Calorão, chuva, seca: Brasil sofre com eventos climáticos extremos
Consequências desse cenário catastrófico foram registradas de Norte a Sul do país

Nas últimas semanas, o Brasil vem sofrendo com eventos climáticos extremos. Nesta sexta-feira (17), consequências desse cenário catastrófico foram registradas de Norte a Sul do país.
Veja alguns exemplos:
▶️ Pará – a seca na Ilha do Marajó causou a morte de jacarés, búfalos, cavalos, peixes e cobras; a estiagem mudou o cenário e os hábitos dos moradores no estado, que hoje veem um campo seco onde antes havia um rio.
▶️ Amazonas – a estiagem severa atrasou o transporte de produtos no Polo Industrial de Manaus; na capital, o Rio Negro ficou abaixo dos 13 metros pela primeira vez em 121 anos de medição.
▶️ Pantanal – o bioma, que fica no Centro-Oeste do país, registrou recorde de queimadas para este período do ano; os milhares de incêndios mataram animais, fecharam uma rodovia e levaram à evacuação de pousadas e fazendas; pouca chuva e os efeitos do El Niño explicam o recorde de focos de fogo em pleno período chuvoso, que vai de outubro a março.
▶️ Rio de Janeiro – a capital do estado teve mais um dia de calor intenso, com temperatura máxima de 39,1°C, depois de ter registrado, nesta quinta-feira (16), o recorde do ano, quando os termômetros chegaram a 40,6ºC.
▶️ São Paulo – a frente fria que chegará neste sábado (18) deve derrubar a temperatura na Região Metropolitana e causar temporais, com rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h na capital, no litoral e Vale do Paraíba, alerta que fez o governo estadual montar um gabinete de crise; a previsão de temporal fez a Prefeitura de SP cancelar eventos públicos.
▶️ Santa Catarina – temporais e chuvas de granizo causaram enchentes, quedas de árvores e mortes; rodovias estaduais e federais chegaram a ficar interditadas.
Nesta sexta, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para 17 estados e o Distrito Federal por conta dos temporais que devem ocorrer nos próximos dias. A situação deve ser mais crítica na região Sul, que já vinha enfrentando fortes chuvas na semana passada, e em boa parte dos estados das regiões Centro-Oeste e Sudeste, as mais impactadas pela onda de calor.
Os dados indicam que o ápice da onda de calor ocorreu nesta sexta, e os meteorologistas apontam trégua nos recordes de temperaturas elevadas. Em São Paulo, as máximas devem cair entre 11°C e 14°C até a segunda-feira (20).
Últimas notícias

Mãe de criança atípica aguarda por vaga em terapias para filha autista, em Arapiraca

Em registro, Bolsonaro caminha em hospital junto a Michelle

Caso Ana Beatriz: pai de recém-nascida chora ao ver toalhinha que pertencia à filha

Polícia suspeita que corpo de Ana Beatriz foi escondido em armário após buscas

HEA realiza edição especial do projeto Sala de Espera com alertas sobre feriadão prolongado

Presa, mãe de Ana Beatriz deve responder por infanticídio e ocultação de cadáver
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
