Saúde

[Vídeo] Psicóloga do HEA alerta sobre prevenção do suicídio com palestras em Arapiraca

Ações do Setembro Amarelo são realizadas em todos os países do mundo e a data é endossada pela Organização Mundial da Saúde (OMS)

Por 7Segundos 04/09/2023 12h12 - Atualizado em 04/09/2023 12h12
[Vídeo] Psicóloga do HEA alerta sobre prevenção do suicídio com palestras em Arapiraca
Psicóloga do HEA, Mônica Leal, fala sobre Setembro Amarelo prevenção ao suicídio em Arapiraca - Foto: Pedro Henrique / 7Segundos

Falar sobre suicídio pode ser estarrecedor devido aos números de mortes por dia ou por ano no mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil ocupa a oitava posição com maior número de suicídios no mundo. Cerca de 38 pessoas cometem suicídio por dia no país e por ano morrem no Brasil 14 mil pessoas, que tiram suas vidas.

Para falar sobre o mês de prevenção ao suicídio, o 7Segundos entrevistou a psicóloga do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), Mônica Leal, sobre o Setembro Amarelo, que é o mês em que os profissionais de saúde alertam a população sobre o assunto.

“A ansiedade e a depressão são as principais causas de suicídios no Brasil e no mundo e este fato também acontece devido à desintegração familiar, uma vez que a educação dos filhos, por exemplo, está sendo substituída pelo smartphone e televisão que fala mais que todos numa casa e contribuem para a desintegração da família”, alerta Mônica Leal.

A psicóloga destacou que em Arapiraca o Hospital de Emergência do Agreste irá promover palestras sobre o tema nos dias 4 e 18 deste mês de setembro, em alusão ao Setembro Amarelo.

A data foi criada pela Associação Internacional para a Prevenção ao Suicídio e endossada pela OMS, com o objetivo de chamar a atenção dos governos e da sociedade civil para a importância de falar sobre o tema.

“Essa questão de falar sobre o tema e levar profissionais específicos que irão tratar do assunto com pacientes do hospital é uma importância fundamental porque conscientiza as pessoas e elas passam a não cometer este crime”, declarou Mônica Leal.

Palestras no HEA

Na próxima segunda-feira (4), a palestra de prevenção ao suicídio irá acontecer das 14h às 14h30 no próprio Hospital de Emergência do Agreste pela psicóloga Maria Helena Pereira Arruda, do CAPS Nise da Silveira (Centro de Atenção Psicossocial), de Arapiraca.

Das 14h30 às 15h haverá a palestra com o psicoterapeuta clínico e especialista em psicologia social, Eduardo Augusto de Almeida. As palestras vão acontecer em Arapiraca no HEA e no Divino Pastoreio, no município de Feira Grande, no Agreste de Alagoas.

Já no dia 18 de setembro, o HEA vai falar sobre “Drogas e Transtornos Mentais”. Das 14h às 14h30, o presidente do Alcoólicos Anônimos de Arapiraca (AAA), Luís Dimas. E das 14h30 às 15h, a psicóloga Mônica Maciel de Araújo, responsável pela comunidade acolhedora de dependentes químicos Casa Dona Paula, em Arapiraca, falará sobre o assunto.

De acordo com a psicóloga do HEA, as palestras são abertas ao público que só precisa ir até o hospital para participar do evento.

Profissões que mais têm suicídios no mundo

A psicóloga Mônica Leal ressaltou as profissões que são mais vulneráveis ao suicídio com dados baseados em levantamentos de estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Primeiro é a área da saúde e por incrível que pareça em primeiro lugar os médicos, depois odontólogos, enfermeiros, psicólogos e outros. É uma área onde os profissionais dão muitos plantões, não relaxa e muitas vezes ganham muito dinheiro, principalmente os médicos, mas não aproveitam a vida e a família fica desestruturada. O nível de divórcio no meio médico é muito alto por conta disso”, relatou a psicóloga do HEA.

Em segundo lugar, de acordo com Mônica Leal, vem a área da educação. Ela explica o porquê.

“O professor é desvalorizado em termos econômicos, é a área onde os pais dos alunos acham que os professores são que ser os pais e que muitas vezes se eles não corresponderem a expectativa dos alunos, eles são ameaçados de morte tanto pelos pais quanto pelos alunos. Quantos professores não já morreram de arma de fogo pelos próprios alunos?”, questiona a psicóloga.

A terceira profissão que mais comete suicídio e que a psicóloga já atendeu muito aqui em Arapiraca são os policiais militares.

“É uma profissão de alto risco. É uma profissão que começou a ganhar melhorzinho agora e as exigências da corporação são muito severas”, revelou.

Já a quarta área que tem mais profissionais que cometem suicídio no mundo são os jornalistas.

“São profissionais que veem a realidade nua e crua e muitas vezes não podem divulgar na imprensa porque são capazes de perder o próprio emprego e o governo vai contra eles”, afirmou Mônica Leal.

Na entrevista a psicóloga fala do comportamento de homens e mulheres que podem levar a causa do suicídio. Assista no vídeo abaixo:


Serviços:

Palestras no HEA (Hospital de Emergência do Agreste)
Dia 4/09 (segunda-feira)
Tema: Prevenção ao suicídio

Das 14h às 14h30
– Maria Helena Pereira Arruda – psicóloga do CAPS Nise da Silveira.
Das 14h30 às 15h
– Eduardo Augusto de Almeida – psicoterapeuta clínico e especialista em psicologia social.

Dia 18/09 (segunda-feira)
Tema: Drogas e Transtornos Mentais

Das 14h às 14h30
– Luís Dimas – presidente do Alcoólicos Anônimos de Arapiraca (AAA).
Das 14h30 às 15h
– Mônica Maciel de Araújo – psicóloga responsável técnica da comunidade acolhedora Casa Dona Paula, em Arapiraca.

Encontre ajuda no CVV (Centro de Valorização da Vida) pelo número: 188.