Rodrigo Cunha é eleito presidente da Frente Parlamentar sobre fabricação de carros elétricos
A Comissão vai reunir 23 senadores e 10 deputados federais

O senador Rodrigo Cunha (Podemos) vai assumir mais uma posição de destaque no Congresso Nacional. Após ser eleito segundo-vice presidente do Senado e do Congresso no começo de 2023, nesta quarta-feira (5) Cunha foi escolhido por unanimidade para presidir a recém criada Frente Parlamentar Mista pela Eletromobilidade. No comando da Frente, caberá ao senador alagoano liderar os debates nacionais e as ações no âmbito parlamentar que levem o Brasil a criar políticas e leis de estímulo, adoção, compra e popularização dos chamados “carros elétricos”.
Eletromobilidade é o nome que se dá ao uso de veículos movidos por eletricidade. Mas não se limita somente a isso: vai desde a fabricação de carros, motos, ônibus e caminhões elétricos até a infraestrutura para que eles possam circular.
“Ontem mesmo, o país viu o anúncio de que a montadora chinesa BYD vai assumir a antiga fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia, com foco na produção de carros e caminhões elétricos. O uso de carros e veículos elétricos não é coisa do futuro, já é uma questão do presente e o Brasil precisa adotar este tipo de veículo. Vamos no Congresso trabalhar para que o país possa ter a eletromobilidade como realidade ampla e para que o carro elétrico seja acessível aos consumidores”, afirmou Cunha.
A Comissão vai reunir 23 senadores e 10 deputados federais, sendo a primeira no país sobre o tema. A sua instalação é fruto do Projeto de Resolução (PRS) 64/2021, de autoria do próprio senador Rodrigo Cunha. A Frente tem por objetivo “promover debates e iniciativas a respeito de políticas públicas e outras medidas que estimulem a eletromobilidade no Brasil, como o uso do carro elétrico” e, também, “promover o debate sobre o desenvolvimento sustentável do país, em conjunto com inovações tecnológicas para oportunizar cidades inteligentes asseguradas por energias renováveis em benefício de toda a sociedade”.
“Os motoristas brasileiros precisam ter alternativas baratas e viáveis aos preços excessivos da gasolina e do diesel, além de mais ambientalmente limpas. Em diversos países do mundo o carro elétrico já é plenamente acessível ao cidadão comum. Queremos que este acesso seja também ampliado no Brasil. Não dá mais para seguirmos com o modelo atual. O país precisa se modernizar e a população e a economia só tem a ganhar com a popularização de carros, ônibus, caminhões e motos movidos à eletricidade. Vamos trabalhar para fazer o governo entender que este é um caminho sem volta e libertar os consumidores e o país do consumo de combustíveis cada vez mais caros e poluentes”, finalizou Cunha.
Últimas notícias

Hospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica

Campanha de vacinação contra Influenza começa na próxima segunda-feira (7) em Alagoas
Cenipa investiga razões de pane em avião agrícola que fez pouso forçado na cidade de Pilar

Deputados aprovam título de cidadã honorária para primeira-dama de Maceió

Vereador pede isenção de IPTU para autistas, mas não apresenta estudo com impacto econômico

Projeto de Lei na Câmara de Maceió regulamenta uso de celulares em escolas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
