Política

Rodrigo Cunha é eleito presidente da Frente Parlamentar sobre fabricação de carros elétricos

A Comissão vai reunir 23 senadores e 10 deputados federais

Por 7Segundos com Assessoria 05/07/2023 15h03
Rodrigo Cunha é eleito presidente da Frente Parlamentar sobre fabricação de carros elétricos
Rodrigo Cunha - Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O senador Rodrigo Cunha (Podemos) vai assumir mais uma posição de destaque no Congresso Nacional. Após ser eleito segundo-vice presidente do Senado e do Congresso no começo de 2023, nesta quarta-feira (5) Cunha foi escolhido por unanimidade para presidir a recém criada Frente Parlamentar Mista pela Eletromobilidade. No comando da Frente, caberá ao senador alagoano liderar os debates nacionais e as ações no âmbito parlamentar que levem o Brasil a criar políticas e leis de estímulo, adoção, compra e popularização dos chamados “carros elétricos”.

Eletromobilidade é o nome que se dá ao uso de veículos movidos por eletricidade. Mas não se limita somente a isso: vai desde a fabricação de carros, motos, ônibus e caminhões elétricos até a infraestrutura para que eles possam circular. 

“Ontem mesmo, o país viu o anúncio de que a montadora chinesa BYD vai assumir a antiga fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia, com foco na produção de carros e caminhões elétricos. O uso de carros e veículos elétricos não é coisa do futuro, já é uma questão do presente e o Brasil precisa adotar este tipo de veículo. Vamos no Congresso trabalhar para que o país possa ter a eletromobilidade como realidade ampla e para que o carro elétrico seja acessível aos consumidores”, afirmou Cunha.

A Comissão vai reunir 23 senadores e 10 deputados federais, sendo a primeira no país sobre o tema. A sua instalação é fruto do Projeto de Resolução (PRS) 64/2021, de autoria do próprio senador Rodrigo Cunha. A Frente tem por objetivo “promover debates e iniciativas a respeito de políticas públicas e outras medidas que estimulem a eletromobilidade no Brasil, como o uso do carro elétrico” e, também, “promover o debate sobre o desenvolvimento sustentável do país, em conjunto com inovações tecnológicas para oportunizar cidades inteligentes asseguradas por energias renováveis em benefício de toda a sociedade”.

“Os motoristas brasileiros precisam ter alternativas baratas e viáveis aos preços excessivos da gasolina e do diesel, além de mais ambientalmente limpas. Em diversos países do mundo o carro elétrico já é plenamente acessível ao cidadão comum. Queremos que este acesso seja também ampliado no Brasil. Não dá mais para seguirmos com o modelo atual. O país precisa se modernizar e a população e a economia só tem a ganhar com a popularização de carros, ônibus, caminhões e motos movidos à eletricidade. Vamos trabalhar para fazer o governo entender que este é um caminho sem volta e libertar os consumidores e o país do consumo de combustíveis cada vez mais caros e poluentes”, finalizou Cunha.