Carreta-consultório vai realizar diagnósticos de hanseníase em Penedo na segunda (24) e terça-feira (25)
Ação vai contemplar moradores das cidades de Penedo, Coruripe, Feliz Deserto, Igreja Nova, Jequiá da Praia, Piaçabuçu, Porto Real do Colégio e São Brás

Moradores da cidade de Penedo terão a oportunidade de receber orientações para prevenir e exames para diagnosticar a hanseníase, nesta segunda-feira (24) e terça-feira (25). A mobilização marca mais uma etapa do projeto Roda-Hans, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com o Ministério da Saúde (MS). Durante os dois dias, a carreta-consultório do Roda-Hans ficará estacionada das 8h30 às 16h30, na Avenida Floriano Peixoto, próximo ao Teatro 7 de Setembro.
A ação vai contemplar os moradores dos municípios do Baixo São Francisco que integram a VI Região de Saúde. Além de Penedo, serão beneficiadas as cidades de Coruripe, Feliz Deserto, Igreja Nova, Jequiá da Praia, Piaçabuçu, Porto Real do Colégio e São Brás.
A carreta-consultório Roda-Hans tem o objetivo de identificar casos de hanseníase, capacitar profissionais dos municípios e fornecer informações para diminuir e combater o preconceito associado à doença.
O projeto itinerante conta com cinco consultórios para atendimentos clínicos e um espaço para realização de exames laboratoriais. O atendimento é feito por profissionais da rede municipal de saúde e conta com o apoio de um especialista para diagnóstico de hanseníase, com o acompanhamento dos pacientes diagnosticados nas unidades de saúde de referência local.
“Quando realizamos a identificação precoce, evitamos que a doença se agrave. Portanto, é importante ficar atento aos sintomas, que são manchas brancas e avermelhadas na pele e comprometimento dos nervos periféricos. A pessoa acometida pela doença também pode sentir sensação de formigamento nas mãos e pés, diminuição ou perda da sensibilidade e nódulos no corpo, alguns deles dolorosos”, explicou a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Hanseníase, enfermeira Itanielly Queiroz.
Transmissão
A hanseníase é uma doença transmissível, causada pela bactéria que atinge a pele e os nervos das extremidades do corpo, sobretudo olhos, mãos e pés. A transmissão acontece por meio do contato com gotículas de saliva de uma pessoa acometida pela doença e que ainda não iniciou o tratamento, que é gratuito e assegurado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, destacou a importância do projeto Roda-Hans para Alagoas. “Essa é mais uma ação que mobiliza todos os profissionais da saúde para esse grande projeto, realizado em parceria com o Ministério da Saúde, que tem sido um grande parceiro na capacitação dos nossos profissionais, assegurando assistência qualificada à população”, explicou o gestor.
Últimas notícias

Três ocorrências de perturbação do sossego são registradas no Agreste de AL

1ª edição do Up Night Run reúne mais de 700 inscritos em Arapiraca em plena noite de sábado

Assalto à joalheria em Mata Grande termina com prisões e recuperação de bens

Alckmin destaca avanços com os EUA após conversa entre Lula e Trump

Kel Ferreti chora em vídeo após anúncio de nova denúncia no Fantástico: ‘Que Deus me proteja’

Prefeitura de Maceió participa da abertura da Maratona de Inovação da Nasa
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
