Desejar outra pessoa é traição? Sentir culpa pode diminuir libido
Entenda por que se culpar por desejar alguém, que é um impulso involuntário, pode interferir na libido e no relacionamento
Estar em um relacionamento feliz e, ainda assim, sentir atração e desejo por outras pessoas é uma grande questão para muita gente. Há quem se sinta culpado em desejar uma pessoa (ainda que seja apenas em pensamento). Contudo, é importante entender que sentir desejo é um impulso e não há como ter controle sobre isso, apenas sobre como se comportar em relação a esse ímpeto natural.
“Sabemos que a espécie humana não é programada biologicamente para a exclusividade sexual. A monogamia nos impõe a seleção de um parceiro sexual e um acordo de exclusividade. Contudo, prometer não transar com outras pessoas não garante que não existirá o desejo sexual por outras pessoas”, explica a psicóloga e terapeuta sexual Lorena Muniz.
Ou seja, apesar da ideia construída de “exclusividade de tesão”, na prática, não é assim que funciona. Muito embora o desejo não apareça de forma aleatória e indiferente por qualquer pessoa, quando ele aparece não é possível “escolher” a quem ele será direcionado.
Logo, não há por que ter culpa. Inclusive, tentar reprimir e condenar esse tipo de impulso subjetivo pode fazer com que o tesão se perca de uma forma geral, até mesmo o que é direcionado à parceria.
“Reprimir um impulso demanda de nós um investimento psíquico alto de autocontrole. Ao ter naquele desejo uma ideia de ‘traição’ à parceria e vê-lo como algo ‘sujo’, esse sentimento passa a ser atribuído a qualquer desejo sexual, inclusive dentro do relacionamento”, afirma.
Qual seria, então, a solução para o problema? Muito diálogo e, principalmente, respeito às individualidades sexuais – a própria e a do outro.
Além de conversar abertamente sobre os limites dentro da relação (como o que é traição ou não), é importante saber que não se pode achar que você tem o direito de controle sobre a sexualidade do parceiro.
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
