Após recusar parcelamento de direitos trabalhistas, ex-funcionário tem indenização reduzida pela Unirb Arapiraca
Empresa também se recusa a entregar chave do protocolo para que auxiliar administrativo possa receber seguro-desemprego
Um ex-funcionário da faculdade Unirb de Arapiraca busca justiça para que a instituição pague o valor total da rescisão de contrato sem justa causa, que teve o valor reduzido após ele recusar a proposta de receber o valor parcelado. "Estou tentando ficar firme, mas é complicado. Sou o provedor da minha mãe e irmã e nem o protocolo do seguro-desemprego eles me entregaram. Só quero o que tenho direito", afirmou Lucas Rangel.
O jovem trabalhou como auxiliar administrativo da unidade da Unirb desde outubro de 2020 e foi avisado da demissão em setembro deste ano e cumpriu o aviso prévio de 30 dias. Neste prazo, recebeu os cálculos da rescisão contratual, no valor de pouco mais de R$ 3.300, e a superintendência propôs o pagamento de forma parcelada. O ex-funcionário recusou a proposta e, em vez de receber o total da indenização, ele recebeu apenas pouco mais de um terço do valor.
"Eu não aceitei a proposta porque estou precisando do dinheiro e é um direito meu. Falei que não poderia aceitar porque me senti lesado pela empresa durante algum tempo, e disseram que tudo bem. Só que depois que recebi a transferência de pouco mais de R$ 1 mil, fiquei sem entender", explicou.
O auxiliar administrativo foi chamado para uma reunião pela superintendência da unidade e recebeu informação de que o valor total que ele tinha a receber era o que havia sido depositado na conta dele. "O RH refez as contas retirando valores da minha rescisão. Eu questionei a motivação dos descontos e ele disse que não sabia o porquê e não tinha como reverter", disse.
O ex-funcionário afirma que a redução da indenização foi apenas uma das retaliações da empresa. A segunda foi a recusa em fornecer a chave para dar entrada no protocolo do seguro-desemprego. "Eu falei para eles que iria acionar a Justiça, mas eles não se preocupam com isso. O dono da faculdade é formado em direito", justificou. Ele apresentou os documentos que demonstram a redução do valor da rescisão contratual, que o 7Segundos não vai divulgar devido a presença de dados privados.
A reportagem entrou em contato com a direção da Unirb de Arapiraca, que não se manifestou sobre as alterações no cálculo da indenização trabalhista e encaminhou a nota abaixo tratando apenas da questão do seguro-desemprego:
A empresta está tentando gerar a guia do seguro desemprego, mas o site está com instabilidade e, por esse motivo ainda não foi possível entregar o documento ao ex-funcionário. A empresa já abriu reclamação junto ao site e, ao retornar a guia será entregue.