Arapiraquenses que querem parar de fumar tem acesso gratuito a tratamento
Dados do Inca apontam que Alagoas é o segundo estado que mais gasta com cigarro
A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem desenvolvido uma iniciativa importante para combater o tabagismo na cidade. O programa, implementado em todas as Unidades Básicas de Saúde de Arapiraca, tem como objetivo principal auxiliar as pessoas que desejam parar de fumar, proporcionando suporte e informações necessárias para uma vida livre do tabaco.
Como Arapiraca tem quase 100% de cobertura do programa de Saúde da Família, os arapiraquenses que desejam parar de fumar podem procurar sua Unidade Básica de Saúde de referência e pedir para ser inserido no programa, que é gratuito e acessível a qualquer um.
Nesta quarta-feira, 31 de maio, é celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco, que tem como o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os perigos do consumo de tabaco e promover um estilo de vida livre do fumo. Essa data representa uma oportunidade para refletir sobre os impactos devastadores do tabagismo na saúde pública e para encorajar os fumantes a abandonar o hábito.
O Dia Mundial Sem Tabaco visa alertar sobre os riscos à saúde associados ao tabagismo e destacar a importância de políticas de controle do tabaco, como as realizadas em Arapiraca, através do programa municipal.
O tabagismo é reconhecido como a principal causa evitável de mortes no mundo atualmente. A fumaça do cigarro é considerada a poluição do ar mais constante e prejudicial à saúde conhecida, contendo mais de 4.720 substâncias tóxicas. Essa fumaça é responsável por cerca de cinco milhões de mortes anualmente em todo o mundo, com 200 mil delas ocorrendo somente no Brasil.
Para aqueles que desejam parar de fumar e precisam de ajuda, os profissionais das UBSs estão capacitados para fornecer informações sobre os malefícios do fumo, as possíveis consequências para o organismo ao parar de fumar e alternativas para auxiliar nesse processo. A equipe multidisciplinar estará disponível para oferecer suporte, orientação e acompanhamento personalizado, visando garantir o sucesso na jornada de abandono do tabaco.
Veja os benefícios obtidos ao parar de fumar:
- Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal;
- Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue;
- Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza;
- Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor;
- Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros, e o paladar já identifica melhor o sabor da comida;
- Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil, e a circulação melhora;
- Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade;
- Após 10 anos, o risco de sofrer infarto é igual ao das pessoas que nunca fumaram.
Alagoas é o segundo maior consumidor de cigarros
De acordo com uma pesquisa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Alagoas é o segundo estado brasileiro que mais gasta dinheiro com cigarro, perdendo apenas para o Acre com 14% e ficando na frente do Ceará, Pará e Tocantins (11% cada).
Os alagoanos que fumam destinam cerca de 12% da renda familiar per capita (por indivíduo), mensalmente, para a compra de cigarros industrializados. Um valor maior que a média nacional que é de 8%.
Os dados serão apresentados oficialmente nesta quarta-feira (31), na sede da Inca, no Rio de Janeiro, durante o lançamento da campanha "Precisamos de comida, não tabaco”, da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O estudo do Inca destaca a importância de ser criado de fato um imposto específico para produtos derivados do tabaco, de forma que se possa voltar a ter aumento de preço. Os recursos desse imposto devem ser canalizados para o Sistema Único de Saúde (SUS), por exemplo, para tratamento de doenças relacionadas ao uso do tabaco.