Mundo

Luisa González e Daniel Noboa protagonizarão segundo turno no Equador

Chapa de Fernando Villavicencio, candidato assassinado durante comício, aparece em terceiro lugar

Por 7Segundos com G1 21/08/2023 07h07
Luisa González e Daniel Noboa protagonizarão segundo turno no Equador
Luisa González e Daniel Noboa protagonizarão segundo turno no Equador - Foto: Reprodução/Santiago Arcos/Reuters

No Equador, as urnas foram fechadas e começaram a ser apuradas no fim da tarde deste domingo (20), às 17h (19h, horário de Brasília), após um dia de votações com segurança reforçada em todo o país. 

Os candidatos Luisa González e Daniel Noboa Azin disputarão o segundo turno. Às 7h05 (horário de Brasília), com 92,79% das urnas apuradas, González e Azin lideravam a votação para presidente com 33,29% e 23,67% dos votos, respectivamente. 

A chapa de Fernando Villavicencio, candidato assassinado durante um comício eleitoral, aparecia em terceiro lugar, com 16,51% dos votos.

O segundo turno está marcado para 15 de outubro, porém o vencedor dessas eleições receberá as credenciais do governo em 30 de novembro, de acordo com o cronograma do órgão de governo eleitoral. 

A campanha eleitoral deste ano foi marcada pelo assassinato de Fernando Villavicencio, um dos candidatos à presidência, na quarta-feira (9), e por outros episódios de violência. Christian Zurita, que substituiu a candidatura de Villavicencio, compareceu à seção eleitoral com forte esquema de segurança, usando um capacete e colete de proteção.