Desejar outra pessoa é traição? Sentir culpa pode diminuir libido
Entenda por que se culpar por desejar alguém, que é um impulso involuntário, pode interferir na libido e no relacionamento

Estar em um relacionamento feliz e, ainda assim, sentir atração e desejo por outras pessoas é uma grande questão para muita gente. Há quem se sinta culpado em desejar uma pessoa (ainda que seja apenas em pensamento). Contudo, é importante entender que sentir desejo é um impulso e não há como ter controle sobre isso, apenas sobre como se comportar em relação a esse ímpeto natural.
“Sabemos que a espécie humana não é programada biologicamente para a exclusividade sexual. A monogamia nos impõe a seleção de um parceiro sexual e um acordo de exclusividade. Contudo, prometer não transar com outras pessoas não garante que não existirá o desejo sexual por outras pessoas”, explica a psicóloga e terapeuta sexual Lorena Muniz.
Ou seja, apesar da ideia construída de “exclusividade de tesão”, na prática, não é assim que funciona. Muito embora o desejo não apareça de forma aleatória e indiferente por qualquer pessoa, quando ele aparece não é possível “escolher” a quem ele será direcionado.
Logo, não há por que ter culpa. Inclusive, tentar reprimir e condenar esse tipo de impulso subjetivo pode fazer com que o tesão se perca de uma forma geral, até mesmo o que é direcionado à parceria.
“Reprimir um impulso demanda de nós um investimento psíquico alto de autocontrole. Ao ter naquele desejo uma ideia de ‘traição’ à parceria e vê-lo como algo ‘sujo’, esse sentimento passa a ser atribuído a qualquer desejo sexual, inclusive dentro do relacionamento”, afirma.
Qual seria, então, a solução para o problema? Muito diálogo e, principalmente, respeito às individualidades sexuais – a própria e a do outro.
Além de conversar abertamente sobre os limites dentro da relação (como o que é traição ou não), é importante saber que não se pode achar que você tem o direito de controle sobre a sexualidade do parceiro.
Últimas notícias

Algás impulsiona o uso do GNV em veículos pesados

Acusado de dopar e estuprar jovem no Agreste de AL é considerado foragido da Justiça

Inscrições para cursos do Emprega Mais Alagoas estão abertas para o município de Traipu

Lula sanciona lei de reconstrução dentária no SUS para mulheres vítimas de violência

Trabalhador cai de altura de dez metros no município de Coqueiro Seco

Emendas de Rafael Brito garantem mais 88 novos leitos para pacientes oncológicos em AL
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
