Arapiraca

Deputado federal Daniel Barbosa homenageia Arapiraca pelos 99 anos de emancipação

Confira o artigo na íntegra!

Por 7Segundos com Assessoria 30/10/2023 09h09 - Atualizado em 30/10/2023 09h09
Deputado federal Daniel Barbosa homenageia Arapiraca pelos 99 anos de emancipação
Deputado federal Daniel Barbosa - Foto: Câmara dos Deputados

Arapiraca, Capital do Agreste alagoano, completa 99 anos de emancipação política nesta segunda (30), e o deputado federal Daniel Barbosa, filho da terra, homenageou o município em seu novo artigo.

No texto, o parlamentar faz um relato histórico sobre os 99 anos de Arapiraca e reforça seu compromisso com o desenvolvimento do município e dos arapiraquenses.

“Estou feliz em colaborar, na Câmara dos Deputados, para o crescimento e o desenvolvimento de Arapiraca”, disse o parlamentar.

Confira o texto na íntegra:

ARAPIRACA: 99 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

Hoje, dia 30 de outubro de 2023, a cidade de Arapiraca completa 99 anos de emancipação política. Esta data, inevitavelmente, traz à lembrança os nomes de Manoel André Correia, fundador do povoado, e de Esperidião Rodrigues da Silva, que com muita disposição comandou a campanha pela autonomia do pujante distrito, então vinculado ao município de Limoeiro de Anadia.

Narra-se que Manoel André, ao abrir trilhas na mata virgem, procurou uma fonte de água doce na região e acampou sob uma árvore típica da caatinga, de nome Arapiraca, às margens do Riacho Seco, onde construiu uma cabana de madeira. Surgia, em 1848, a primeira morada de nossa cidade. Daí formou-se um auspicioso sítio, em cujas cercanias foram edificadas casas de taipa e, em 1865, a capela consagrada a Nossa Senhora do Bom Conselho.

O nome do fundador está gravado no Hino Oficial de nossa cidade, de autoria do professor Pedro de França Reys e do Maestro Nelson Palmeira: “Sob um céu de safira estrelado, num agreste desse imenso Brasil, fora um rincão pequenino fadado a ser majestoso, soberbo e viril. (...) Arapiraca fora a inspiração de um sertanejo cheio de fé. Rendamos, pois, de coração, o nosso ‘Hosana’ a Manoel André”.

Ali se estabeleceu uma feira livre e dessa feira despontou o povoado de Arapiraca, como frisou o genial e premiado músico alagoano Hermeto Pascoal: “Não se trata de uma feira que se estabeleceu numa cidade. Mas uma cidade que se formou em torno de uma feira”.

A feira livre de Arapiraca, que se transformou na maior manifestação cultural do Agreste Alagoano, frequentada todas as segundas-feiras por milhares de pessoas de todos os cantos de Alagoas e até de estados vizinhos, trouxe progresso e foi decisiva no processo de emancipação.

A jornada foi longa e árdua, diante da resistência de forças políticas contrárias à autonomia do então povoado. A visão de futuro e o empenho de Esperidião Rodrigues, realizando, anos a fio, dezenas de viagens à Maceió para apresentar às autoridades estaduais os circunstanciados relatórios que elaborava sobre dados importantes da economia local, resultaram no projeto de lei do deputado Odilon Auto, sancionado pelo governador Fernandes Lima, que, em 1924, elevou Arapiraca à condição de município.

O engajamento do deputado Odilon Auto e sua capacidade de trabalho e de convencimento também foram fundamentais para a emancipação política reivindicada pela população do distrito de Arapiraca. Na reta final, o impaciente Esperidião Rodrigues ficou durante 40 dias junto ao deputado até conseguir a aprovação do projeto de lei pela Assembleia Legislativa e a sanção do governador. Nascia o município de Arapiraca.

O Hino Oficial da Emancipação de Arapiraca, do maestro Marcos de Sena Pereira e Ronaldo de Oliveira Silva, instituído em 2014 como símbolo do município, faz justiça a Esperidião Rodrigues: “Salve! Salve a liberdade de um povo empreendedor. Salve o grande paladino, nosso emancipador. Homem forte, decidido. Fez cumprir sua missão, nosso herói da liberdade, aguerrido Esperidião”.

De 1924 até os dias atuais, a Terra de Manoel André se desenvolveu muito, graças ao trabalho de seu povo. O pequeno povoado se transformou numa cidade produtiva e feliz, uma referência de progresso e importante polo econômico do Agreste e do Sertão Alagoano. Esse avanço foi resultado da emancipação, quando o município adquiriu liberdade social, econômica e política.

Arapiraca, com quase 235.000 habitantes, vocacionada para o comércio, se destaca pelo grande potencial de consumo, com PIB per capita superior à média de Alagoas e entre os maiores da Região Nordeste. Em 2023, até o mês de setembro, houve registro de 397 novas empresas no município.

A cidade, conhecida desde 1924 como a terra da prosperidade, possui estrutura fundiária constituída de pequenas propriedades e a produção agrícola se baseia na agricultura familiar. Continuamente, a Prefeitura de Arapiraca executa programas de fortalecimento dos agricultores familiares, incluindo o preparo do solo, a otimização do plantio e a comercialização dos produtos, além de fornecer tecnologias inovadoras, implementos e máquinas agrícolas. No sábado, 28 de outubro, o município ampliou a sua frota com cinco novos tratores, recebidos da CODEVASF, que serão utilizados em prol dos trabalhadores do campo.

Outro acontecimento importante desta semana na Capital do Agreste foi o 1° Seminário Regional de Associativismo, Cooperativismo e Economia Criativa de Alagoas, com a presença e o apoio do prefeito Luciano Barbosa. Sem dúvida, o trabalho das cooperativas da agricultura familiar para a geração de emprego e renda no campo é essencial para a economia alagoana e arapiraquense.

A gestão municipal tem olhos para o produtor agrícola. O Programa de Aquisição de Alimentos, desde a sua implantação, já investiu mais de R$ 6 milhões na compra de hortaliças, frutas e outros alimentos diretamente dos pequenos produtores rurais de Arapiraca. O Terra Pronta realiza aragem de terras e beneficia mais de 800 produtores locais. O Shopping Estrada, situado na comunidade rural de Poção, irá aquecer os negócios locais e dinamizar a venda direta de diversos produtos da agricultura familiar no município.

A gestão municipal tem olhos para a população. Neste mês de outubro, quando Arapiraca celebra seus 99 anos de emancipação política, a prefeitura intensificou as entregas de equipamentos, pavimentação de ruas e reformas de espaços públicos. Cito a Unidade Básica de Saúde da Vila Fernandes, a Escola Ana Rita de Cássia, a terceira etapa da Ciclovia do Trabalhador, o 5º Centro de Saúde, a Casa Integrada do Trabalhador e do Empreendedor, kits de irrigação e a segunda etapa de urbanização do Lago da Perucaba, entre outros eventos importantíssimos.

Nos últimos três anos houve maciços investimentos educação, saúde, cultura, geração de ocupação e renda em Arapiraca. Foram construídos e reformados ginásios poliesportivos, creches, escolas. A cidade ganhou uma nova fisionomia e segurança em seus logradouros, com a implantação de áreas de convívio social, ampliação e modernização do parque de iluminação pública com luminárias em LED e pavimentação de ruas e avenidas.

Para Peter Drucker, o bom administrador é aquele que planeja, organiza, ajusta, mede e forma pessoas. Os bons resultados vêm da necessária união entre administração e liderança, porque, como pregava o admirado professor de Viena, “Administração é fazer as coisas direito; liderança é fazer as coisas certas”.

Estou feliz em colaborar, na Câmara dos Deputados, para o crescimento e o desenvolvimento de Arapiraca. Fico ainda mais estimulado ao ver a prefeitura atuando com forte sensibilidade social, amor pela cidade, afeição ao povo e trabalhando incansavelmente para melhorar a vida de todos, por meio de obras estruturantes, educação de boa qualidade, saúde, cultura e programas eficazes de combate à pobreza e à fome.