Águas dos Sertão atua na manutenção hidríca de 34 municípios do Agreste, Baixo São Francisco e Sertão
Concessionária completa 1 ano de operação nessas regiões de Alagoas
Com mais de 180 mil atendimentos e 43 milhões já investidos, concessionária comemora melhoria do acesso à água em comunidades que tinham abastecimento crítico.
Prestes a completar seu primeiro ano de operação à frente dos serviços de saneamento básico de 34 municípios das regiões Baixo São Francisco, Agreste e Sertão de Alagoas, a concessionária Águas do Sertão compartilha os resultados dessa primeira etapa rumo à meta de universalizar a água em sua área de atendimento nos próximos cinco anos, e esgoto até 2033.
Controlada pela Conasa Infraestrutura, vencedora do leilão realizado em 2021 para concessão dos serviços de saneamento do Bloco B no estado pelo prazo de 35 anos, a empresa já realizou, nestes 12 meses de intensa atividade, mais de 180 mil atendimentos, gerando cerca de 450 empregos diretos e outros 200 postos indiretos de trabalho no estado.
Além disso, por meio do projeto #VamosJuntos, criado para acelerar o processo de mapeamento do perfil de consumo de cada localidade e combater as perdas de água, as equipes já efetuaram a substituição de 73 mil hidrômetros e recadastraram mais de 100 mil clientes. Com a realização de mutirões em diversas localidades, mais de 4.500 famílias já foram incluídas na Tarifa Social, benefício que garante 50% de desconto na conta de água e esgoto.
Para celebrar o primeiro aniversário e estreitar ainda mais seu relacionamento com os clientes, a Águas do Sertão lançará nos próximos dias um aplicativo exclusivo, no qual cada consumidor poderá acompanhar todos os detalhes de seu contrato e consumo, ter acesso à segunda via da conta, realizar pagamentos de débitos e informar sobre vazamentos, além de solicitar e acompanhar com facilidade uma série de serviços, como religação e vistoria. Outra novidade é o visual da conta, que foi redesenhado para facilitar ainda mais o entendimento por parte do cliente, destacando informações importantes como o número da matrícula e o detalhamento do consumo, além de trazer dicas sobre consumo consciente.
“Desde o primeiro dia de operação, nos preocupamos em oferecer uma experiência diferenciada de atendimento tanto por meio de canais digitais 24 horas quanto nas lojas físicas em cada um dos municípios que atuamos”, afirma Antonio Hercules Neto, diretor da concessionária”. “Agora, com este novo aplicativo, queremos que cada cliente esteja ainda mais próximo de nós e engajado no conceito do consumo consciente da água, complementando o trabalho porta-a-porta que já desenvolvemos nas comunidades por meio de nossa equipe de Responsabilidade Social”, completa.
Melhorias
A Águas do Sertão segue firme também em seu cronograma de planejamento de obras, colecionando a realização de diversas melhorias que já estão garantindo mais qualidade de vida a diversas comunidades que antes tinham acesso crítico à água, como é o caso de Mata Grande, Igaci, Pão de Açúcar, São José da Tapera, dentre muitas outras.
Com aproximadamente 43 milhões investidos apenas neste primeiro ano em benfeitorias como extensões de rede, substituição e limpeza frequente de filtros das Estações de Tratamento de Água (ETAs) e poços, operações “caça-vazamentos” e “caça-fraudes”, e também por meio da atuação de uma dedicada equipe de Controle de Qualidade da Água, a concessionária já conseguiu aumentar o volume de água tratada disponível em diversas localidades.
Mas há muito mais por vir: com um financiamento de R$ 800 milhões aprovado junto ao Banco do Nordeste, a Águas do Sertão trabalha agora na elaboração dos projetos e a documentação para liberar o aporte financeiro e dar início à nova fase de obras.
“Paralelamente aos investimentos, outro grande ponto a destacar é a qualificação da equipe de especialistas, que tem contribuído com inteligência operacional para que todo o sistema funcione com mais eficiência, o que permite desde já uma melhor redistribuição da água disponível”, afirma o diretor. “Sabemos da urgência em fazer com que todos tenham acesso regular à água de qualidade e estamos muito felizes por ver que as metas que haviam sido estabelecidas para este primeiro ano foram cumpridas”, conclui.
Sobre a Águas do Sertão
Ao todo, 34 municípios e 151 localidades são atendidos pela concessionária. Com exceção das quatro cidades em que é responsável pelo processo completo de tratamento e distribuição da água – Penedo, São Miguel dos Campos, Porto Real do Colégio e Pão de Açúcar – todos os demais 30 municípios são atendidos em parceria com a Casal, companhia que segue responsável pela captação e tratamento da água.
O atendimento é dividido em três núcleos, com uma população de aproximadamente 600 mil pessoas:
Núcleo Delmiro Gouveia (Água Branca, Delmiro Gouveia, Inhapi, Mata Grande, Olho D’Água do Casado, Pariconha e Piranhas); Núcleo Santana do Ipanema (Belo Monte, Cacimbinhas, Carneiros, Dois Riachos, Igaci, Jaramataia, Maravilha, Monteirópolis, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, Quebrangulo, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira) e Núcleo Penedo (Feira Grande, Igreja Nova, Junqueiro, Piaçabuçu, São Brás, Traipu, Penedo, Porto Real do Colégio e São Miguel dos Campos).
Últimas notícias
[Vídeo] Imagens mostram sequência de colisões em acidente com viatura dos Bombeiros em Maceió
Homem é preso com mais de 10 armas e drogas em apartamento na Serraria
Operações aeromédicas de Alagoas são destaque em revista internacional especializada em aviação
Toffoli mantém participação de diretor do Banco Central em acareação do Master
Após transferência ao DF, Silvinei já está preso na Papudinha
Médicos avaliam novo procedimento para conter soluços de Bolsonaro
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
