Arapiraquenses que querem parar de fumar tem acesso gratuito a tratamento
Dados do Inca apontam que Alagoas é o segundo estado que mais gasta com cigarro
A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem desenvolvido uma iniciativa importante para combater o tabagismo na cidade. O programa, implementado em todas as Unidades Básicas de Saúde de Arapiraca, tem como objetivo principal auxiliar as pessoas que desejam parar de fumar, proporcionando suporte e informações necessárias para uma vida livre do tabaco.
Como Arapiraca tem quase 100% de cobertura do programa de Saúde da Família, os arapiraquenses que desejam parar de fumar podem procurar sua Unidade Básica de Saúde de referência e pedir para ser inserido no programa, que é gratuito e acessível a qualquer um.
Nesta quarta-feira, 31 de maio, é celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco, que tem como o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os perigos do consumo de tabaco e promover um estilo de vida livre do fumo. Essa data representa uma oportunidade para refletir sobre os impactos devastadores do tabagismo na saúde pública e para encorajar os fumantes a abandonar o hábito.
O Dia Mundial Sem Tabaco visa alertar sobre os riscos à saúde associados ao tabagismo e destacar a importância de políticas de controle do tabaco, como as realizadas em Arapiraca, através do programa municipal.
O tabagismo é reconhecido como a principal causa evitável de mortes no mundo atualmente. A fumaça do cigarro é considerada a poluição do ar mais constante e prejudicial à saúde conhecida, contendo mais de 4.720 substâncias tóxicas. Essa fumaça é responsável por cerca de cinco milhões de mortes anualmente em todo o mundo, com 200 mil delas ocorrendo somente no Brasil.
Para aqueles que desejam parar de fumar e precisam de ajuda, os profissionais das UBSs estão capacitados para fornecer informações sobre os malefícios do fumo, as possíveis consequências para o organismo ao parar de fumar e alternativas para auxiliar nesse processo. A equipe multidisciplinar estará disponível para oferecer suporte, orientação e acompanhamento personalizado, visando garantir o sucesso na jornada de abandono do tabaco.
Veja os benefícios obtidos ao parar de fumar:
- Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal;
- Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue;
- Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza;
- Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor;
- Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros, e o paladar já identifica melhor o sabor da comida;
- Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil, e a circulação melhora;
- Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade;
- Após 10 anos, o risco de sofrer infarto é igual ao das pessoas que nunca fumaram.
Alagoas é o segundo maior consumidor de cigarros
De acordo com uma pesquisa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Alagoas é o segundo estado brasileiro que mais gasta dinheiro com cigarro, perdendo apenas para o Acre com 14% e ficando na frente do Ceará, Pará e Tocantins (11% cada).
Os alagoanos que fumam destinam cerca de 12% da renda familiar per capita (por indivíduo), mensalmente, para a compra de cigarros industrializados. Um valor maior que a média nacional que é de 8%.
Os dados serão apresentados oficialmente nesta quarta-feira (31), na sede da Inca, no Rio de Janeiro, durante o lançamento da campanha "Precisamos de comida, não tabaco”, da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O estudo do Inca destaca a importância de ser criado de fato um imposto específico para produtos derivados do tabaco, de forma que se possa voltar a ter aumento de preço. Os recursos desse imposto devem ser canalizados para o Sistema Único de Saúde (SUS), por exemplo, para tratamento de doenças relacionadas ao uso do tabaco.
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
