Arapiraca

Laboratório de Sismologia da USP confirma tremor de terra com magnitude 2.1 em Arapiraca

Centenas de moradores relataram o ocorrido

Por 7Segundos 25/08/2023 16h04 - Atualizado em 25/08/2023 17h05
Laboratório de Sismologia da USP confirma tremor de terra com magnitude 2.1 em Arapiraca
Laboratório de Sismologia da USP confirma tremor de terra com magnitude 2.1 em Arapiraca - Foto: Reprodução/USP

A terra tremeu em Arapiraca. Diversos moradores da Capital do Agreste relataram, nas redes sociais e grupos de WhatsApp, terem sentido um tremor de terra na tarde desta sexta-feira (25).

“Os vizinhos todos saíram na porta, minha casa inteira tremeu, estou super assustada”, relatou uma moradora do bairro Cavaco.

“Tava aqui no Centro, e a terra tremeu agora há pouco”, escreveu outro em um grupo de WhatsApp. As mensagens foram corroborados com outros relatos. 

O tremor de terra foi confirmado pelo Laboratório de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), que detectou um terremoto com magnitude 2.1mR na escala Richter.

O Sistema de Alertas de Terremoto do Android emitiu um comunicado via Google aos moradores.

Muitos arapiraquense atribuíram o tremor de terra aos trabalhos desenvolvidos pela Mineração Vale Verde, em Craíbas. Entretanto, a empresa afirmou não haver nexo causal com os desmontes controlados. Confira na íntegra:

A Mineração Vale Verde (MVV) vem por meio desta nota oficial dizer que os recentes tremores de terra sentidos em Arapiraca-AL não têm nexo causal com os desmontes controlados da empresa.

Os desmontes são preferencialmente agendados para ocorrer às quintas-feiras, por volta de 12h (meio-dia). Essa escolha foi feita em consenso com as comunidades locais, com vistas ao menor impacto possível e garantindo que a população seja sempre devidamente informada antes e após cada evento.

A MVV mantém o compromisso contínuo de transparência e comunicação fluida com as comunidades anfitriãs, mantendo-se aberto ao diálogo com todas as partes interessadas e tendo a Segurança como seu principal valor.