Meio ambiente

Calorão, chuva, seca: Brasil sofre com eventos climáticos extremos

Consequências desse cenário catastrófico foram registradas de Norte a Sul do país

Por G1 18/11/2023 09h09
Calorão, chuva, seca: Brasil sofre com eventos climáticos extremos
Incêndio no Pantanal - Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Nas últimas semanas, o Brasil vem sofrendo com eventos climáticos extremos. Nesta sexta-feira (17), consequências desse cenário catastrófico foram registradas de Norte a Sul do país.

Veja alguns exemplos:

▶️ Pará – a seca na Ilha do Marajó causou a morte de jacarés, búfalos, cavalos, peixes e cobras; a estiagem mudou o cenário e os hábitos dos moradores no estado, que hoje veem um campo seco onde antes havia um rio.

▶️ Amazonas – a estiagem severa atrasou o transporte de produtos no Polo Industrial de Manaus; na capital, o Rio Negro ficou abaixo dos 13 metros pela primeira vez em 121 anos de medição.

▶️ Pantanal – o bioma, que fica no Centro-Oeste do país, registrou recorde de queimadas para este período do ano; os milhares de incêndios mataram animais, fecharam uma rodovia e levaram à evacuação de pousadas e fazendas; pouca chuva e os efeitos do El Niño explicam o recorde de focos de fogo em pleno período chuvoso, que vai de outubro a março.

▶️ Rio de Janeiro – a capital do estado teve mais um dia de calor intenso, com temperatura máxima de 39,1°C, depois de ter registrado, nesta quinta-feira (16), o recorde do ano, quando os termômetros chegaram a 40,6ºC.

▶️ São Paulo – a frente fria que chegará neste sábado (18) deve derrubar a temperatura na Região Metropolitana e causar temporais, com rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h na capital, no litoral e Vale do Paraíba, alerta que fez o governo estadual montar um gabinete de crise; a previsão de temporal fez a Prefeitura de SP cancelar eventos públicos.

▶️ Santa Catarina – temporais e chuvas de granizo causaram enchentes, quedas de árvores e mortes; rodovias estaduais e federais chegaram a ficar interditadas.

Nesta sexta, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para 17 estados e o Distrito Federal por conta dos temporais que devem ocorrer nos próximos dias. A situação deve ser mais crítica na região Sul, que já vinha enfrentando fortes chuvas na semana passada, e em boa parte dos estados das regiões Centro-Oeste e Sudeste, as mais impactadas pela onda de calor.

Os dados indicam que o ápice da onda de calor ocorreu nesta sexta, e os meteorologistas apontam trégua nos recordes de temperaturas elevadas. Em São Paulo, as máximas devem cair entre 11°C e 14°C até a segunda-feira (20).