Segunda maior facção criminosa do Equador, Los Lobos, assume assassinato de Fernando Villavicencio
O grupo divulgou um vídeo nas redes sociais, assumindo a autoria do crime e ameaça a outros políticos como o presidenciável Jan Topic
Los Lobos reivindicou o assassinato do candidato à Presidência do Equador Fernando Villavicencio, que aconteceu na noite dessa quarta-feira (9). Trata-se da segunda maior facção criminosa do Equador.
O grupo divulgou um vídeo nas redes sociais, assumindo a autoria do crime e ameaça a outros políticos. Um deles é o economista e presidenciável Jan Topic. Vamos homens encapuzados e armados aparecem nas imagens do vídeo.
“Toda vez que políticos corruptos não cumprirem suas promessas quando receberem nosso dinheiro, que é de milhões de dólares, para financiar sua campanha, serão dispensados. Você também, Jan Topic, mantenha sua palavra. Se você não cumprir suas promessas, você será o próximo”, anunciou o grupo de homens.
Seis suspeitos já foram presos, por possível envolvimento na morte do candidato Villavicencio. No entanto, não se sabe se eles pertencem aos Los Lobos.
Estima-se que o grupo tenha cerca de 8 mil integrantes que trabalham com o tráfico internacional de drogas, em especial com a cocaína.

Na semana passada, Fernando Villavicencio declarou que vinha recebendo ameaças da facção Los Choneros, especializada em extorsão, tráfico de drogas e homicídios. Grupo do qual a Los Lobos se originou.
Oficialmente, as autoridades equatorianas não vinculam a morte do presidenciável a Los Lobos. O Itamaraty lamentou o ataque ao candidato.
Sobre Fernando Villavicencio
Fernando Villavicencio foi assassinado a tiros em Quito, na noite de quarta-feira (9). O candidato fazia um comício político no Colégio Anderson, quando foi atingido pelos disparos.
Segundo pesquisa publicada pelo jornal El Universo, Fernando Villavicencio aparecia como 5º colocado na corrida pelo Palácio de Carondelet, sede do governo. O também jornalista investigativo era conhecido por apoiar as causas indígenas e trabalhistas.
Últimas notícias
Marinha resgata 8 pessoas no mar de Cabo Frio após pouso forçado
PM apreende arsenal e líderes de organização criminosa são neutralizados em Rio Largo
Caminhão sem freios atinge motocicleta e causa morte de mulher no Sertão de Alagoas
Contribuição mensal do MEI sobe para R$ 81,05 em 2026
Moraes autoriza visitas de filhos e enteada a Bolsonaro
Loja oficial do CSA é furtada e ação é registrada por câmeras de segurança
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
