Cultura

Casa da Cultura se torna ponto de arrecadação da campanha “Livros que Libertam”

A campanha é do Tribunal de Justiça de Alagoas

Por 7Segundos com Assessoria 28/07/2023 16h04
Casa da Cultura se torna ponto de arrecadação da campanha “Livros que Libertam”
Casa da Cultura se torna ponto de arrecadação da campanha “Livros que Libertam” - Foto: Reprodução

A Casa da Cultura de Arapiraca se tornou um dos pontos de arrecadação do projeto “Livros que Libertam”, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) em parceria com a Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris). O equipamento cultural mantido pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, será um dos locais de que vão receber e incentivar a doação de livros, que serão encaminhados a reeducandos que estão em alguma das unidades do Sistema Prisional Alagoano.

A iniciativa aconteceu a partir do juiz Alexandre Machado. De acordo com ele, o projeto tem como objetivo principal a ressocialização das pessoas privadas de liberdade no Sistema Prisional Alagoano, oportunizando os direitos ao conhecimento, à educação, à cultura e ao desenvolvimento da capacidade de pensamento crítico através da universalização do acesso ao livro e da leitura de obras literárias.

Atualmente, são cerca de 4.600 pessoas que estão em situação de privação da liberdade em regime fechado de Alagoas, e o projeto visa expandir o número de reeducandos leitores nessas unidades, além de expandir também o acervo literário e as bibliotecas do Sistema Prisional Alagoano, tendo em vista que os pontos de leitura são uma obrigatoriedade imposta pela Lei Federal n° 7210/1984.

A secretária municipal de Cultura, Lazer e Juventude, Marília Albuquerque, parabenizou a proposta humanizada do projeto, garantida também por Lei. “É um projeto muito bem-vindo, porque ocupa e humaniza, por meio da leitura, aqueles que estão privados da liberdade. Há, inclusive, a possibilidade de que o preso tenha sua pena diminuída, a depender da quantidade de livros lidos”, disse ela.

Marília destacou que os equipamentos culturais de Arapiraca e a pasta estão abertos a iniciativas desse gênero, que garantem a cidadania e a inclusão social. “Toda e qualquer iniciativa que contribua para a ressocialização e reinserção do preso à sociedade é válida e sempre terá nosso apoio. Parabenizo o juiz Alexandre Machado, pela sensibilidade e coragem. Convido a todos que puderem para virem à Casa da Cultura, contribuir deixando seus livros em favor desse projeto”, finalizou.

Doações de livros

Interessados em participar, podem levar seus livros e depositá-los em uma caixa na entrada da Casa da Cultura de Arapiraca, localizado na Praça Luiz Pereira Lima, Centro da cidade. As doações poderão ser feitas até o dia 21 de agosto.

Além da Casa da Cultura, confira os outros pontos de arrecadação em Arapiraca:

Fórum Desembargador João Oliveira e Silva – Bairro Santa EdwigesArapiraca Garden Shopping – Bairro Santa EdwigesSenac Arapiraca – Bairro BrasilianaCesmac Campus Agreste – Bairro Ouro Preto