Feira Grande, Igaci, Jequiá da Praia e Tanque D’arca aderem ao Moradia Legal
Presidente Fernando Tourinho destacou seu interesse de levar o programa de regularização fundiária do Judiciário para todos os 102 municípios de Alagoas
Os municípios de Feira Grande, Igaci, Jequiá da Praia e Tanque D’arca aderira, nesta quarta-feira (20), ao programa de regularização fundiária do Poder Judiciário de Alagoas, Moradia Legal. O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Fernando Tourinho, destacou seu interesse de levar o programa para todos os 102 municípios do estado.
“Mais quatro municípios firmaram o compromisso de mapear as cidades e para fazer o programa Moradia Legal efetivamente acontecer. Essa foi a primeira conversa com os prefeitos para dizer que se eles tiverem vontade, com o apoio dos procuradores dos municípios e dos cartórios, o Moradia Legal pode acontecer. Nosso maior sonho é que, ao final dessa gestão, possamos entregar o maior número de títulos possíveis para as pessoas menos favorecidas do nosso estado”, afirmou o presidente.
As adesões foram formalizadas pelos prefeitos: Petrúcio de Oliveira (Igaci), Felipe Jatobá (Jequiá da Praia), Will Valência (Tanque D’arca) e Flávio Rangel (Feira Grande). Participaram da solenidade os desembargadores Orlando Rocha, vice-presidente do TJAL, Domingos Neto, corregedor-geral da Justiça, José Carlos Malta, Ivan Brito, o juiz convocado Alberto Jorge Correia, além do representante da Anoreg, Fernando Dorville Moreira.
O desembargador Carlos Cavalcanti, coordenador do Moradia Legal, revelou que 21 municípios já assinaram o termo de cooperação técnica para participarem da sexta etapa do programa e destacou os benefícios que a regularização traz para a população.
“Não é um papel qualquer, é um documento que vai dar estabilidade, segurança, vai valorizar os imóveis, possibilitar que os gestores cumpram a meta de regularização fundiária. E a família beneficiada não será onerada de nenhuma forma. Isso só é possível graças a parceria do TJAL, da Anoreg e dos municípios”, disse.
Participando pela primeira vez do programa, o prefeito Felipe Jatobá falou sobre as expectativas dos cidadãos. “Agradeço, em nome do presidente Fernando Tourinho, a importância que o TJAL está dando para legalizar moradias no interior do estado como, por exemplo, em Jequiá da Praia. A população vai ficar bastante agradecida e, o que depender de mim, como prefeito, juntamente com a Procuradoria do Município, vamos legalizar essas moradias tão sonhadas”, falou.
O Moradia Legal é realizado por meio do TJAL, da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ), da Associação dos Notários e Registradores (Anoreg) e das Prefeituras. Lançado em 2005, o programa visa orientar, viabilizar e dar celeridade às medidas de regularização fundiária, assegurando o direito à titularização dos imóveis ocupados, predominantemente, por população de baixa renda, em núcleos urbanos informais.
Clique aqui e confira mais informações sobre o programa.
Últimas notícias
Jovens lideram casos de Aids em Alagoas este ano, aponta Ministério da Saúde
BRB disponibiliza pontos de atendimento para servidores municipais
Escolas estaduais promovem consulta pública para escolha de gestores escolares nesta quarta
[Vídeo] Morador denuncia abandono e reclama de buracos no Loteamento Porto Vitória
Manutenção programada afeta abastecimento de água em Maragogi neste sábado (6)
Polícia Militar de Alagoas efetua 36 prisões durante a 21ª edição da Operação Força Total
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
