MPAL instaura procedimento administrativo e cobra explicações sobre reforma em escola no Sertão
Documento recebido pelo promotor de justiça aponta problemas estruturais no estabelecimento de ensino
Garantir uma educação de qualidade, promover dignamente o desenvolvimento de crianças e adolescentes, ofertar segurança em espaço adequado, salubre, ao público estudantil bem como aos professores e colaboradores é dever do Poder Executivo, seja estadual ou municipal.
Visando proteger esses direitos, após o recebimento do Ofício nº 76/2023, oriundo da Procuradoria- Geral do município do Olho D’Água das Flores, revelando grave problema estrutural na Escola Municipal Maria Augusta Silva Melo, o Ministério Público de Alagoas (MPAL) instaurou procedimento administrativo para acompanhar e fiscalizar a execução da obra de recuperação da unidade. Foi dado um prazo máximo de 15 dias para que a gestão municipal preste informações detalhadas sobre a obra.
Consta no documento recebido pelo promotor de Justiça João de Sá Bomfim Filho que a atual realidade do estabelecimento de ensino tende a colocar em risco a saúde e integridade física de todos.
“No mês de outubro fizemos uma reunião já para discutir essa situação e estivemos in loco, inclusive com a presença do prefeito e do Corpo de Bombeiros, no entanto aportou nesta Promotoria o ofício relatando problemas preocupantes e que exigem um posicionamento do Ministério Público. A unidade é responsável pela educação básica, logo seu público é infantil, e fomos informados de que, apesar de ter sido iniciada a reforma no prédio, já identificaram problemas estruturais, sendo imprescindível a adoção de medidas que visem promover a segurança dos alunos e servidores daquela escola”, esclarece o promotor João de Sá.
O promotor de Justiça evidencia a Lei n.º 9.394/1996 – de Diretrizes e Base da Educação Nacional –, que claramente obriga os municípios a oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental. Ele também ressalta o Art. 206, VII da Constituição Federal, que assegura que a educação será ofertada com garantia do padrão de qualidade, o que inclui a segurança dos estudantes no ambiente escolar.
Além de requerer pormenores sobre o projeto da reforma referente à unidade de educação, o membro ministerial quer se inteirar sobre projetos de segurança, também solicitou que o Município informe sobre as questões relativas ao prazo da obra, licitação, custos, verbas, e demais questões análogas. E, esclareça, por fim, se a execução está de acordo com a observância das normas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Últimas notícias
Prefeitura de Major Izidoro fortalece agricultura familiar com entrega de sementes
Governo de Alagoas inaugura obra que liga Junqueiro à BR-101
Acusado de matar Anne Larissa admite invasão à casa da vítima, mas nega crime
[Vídeo] Mãe sai ajoelhada para agradecer recuperação do filho em maternidade de Maceió
Caso Anne Larissa: perita descarta suicídio e reafirma estrangulamento em júri popular
Mãe de Anne Larissa chora em julgamento e pede justiça: “Só queria abraçar minha filha”
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
