Saúde

IRRA é inaugurado em Arapiraca e promete excelência no tratamento de doenças renais

Instituto Renal Regional do Agreste deverá atender pacientes de 45 municípios alagoanos

Por 7Segundos 23/08/2023 08h08
IRRA é inaugurado em Arapiraca e promete excelência no tratamento de doenças renais
Instituto Regional Renal do Agreste (IRRA) - Foto: reprodução

Com o objetivo de melhorar o tratamento às pessoas com doença renal crônica e o atendimento de nefrologia na segunda macrorregião de saúde de Alagoas, o Instituto Renal Regional do Agreste (IRRA) deve iniciar as atividades nos próximos dias com capacidade para atender pacientes de mais de 45 municípios alagoanos.

O IRRA é um centro avançado para tratamento renal, construído em um amplo espaço na avenida Fernandes Lima, traz conforto, segurança e alta tecnologia para prevenção e tratamento de doenças renais. Com os médicos Adriano Carvalho, Francine Mendonça, Indalécio Magalhães e Warlisson Tenório à frente do empreendimento, o Instituto Renal já tem como marca a inovação e excelência no atendimento e tratamento médico.


O grupo de médicos se reuniu em 2020 para concretizar a montagem do serviço. "Colegas médicos da área da nefrologia se juntaram a colegas médicos que fazem investimentos em saúde e criaram a concepção do IRRA. Enfrentamos vários desafios, principalmente durante a pandemia, que provocou atrasos e dificultou autoririzações, mas com muito esforço conseguimos chegar até aqui", declarou o médico Adriano Carvalho.

O centro dispõe, em sua estrutura, 42 máquinas de hemodiálise, que terão capacidade para atender mais de 120 pacientes por dia, incluindo pacientes portadores de doenças como hepatite e HIV, que poderão contar com atendimento exclusivo, além da clínica médica.

"Nosso trabalho também é de controlar as patologias que podem levar a doença renal crônica, que são hipertensão e diabetes, a detecção precoce e o tratamento adequado dessas patologias", explicou a médica Francine Mendonça.

Além da hemodiálise, o IRRA oferece acompanhamento multidisciplinar aos pacientes, com profissionais de Medicina, Enfermagem, Serviço Social, Nutrição e Psicologia, prezando por um tratamento humanizado e de qualidade. "Contamos com uma gama de profissionais que formam uma fabulosa equipe e um corpo médico com muita experiência em Arapiraca", completou o médico Indalécio Magalhães.

O Instituto ainda não começou a funcionar, mas já é motivo de comemoração para os pacientes renais. "Essa clínica vai dar muita qualidade de vida aos pacientes renais crônicos, não só de Arapiraca mais de todos os municípios do Sertão. Se torna mais uma opção, e nesse caso opção significa mais qualidade no atendimento", declarou o presidente da Associação dos Pacientes Renais Crônicos, Kléber Goes.