Projeto inovador garante poços artesianos e energia solar para comunidades de Arapiraca e mais três municípios do Agreste
O projeto do senador Rodrigo Cunha vai beneficiar mais de 7 mil famílias de agricultores em quatro municípios de Alagoas
Um projeto inovador que associa garantia de abastecimento de água, perfuração de poços artesianos e geração própria de energia para o funcionamento das bombas de sucção destes reservatórios está se materializando em Arapiraca e em mais três municípios do Agreste de Alagoas, trazendo esperança e trabalho para milhares de famílias da região.
A ação, que apoia a agricultura familiar e as demandas do homem do campo assegurando mais oportunidades de geração de renda e de fomento à economia solidária de 15 comunidades, conta com investimentos de R$ 3 milhões garantidos pelo senador Rodrigo Cunha (Podemos/AL).
Com a iniciativa, a expectativa é beneficiar cerca de mais de 7 mil famílias nos municípios de Arapiraca, São Sebastião, Coité do Noia e Craíbas. Ao todo já foram perfurados 16 poços artesianos, todos obtendo avaliação positiva quanto à utilização da água para a irrigação e uso na lavoura.
Energia solar
Após a fase inicial de perfuração dos poços, o projeto já partiu para a sua segunda etapa com a instalação de placas e painéis de energia solar, usadas para a manutenção das bombas elétricas em funcionamento liberando as comunidades da necessidade do pagamento da tarifa de energia elétrica para a alimentação do sistema.
“Este projeto é mais um trabalho em favor de Alagoas, que vai garantir produção agrícola, sustentabilidade ambiental e econômica e mais autonomia para milhares de famílias de pequenos agricultores que hoje não produzem por não terem assistência técnica, acesso à água e, além disso, não terem recursos para arcar com custos como o da energia elétrica para o bombeamento em poços perfurados. É desta forma que trabalhamos: dando dignidade a nossa gente, confiando no potencial de nossa agricultura familiar e na força de trabalho de cada alagoano”, destacou Rodrigo Cunha.
Os poços perfurados atendem em Arapiraca aos povoados e sítios das comunidades da Baixa da Onça, Capim, Bom Jardim, Poção, Cangandu, Itapicuru, Chácara São Lucas, Fazenda Velha, Oitizeiro e Quilombo Carrasco, esta última com dois poços; em Coité do Noia ao Sitio Branquinha, Povoado Poço de Abelha e Cohab; em São Sebastião ao Sítio Maracujá; e em Craíbas ao Sítio Mundo Novo.
A agricultura familiar é um dos principais motores para o andamento da economia rural e a diversidade de produção é essencial para geração de renda e permanência na atividade agrícola do homem no campo, garantias ofertadas pelo projeto financiado com recursos garantidos por Rodrigo Cunha em Brasília.
Últimas notícias

Inflamação silenciosa do coração pode causar morte súbita, alerta cardiologista alagoano

Motociclista sofre lesão no tórax após colidir moto na traseira de veículo em Maragogi

Após repercussão de exoneração, Defensoria Pública anuncia novo defensor para atuar em caso Braskem

Samu promove mais um curso de manejo de vias aéreas pediátricas para profissionais que atuam no suporte básico
![[Vídeo] Criança de 6 anos aparece na escola com marca de 'chinelada' no rosto e pai é preso](https://img.7segundos.com.br/4MHU8vffCF9Hkuq-JY_q1HuOeSU=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-08-07-at-115057.jpeg)
[Vídeo] Criança de 6 anos aparece na escola com marca de 'chinelada' no rosto e pai é preso

Associação Master Alagoana de Basquetebol é reconhecida como Embaixadora do Turismo em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
