Uneal participa de encontro sobre apicultura em Batalha
Evento aconteceu nesta sexta-feira (18)

O reitor em exercício da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Anderson Barros, esteve no Encontro Territorial de Apicultores do Território de Batalha realizado, nesta sexta-feira (18), no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) do município. A Uneal é incentivadora do projeto “Néctar da Caatinga” que tem atuado para promover e organizar a produção apícola na região.
Anderson Barros ressaltou a importância da extensão para a efetividade do vínculo universidade-comunidade. O gestor elogiou o trabalho da professora Maria do Carmo Carneiro, docente do Campus II, em Santana do Ipanema, uma entusiasta da apicultura no interior de Alagoas que, ao longo dos anos, tem desenvolvido diversos projetos em torno do tema.

“Agradecemos ao projeto Habitar pela parceria. ‘É uma satisfação apoiar iniciativas como esta que, além da oportunidade econômica, também promove a inclusão social, e leva para a sociedade o conhecimento produzido na Universidade”, afirmou o reitor em exercício.
Foi também apresentada a cartilha “Boas Práticas de Produção, Beneficiamento, Comercialização e Organização Apícola de Base Familiar”, que além de contar com a contribuição da docente Maria do Carmo Carneiro, foi publicada pela Eduneal. O material traz de forma acessível informações indispensáveis aos apicultores, por meio de ilustrações e texto.
Programação
Durante todo o dia, apicultores, pesquisadores e autoridades locais, compartilharam experiências, participaram e dialogaram acerca do desenvolvimento da agricultura familiar. As comunidades quilombolas Baixas e Cajá dos Negros.

A pró-reitora de Extensão da Uneal, Sanadia Gama, enfatizou a relevância da ação. “É um prazer enorme estar neste momento de consolidação do projeto e saber que as comunidades estão produzindo mel, estão se fortalecendo, estão se organizando.”
“Néctar da Caatinga” é uma iniciativa do Instituto Habitar, Uneal, Universidade Federal de Pernambuco (UFAPE), Associação Palmeirense dos Apicultores e Meliponicultores (Apamel), em convênio com o Banco do Nordeste.
Últimas notícias

Suspeito de matar deputada e ferir senador é preso nos EUA

Hemoal Maceió retoma coleta de sangue na Unidade Trapiche

Renan Calheiros volta a acenar para JHC e defende aliança em torno do Senado Federal

Em meio a embate sobre IOF no Congresso, Haddad tira uma semana de férias

Falso mecânico desmontava carros de clientes para vender peças ilegalmente com ajuda da mãe

Renan Calheiros sobe o tom contra Lira e dispara: ‘Cuide de sua vida que o MDB vai cuidar da dele’
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
