Justiça

Preso no Paraná é acusado de tentativa de homicídio em Alagoas há 18 anos

Juiz da Comarca de Limoeiro de Anadia ressalta o uso da tecnologia para a prisão do réu no Paraná

Por 7Segundos 14/08/2023 12h12
Preso no Paraná é acusado de tentativa de homicídio em Alagoas há 18 anos
Caso aconteceu em Limoeiro de Anadia - Foto: Reprodução

Foi preso no Paraná, pelo Polícia Civil, homem acusado de tentativa de homicídio em Alagoas há 18 anos. A prisão de Manoel Rodrigues da Silva aconteceu na terça-feira (8) no município de Piraquara (PR), mas o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) divulgou o caso nesta segunda-feira (14).

Ele está foragido desde 2005, quando tentou matar um homem no Povoado Genipapo, no município de Limoeiro de Anadia, no Agreste de Alagoas. A vítima, Aldo José da Silva, andava próximo à borracharia onde Manoel Rodrigues trabalhava e foi surpreendida por um disparo de arma de fogo, que o atingiu nas costas.

Aldo José da Silva olhou para trás e constatou que Manoel Rodrigues estava de posse de uma espingarda. Em depoimento, Aldo José afirmou que a arma de fogo foi jogada no chão e o agressor correu em direção a ele com uma faca.

Mesmo ferido com o tiro da espingarda, Aldo José não foi alcançado por Manoel Rodrigues, que fugiu com destino desconhecido. Na época do crime, a vítima disse a polícia que deduziu a motivação do crime ser um incidente ocorrido 15 dias antes da tentativa de homicídio.

Ele teria evitado que Manoel Rodrigues agredisse uma pessoa. Em depoimento, a então companheira do réu também relatou o episódio, mencionando que, durante o desentendimento, Aldo José teria empurrado Manoel Rodrigues.

Prisão com tecnologia


O juiz Felipe Pacheco Cavalcanti, magistrado responsável pela Comarca de Limoeiro de Anadia, destacou o papel da tecnologia para tornar possível a prisão do réu e explicou que o procedimento envolveu os sistemas informatizados SIEL, PREVJUD, CRCJUD, INFOSEG e SISBAJUD.

O mandado de prisão foi expedido no sistema do Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP). E a Delegacia de Capturas da Polícia Civil do Paraná recebeu por e-mail o ofício acompanhado do mandado.

“O uso da tecnologia foi indispensável para assegurar a captura do réu. O inquérito foi digitado em máquina de escrever, em 2005, e o mandado de prisão foi expedido e remetido para o Paraná sem utilização de papel, em 2023”, ressaltou Felipe Pacheco.

A prisão preventiva foi decretada originalmente em 2 de dezembro de 2005. O homem está agora na Cadeia Pública de Curitiba.