Economia

Conselho reduz teto de juros do consignado para segurados do INSS

O Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) reduziu a taxa máxima de juros cobrada em consignados para aposentados e pensionistas

Por 7Segundos com Metrópoles 05/12/2023 08h08
Conselho reduz teto de juros do consignado para segurados do INSS
Conselho reduz teto de juros do consignado para segurados do INSS - Foto: Reprodução

Os empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão uma redução da taxa de juros de 1,84% para 1,8%, decidiu nesta segunda-feira (04/12) o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS).

“As taxas têm de continuar baixando. Se na próxima reunião do Copom houver redução da taxa Selic, iremos propor a redução do teto de juros do consignado mais uma vez”, comentou o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.

O novo valor começa a valer cinco dias úteis a contar a partir da publicação da decisão no Diário Oficial da União (DOU).

A taxa de juros nas operações de cartão de crédito e consignado também sofreu alteração, indo de 2,73% para 2,67%.

As mudanças acompanham a redução da taxa Selic pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC).

Entenda

O consignado é um empréstimo que tem desconto direto na aposentadoria ou pensão. Os juros são limitados pela Previdência Social. O ministro Lupi chegou a defender uma redução da taxa a cada queda da taxa Selic, mas a proposta não encontrava consenso no CNPS. Lupi chegou a propor um gatilho automático, que também não foi aprovado em reunião anterior do órgão.