023. A expectativa é que a quadrilha, que já é um dos destaques da festa junina em Arapiraca há mais de duas décadas, surpreenda o público mais uma vez, com sua animação, coreografias e figurinos.

As quadrilhas juninas são uma das principais manifestações culturais do Nordeste brasileiro e exercem um papel fundamental na preservação e difusão das tradições regionais. Com origens que remontam aos festejos populares da Europa, as quadrilhas juninas se adaptaram aos costumes locais e se tornaram uma forma de celebração única e autêntica.

Além de promoverem a diversão e o entretenimento, as quadrilhas juninas são um importante meio de valorização da cultura popular nordestina. Através da dança, música e indumentária típica, as quadrilhas contribuem para a preservação das tradições, histórias e costumes da região.

As quadrilhas juninas também têm um impacto econômico significativo, já que a preparação e realização dos festejos envolvem uma série de atividades, como a confecção de roupas e adereços, a produção de comidas típicas e a contratação de bandas e músicos locais.