Secretaria de Educação informa que tentativa de invasão à escola foi impedida por vigilante
Jovem de 19 foi preso em flagrante e sofre de transtornos psiquiátricos
De acordo com nota conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria de Ordem Pública, o ocorrido na Escola Djalma Matheus Santana, bairro Primavera, em Arapiraca, na tarde desta terça-feira (23), não colocou em risco os alunos e alunas da instituição.
As secretarias informam que apesar do trabalhador ter sido ferido, a escola colocou em prática protocolos de segurança que conseguiram evitar que o agressor tivesse contato com qualquer estudante da instituição. A escola retomará as atividades na quarta-feira e receberá reforço na segurança. Leia a nota, na íntegra, ao final da matéria.
Saiba mais sobre o ocorrido:
Um jovem de 19, armado com um pedaço de vidro, tentou invadir a Escola Municipal Djalma Matheus Santana, pouco depois das 13h, horário de entrada dos alunos do vespertino.
O vigilante que cuidava da portaria da escola impediu o agressor de entrar e foi ferido com o objeto perfuro-cortante. Com a chegada de outros funcionários, o agressor desistiu e voltou para casa.
A informação se espalhou rapidamente no bairro e pouco depois vários pais de alunos assustados foram buscar os filhos na escola, que suspendeu as aulas pelo resto do dia.
O Samu foi acionado para prestar os primeiros socorros ao vigilante, que foi levado para o Hospital de Emergência do Agreste. Ele foi submetido a uma cirurgia no ombro.
O agressor foi detido pouco depois em casa e levado para a Central de Polícia. Segundo informações, ele sofre de transtornos psicológicos, toma remédios controlados e até duas semanas atrás estava internado no Hospital Psiquiátrico Teodora Albuquerque, mais conhecido como ITA.
A mãe dele informou que, em decorrência dos transtornos psicológicos ele respondeu por ato infracional análogo à tentativa de homicídio quando era menor.
A Polícia Militar informou que o jovem vinha planejado a invasão à escola há alguns dias. O agressor foi autuado em flagrante por tentativa de homicídio.
Nota conjunta das secretarias de Educação e Ordem Pública:
As secretarias Municipais de Educação e Esporte e de Ordem Pública informam que o ocorrido nesta terça-feira (23) na Escola Municipal Djalma Matheus Santana foi contido e, embora o vigilante tenha sido atingido por um objeto perfurocortante utilizado por um indivíduo já devidamente identificado, os danos foram minimizados graças a ação de controle já adotado nas escolas municipais.
O indivíduo foi detido pelas forças de segurança e em seguida direcionado para a Central de Polícia Civil de Arapiraca, onde foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). O ato aconteceu de forma direcionada ao vigilante.
Para a preservação dos alunos e alunas, todos os protocolos de segurança foram realizados pelos profissionais da Instituição de Ensino - conforme orientações realizadas durante formação com gestores -, evitando, dessa forma, quaisquer contatos com o agressor.
O servidor municipal está sob os cuidados da equipe médica do Hospital de Emergência do Agreste (HEA) e nesse momento, ele também recebe apoio da prefeitura, que ressalta, ainda, que a prioridade do momento é garantir a sua recuperação e bem-estar.
As secretarias informam, também, que para o retorno das atividades desta quarta-feira (24), a escola receberá reforço em sua segurança.
Últimas notícias
Professora da rede municipal de Arapiraca morre aos 55 anos após período internada
Presidente Lula visita a Índia a partir desta quarta-feira (18)
Chefe do CV busca hospital com documento falso e é preso enquanto tomava medicação
Defesa Civil de Maceió reforça alerta para evitar incêndios causados por falhas elétricas
Idosa de 82 anos fica ferida após receber tijoladas em Palmeira dos Índios
Filho embriagado agride irmão, quebra objetos e provoca briga familiar em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
