Projeto inovador garante poços artesianos e energia solar para comunidades de Arapiraca e mais três municípios do Agreste
O projeto do senador Rodrigo Cunha vai beneficiar mais de 7 mil famílias de agricultores em quatro municípios de Alagoas
Um projeto inovador que associa garantia de abastecimento de água, perfuração de poços artesianos e geração própria de energia para o funcionamento das bombas de sucção destes reservatórios está se materializando em Arapiraca e em mais três municípios do Agreste de Alagoas, trazendo esperança e trabalho para milhares de famílias da região.
A ação, que apoia a agricultura familiar e as demandas do homem do campo assegurando mais oportunidades de geração de renda e de fomento à economia solidária de 15 comunidades, conta com investimentos de R$ 3 milhões garantidos pelo senador Rodrigo Cunha (Podemos/AL).
Com a iniciativa, a expectativa é beneficiar cerca de mais de 7 mil famílias nos municípios de Arapiraca, São Sebastião, Coité do Noia e Craíbas. Ao todo já foram perfurados 16 poços artesianos, todos obtendo avaliação positiva quanto à utilização da água para a irrigação e uso na lavoura.
Energia solar
Após a fase inicial de perfuração dos poços, o projeto já partiu para a sua segunda etapa com a instalação de placas e painéis de energia solar, usadas para a manutenção das bombas elétricas em funcionamento liberando as comunidades da necessidade do pagamento da tarifa de energia elétrica para a alimentação do sistema.
“Este projeto é mais um trabalho em favor de Alagoas, que vai garantir produção agrícola, sustentabilidade ambiental e econômica e mais autonomia para milhares de famílias de pequenos agricultores que hoje não produzem por não terem assistência técnica, acesso à água e, além disso, não terem recursos para arcar com custos como o da energia elétrica para o bombeamento em poços perfurados. É desta forma que trabalhamos: dando dignidade a nossa gente, confiando no potencial de nossa agricultura familiar e na força de trabalho de cada alagoano”, destacou Rodrigo Cunha.
Os poços perfurados atendem em Arapiraca aos povoados e sítios das comunidades da Baixa da Onça, Capim, Bom Jardim, Poção, Cangandu, Itapicuru, Chácara São Lucas, Fazenda Velha, Oitizeiro e Quilombo Carrasco, esta última com dois poços; em Coité do Noia ao Sitio Branquinha, Povoado Poço de Abelha e Cohab; em São Sebastião ao Sítio Maracujá; e em Craíbas ao Sítio Mundo Novo.
A agricultura familiar é um dos principais motores para o andamento da economia rural e a diversidade de produção é essencial para geração de renda e permanência na atividade agrícola do homem no campo, garantias ofertadas pelo projeto financiado com recursos garantidos por Rodrigo Cunha em Brasília.
Últimas notícias
Tragédia na AL-220: colisão deixa seis mortos, incluindo criança e recém-nascido, no Sertão de Alagoas
Homem é preso por violência doméstica contra companheira grávida em Arapiraca
Quadrilha armada invade festa, faz reféns e jovem é morto em Anadia
Trump ameaça vice venezuelana e diz que ela pode "pagar preço maior"
Forças armadas da Venezuela reconhecem Delcy Rodríguez como presidente interina
Yasmin Sensação é anunciada como atração surpresa do Verão Massayó
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
