Rodrigo Cunha defende PEC que aumenta em 100% investimentos do governo em ciência, tecnologia e inovação
Atualmente, o Brasil investe em pesquisa e desenvolvimento cerca de 1,2% do PIB
O senador alagoano Rodrigo Cunha (Podemos) é um dos signatários no Senado da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 31/2023) que prevê que a União aumentará a cada ano, gradualmente, os investimentos em ciência, tecnologia e inovação, até atingir em 2033 o mínimo de 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB).
“Esta PEC tem meu apoio integral porque acredito que somente com mais investimentos em educação, ciência e tecnologia o Brasil pode avançar rumo a se consolidar com um país mais desenvolvido e mais socialmente justo. Em Alagoas, tenho destinado recursos para ações neste cano junto à UFAL e ao IFAL, por exemplo. Vamos trabalhar para garantir que esta Proposta se converta em emenda e beneficie a inovação nacional”, destacou Cunha.
Atualmente, o Brasil investe em pesquisa e desenvolvimento cerca de 1,2% do PIB, segundo o Banco Mundial e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Este índice passa de 4% em Israel e Coreia do Sul e mais de 2% na China, Alemanha e Austrália. Se aprovada a PEC, estes investimentos poderão duplicados no Brasil em se tratando de recursos federais.
A ciência, a tecnologia e a inovação são, no cenário mundial contemporâneo, instrumentos fundamentais para o desenvolvimento, o crescimento econômico, a geração de emprego e renda e a democratização de oportunidades.
O orçamento público federal direcionado a pesquisas científicas caiu 60% entre 2014 e 2022, de acordo com dados da organização Observatório do Conhecimento. Os cortes começaram no início da crise econômica do governo de Dilma Rousseff e continuaram nas administrações dos presidentes Michel Temer e Jair Bolsonaro.
Últimas notícias
Morre Valentino Garavani, estilista italiano, aos 93 anos
Polícia Civil investiga agressão contra idosa em Viçosa após divulgação de vídeo
Cadastramento do programa Caminhos da Universidade começa nesta terça (20)
DER leiloará mais de 400 veículos em fevereiro; saiba como participar
Bope apreende drogas durante ação no bairro Santa Lúcia, em Maceió
Instituto de Identificação emite carteiras funcionais para bombeiros militares de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
