Saúde

[Vídeo] Vereadora solicita criação de aplicativo para usuário ter acesso a informação sobre medicamentos

Dra. Fany também solicitou a descentralização da medicação controlada

Por 7segundos com assessoria 12/07/2023 12h12 - Atualizado em 12/07/2023 13h01
[Vídeo] Vereadora solicita criação de aplicativo para usuário ter acesso a informação sobre medicamentos
Vereadora solicita criação de aplicativo para facilitar acesso à informação dos usuários - Foto: Assessoria

Exercendo a função de médica há 30 anos, a vereadora Dra. Fany (MDB) conhece como a "palma da sua mão" todas as dificuldades enfrentadas pelos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Uma das reclamações dos pacientes é que muitas vezes eles se deslocam de bairros distantes e da zona rural até a rede municipal de distribuição de medicamentos ao chegarem nesses locais, a medicação  está em falta.

Pensando em poupar o tempo desperdiçado pelos usuários e os custos com passagem para o deslocamento até essas centrais de distribuição,   a vereadora solicitou à Secretaria Municipal de Saúde a criação de um aplicativo para que os usuários do SUS possam ter acesso à informação sobre o estoque de medicamentos, vacinas e serviços ofertados pelas UBS e Unidades Especializadas. 


A solicitação foi oficializada através da Indicação nº 123/2023 da autoria da vereadora que foi aprovada na sessão da Câmara Municipal na noite deste terça-feira (11).

Dra. Fany ressaltou que os tipos de vacinas disponíveis e os locais onde elas estão sendo oferecidas pela rede municipal também são informações importantes que podem ser disponibilizadas no aplicativo.



" Antes de sair de casa para pegar o medicamento ou tomar a vacina, o usuário acessaria o aplicativo pelo celular ou computador e confirmaria se o item estava disponível na rede municipal evitando  o desperdício de tempo e de dinheiro, pontuou  a vereadora.

Durante a sua fala, a vereadora também solicitou à Secretaria Municipal de Saúde a descentralização dos medicamentos controlados que atualmente são disponibilizados  somente no CRIA. 

Após a aprovação da Indicação no plenário do legislativo, o documento oficial será encaminhado a Prefeitura que vai analisar a possibilidade da criação desse aplicativo.