Feira Grande, Igaci, Jequiá da Praia e Tanque D’arca aderem ao Moradia Legal
Presidente Fernando Tourinho destacou seu interesse de levar o programa de regularização fundiária do Judiciário para todos os 102 municípios de Alagoas
Os municípios de Feira Grande, Igaci, Jequiá da Praia e Tanque D’arca aderira, nesta quarta-feira (20), ao programa de regularização fundiária do Poder Judiciário de Alagoas, Moradia Legal. O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Fernando Tourinho, destacou seu interesse de levar o programa para todos os 102 municípios do estado.
“Mais quatro municípios firmaram o compromisso de mapear as cidades e para fazer o programa Moradia Legal efetivamente acontecer. Essa foi a primeira conversa com os prefeitos para dizer que se eles tiverem vontade, com o apoio dos procuradores dos municípios e dos cartórios, o Moradia Legal pode acontecer. Nosso maior sonho é que, ao final dessa gestão, possamos entregar o maior número de títulos possíveis para as pessoas menos favorecidas do nosso estado”, afirmou o presidente.
As adesões foram formalizadas pelos prefeitos: Petrúcio de Oliveira (Igaci), Felipe Jatobá (Jequiá da Praia), Will Valência (Tanque D’arca) e Flávio Rangel (Feira Grande). Participaram da solenidade os desembargadores Orlando Rocha, vice-presidente do TJAL, Domingos Neto, corregedor-geral da Justiça, José Carlos Malta, Ivan Brito, o juiz convocado Alberto Jorge Correia, além do representante da Anoreg, Fernando Dorville Moreira.
O desembargador Carlos Cavalcanti, coordenador do Moradia Legal, revelou que 21 municípios já assinaram o termo de cooperação técnica para participarem da sexta etapa do programa e destacou os benefícios que a regularização traz para a população.
“Não é um papel qualquer, é um documento que vai dar estabilidade, segurança, vai valorizar os imóveis, possibilitar que os gestores cumpram a meta de regularização fundiária. E a família beneficiada não será onerada de nenhuma forma. Isso só é possível graças a parceria do TJAL, da Anoreg e dos municípios”, disse.
Participando pela primeira vez do programa, o prefeito Felipe Jatobá falou sobre as expectativas dos cidadãos. “Agradeço, em nome do presidente Fernando Tourinho, a importância que o TJAL está dando para legalizar moradias no interior do estado como, por exemplo, em Jequiá da Praia. A população vai ficar bastante agradecida e, o que depender de mim, como prefeito, juntamente com a Procuradoria do Município, vamos legalizar essas moradias tão sonhadas”, falou.
O Moradia Legal é realizado por meio do TJAL, da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ), da Associação dos Notários e Registradores (Anoreg) e das Prefeituras. Lançado em 2005, o programa visa orientar, viabilizar e dar celeridade às medidas de regularização fundiária, assegurando o direito à titularização dos imóveis ocupados, predominantemente, por população de baixa renda, em núcleos urbanos informais.
Clique aqui e confira mais informações sobre o programa.
Últimas notícias
Filho de Alves Correia atualiza melhora do radialista: “Já respira sozinho e conversa”
Influenciador revela que foi convidado para voo de helicóptero que terminou em tragédia no Rio
Adolescente fica ferido após colisão entre carro e motocicleta em Arapiraca
Idoso e mulher são socorridos após acidente de trânsito na AL-101 Sul, em Piaçabuçu
Carro atinge motocicletas e derruba poste na AL-101 Norte, em Paripueira
Carro invade praça e colide contra árvore no Centro de Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
