Juros do rotativo do cartão de crédito já ultrapassam os 1.000% ao ano
O número divulgado pelo BC, que ficou em 445,7%, em julho, é apenas uma média. Veja quem são os líderes do ranking das maiores taxas
O Banco Central (BC) sempre causa certa perplexidade ao divulgar os juros do crédito rotativo no Brasil. E isso não ocorre por acaso. Em julho, o último dado conhecido, eles aumentaram 8,7 pontos percentuais em relação ao mês anterior e atingiram 445,7% ao ano. É um patamar muito alto, mas o que pouca gente sabe é que esse número representa “apenas” uma média. Na prática, essas taxas chegam a superar os 1.000% ao ano.
Com base em dados do BC, o Metrópoles montou um ranking com as instituições financeiras que cobram os maiores juros do rotativo no país. A liderança da lista, com valores sempre anuais, ficou com a Omni, com juros de até 1.092,46%. Em segundo lugar, veio a Crefisa, com 995%. O terceiro posto foi ocupado pelo Banco Triângulo, conhecido pela marca Tribanco, com 992,58%, que pertence ao varejista mineiro Grupo Martins.
Na lista do Banco Central, com dados de 20 a 29 de setembro, estão relacionadas 65 instituições financeiras, organizadas da menor para a maior taxa. Assim, a Omni, com os maiores juros, está na 65ª posição.
Entre os bancos mais conhecidos pelo consumidor, o Pan ocupa o 46º posto, com taxa anual no rotativo do cartão de 770,23% ao ano. O BMG e o C6 estão, respectivamente, em 42º e 41º lugares, com 580,38% e 556,27%. A Luizacred, do Magazine Luiza, está na 34ª colocação, com 520,48%. Todos acima da média.
Os grandes bancões do país aparecem bem agrupado com, da maior para a menor taxa, o Santander (30º; com 437,17%), o Banco do Brasil (29º; 418,45%), o Bradesco (28º; 409,39%), o Itaú Unibanco (26º; 388,49%). Abaixo, e um tanto desgarrados desse bloco, vêm o BTG Pactual (16º, 281,74%) e Caixa (15º; 264,11%). [Veja aqui a lista completa.]
Limite por lei
Na semana passada, em 3 de outubro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o projeto de lei (PL) que estabelece um limite para os juros do rotativo do cartão de crédito.
O texto não define o valor do teto, mas dá prazo de 90 dias, a partir da publicação da norma, para que as instituições financeiras e empresas de cartões apresentem uma proposta de limite, que deverá ser aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).
Na ausência dessa sugestão, a lei fixa que será aplicado um teto que restringe a dívida ao dobro do valor original. Ou seja, o débito pode, no máximo, dobrar de tamanho com a incidência dos juros. A medida, contudo, foi criticada por especialistas.
O que é o rotativo
O crédito rotativo é acionado quando o cliente não paga integralmente a fatura do cartão (quinta um valor inferior ao total, mas superior ou igual ao mínimo exigido). O saldo devedor é deixado para o mês seguinte e se torna um empréstimo pessoal de curto prazo. Esse é o crédito rotativo. Hoje, depois de 30 dias no rotativo, os clientes são transferidos para o parcelamento.
Os líderes
A reportagem do Metrópoles entrou em contato com as três instituições que ocuparam o topo do ranking dos juros do rotativo do BC. A Omni, que ficou conhecida por financiar veículos usados para as classes C e D, informou por meio de nota:
“A Omni tem como premissa oferecer crédito para as pessoas com pouco ou nenhum acesso ao sistema financeiro. Para isso, a empresa trabalha diariamente para gerar oportunidades que permitam a essas pessoas empreender, manter seus negócios ou mesmo pagar suas contas básicas. As taxas praticadas pela Omni estão em linha com o praticado pelo mesmo segmento de mercado.”
O Tribanco, também por meio de nota, afirmou:
“O Tribanco, conforme regulamentação, registra em sua tabela a maior taxa que pode ser aplicada no período para os produtos financeiros que a instituição opera. Mesmo tendo esse teto registrado, ressaltamos que as taxas efetivamente aplicadas são variáveis, de acordo com o perfil dos clientes. Ou seja, um perfil de risco maior poderá ter uma taxa ajustada para mais, para que haja uma compensação por tal risco.
“Também vale destacar que o que é apontado como valor máximo, corresponde à maior taxa possível no período, não sendo necessariamente a praticada para todo o portfólio de clientes. Temos uma relação transparente com nossos clientes e nos orgulhamos de estarmos há mais de 22 anos levando acesso ao crédito para as famílias brasileiras (clientes dos nossos parceiros varejistas), tanto que em 2023 novamente a Tricard foi eleita como o melhor fornecedor de Administradora de Cartão Próprio pela SA Varejo.”
Contatada, a Crefisa não respondeu à solicitação da reportagem.
Últimas notícias
Homem de 25 anos morre afogado em açude de São Luís do Quitunde
Helicóptero com duas pessoas cai em pesqueiro no interior de São Paulo
Cemitério sumido há 200 anos abriga 100 mil corpos de escravizados na Bahia
Homem é assassinado no bairro Petrópolis, em Maceió
Professores fazem a primeira edição da Prova Nacional Docente
Homem é flagrado “pegando carona” na parte de baixo de ônibus em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
